GP do Canadá F1: Max Verstappen aguenta a pressão final e vence

Por a 19 Junho 2022 20:41

Foi um GP do Canadá com muita gestão de pneus e muita estratégia. A pista verde, com pouca borracha devido às chuvadas que lavaram o asfalto, deu dores de cabeça com a degradação dos pneus a ser o ponto fulcral desta tarde. Max Verstappen venceu a corrida e segurou o ataque final de Carlos Sainz. Verstappen esteve sempre no comando das operações, mesmo que tenha perdido pontualmente a liderança, Sainz tentou tudo para pressionar o neerlandês e um Safety Car provocado por Yuki Tsunoda no último terço da corrida favoreceu a estratégia do espanhol. No entanto os argumentos para desafiar Verstappen foram poucos e o #55 teve de se contentar com o segundo posto. A Mercedes conseguiu uma boa corrida e um lugar no pódio para Lewis Hamilton, o segundo do ano para o #44, à frente de George Russell. Charles Leclerc fez uma primeira metade de corrida algo cinzenta, mas uma vez que colocou os pneus médios, subiu o nível e conseguiu recuperar até ao quinto posto. Os Alpine conseguiram pontos importantes, embora a estratégia tenha sido algo conservadora, mas ambos os carros tiveram problemas técnicos pelo que este resultado é muito positivo. A Alfa Romeo ficou no top10 com boas corridas dos dois pilotos e Lance Stroll conseguiu terminar nos pontos depois de largar de 17º.

O filme da corrida

O céu estava limpo e a temperatura era relativamente elevada, muito mais do que no dia de ontem, apesar de um vento forte e algo intenso. As bancadas do Circuito Gilles Villeneuve estavam repletas de gente  neste regresso da F1 ao Canadá.

Charles Leclerc largou da penúltima posição da grelha, abdicando de largar das boxes, sendo penalizado por troca de elementos da unidade motriz. Também Yuki Tsunoda foi penalizado e por isso estava no fim da tabela. Pierre Gasly teve uma qualificação para esquecer, mas foi motivada por um problema no travão dianteiro esquerdo que foi trocado durante a noite. Também Lando Norris teve de trocar de elementos da unidade motriz, mas foram colocadas peças que já tinham sido usadas e por isso não motivaram penalizações. Também Esteban Ocon tinha problemas com o carro que o impediam de replicar o ritmo de Fernando Alonso. 

A pista estava muito verde e o problema do graing era uma preocupação. A estratégia de uma paragem apenas parecia ser a preferida, mas se os níveis de degradação fossem muito altos, poderíamos ver as equipas a recalibrar a estratégia para duas paragens. Max Verstappen largava da pole e, em teoria, seria uma tarde tranquila se o arranque fosse bom e se conseguisse escapar à pressão de Fernando Alonso nas primeiras curvas. Carlos Sainz tinha de largar bem para poder estar perto de Verstappen, tentando reverter o momento de forma, depois de um abandono e um fim de semana cinzento em Baku. Lewis Hamilton estava na quarta posição e interessado em conseguir um lugar no pódio e os Haas tentariam aguentar-se o máximo de tempo possível no top 6 conquistado na qualificação. 

Todos os pilotos escolheram pneus médios, à exceção de Valtteri Bottas, Sergio Pérez, Lando Norris, Lance Stroll e Charles Leclerc.

No arranque, Verstappen largou bem e afastou-se de Fernando Alonso que teve de se defender de Carlos Sainz, enquanto Lewis Hamilton se defendia de Kevin Magnussen. Mick Schumacher perdeu duas posições para Esteban Ocon e George Russell, caindo para oitavo, enquanto Sergio Pérez ganhou duas posições, subindo ao 11º posto. Pierre Gasly também perdeu duas posições para os dois Aston Martin , caindo para 18º e Nicholas Latifi perdeu duas posições e caiu para último, com Charles Leclerc a subir duas posições no arranque. 

Na volta 3, Sainz passou Alonso e assumiu o segundo lugar, pouco depois de Russell ter passado Ocon pelo sexto lugar. Na volta seguinte Zhou Guanyu passou Daniel Ricciardo e Pierre Gasly estava com um problema técnico que não iria facilitar a vida ao francês.

Verstappen estava a três segundos de Sainz, que não conseguia aproximar-se do líder, enquanto Alonso continuava colado ao compatriota, com Lewis Hamilton por perto. Russell continuava a mostrar bom andamento e passou  Magnussen.

Na volta 6, já tínhamos visto Gasly e Sebastian Vettel a trocar de pneus para os duros e Magnussen via a bandeira preta e laranja para entrar na box para trocar de asa dianteira que se danificou na luta com Hamilton. 

A tarde complicou-se para a Red Bull na volta 8, pois Pérez foi obrigado a parar o carro com problemas no seu monolugar (aparentemente transmissão ou caixa de velocidades), o que motivou um Virtual Safety Car. Verstappen aproveitou para trocar de pneus para colocar os duros, tal como Lewis Hamilton. Sainz e Alonso não pararam e o espanhol ficou na liderança da corrida na volta dez. Assim, a ordem era Sainz, Alonso, Verstappen, Russell, Ocon, Hamilton, Schumacher, Zhou, Ricciardo e Albon. Leclerc era 13º e estava preso atrás de Lando Norris.

Hamilton ultrapassou Ocon e subiu ao quinto lugar, enquanto Alonso ficava atento ao que o #44 fazia. Verstappen ia aproximando-se de Alonso e ameaçava o lugar do espanhol. Na volta 15, Verstappen despachou o #14 da Alpine e o neerlandês partia agora atrás de Sainz.

Valtteri Bottas estava a atacar Alex Albon, mas o tailandês não facilitou a tarefa ao piloto da Alfa Romeo, defendendo o décimo posto. Mas na volta 18 Bottas e Leclerc passaram pelo piloto da Williams, que foi para as boxes pouco depois. Zhou continuava a fazer uma boa corrida e subiu ao sétimo posto, ao mesmo tempo que Schumacher aparecia parado em pista com problemas no seu carro, motivando o segundo VSC do dia. Russell, Ocon, Zhou e Ricciardo aproveitaram para trocar de borrachas sem perder muito tempo. A paragem de Norris foi um desastre e perdeu muito tempo enquanto Vettel voltou a entrar nas boxes no que poderia ser a última paragem do alemão. Carlos Sainz parou e saiu para a pista atrás de Alonso (ainda com os médios com que largou) e à frente de Hamilton, isto na volta 21. Leclerc era já oitavo, depois de ter largado de 19º posto. Na frente, Verstappen tinha quase 10 segundos de vantagem para o resto da concorrência.

Sainz passou com facilidade Alonso na volta 22 e regressou ao segundo posto, com o piloto da Alpine agora sob a ameaça de Hamilton, que concluiu a manobra poucas voltas depois. Alonso era o mais lento do top 5, numa estratégia diferente da Alpine. Na volta 29, Alonso parou para colocar os pneus duros, no que poderia ser a única paragem do dia para o espanhol.

Na luta pelo nono posto, Stroll, que ainda não tinha parado, segurava Zhou, Tsunoda e Ricciardo, com quatro candidatos aos últimos lugares nos pontos. Já a recuperação de Leclerc não corria como planeado e o piloto Ferrari não conseguia ultrapassar os adversários, Ocon neste caso. 

Na volta 40 a ordem do top 10 era Verstappen (a gerir a corrida e os pneus), Sainz (cada vez mais perto), Hamilton, Russell (ambos os Mercedes com estratégias diferentes), Ocon (com o quinto lugar bem encaminhado), Leclerc (sem ritmo para ultrapassar), Alonso (a preparar um ataque final), Bottas (sem ter parado), Stroll (sem ter parado) e Zhou. 

Leclerc parou na volta 42 e caiu para o 12º posto, com os pneus médios colocados, depois de uma paragem mal conseguida por parte da Ferrari. Leclerc ficou no comboio DRS liderado por Stroll, que se mantinha inalterado há muitas voltas.

Na volta 43, Verstappen parou para trocar de pneus e caiu para o terceiro posto. Sainz voltou à liderança e Hamilton era segundo depois de uma boa luta na saída das boxes com Verstappen. Mas Hamilton não lutou muito mais e entrou nas boxes pouco depois, entregando o segundo lugar ao neerlandês. Russell assumiu a terceira posição, ao mesmo tempo que Leclerc mostrava mais ritmo com os médios começando a ultrapassar carros, subindo ao 10º posto. Russell parou na volta 46 e a ordem foi restabelecida dentro da Mercedes e o pódio para Hamilton ficava à vista. 

Na volta 49 Yuki Tsunoda apareceu parado na saída das boxes, depois de ter ido em frente após a troca de pneus, o que trouxe para a pista o Safety Car. Carlos Sainz foi para as boxes e colocou pneus duros novos e ficava perto de Verstappen. Ocon e Alonso foram para as boxes para colocar pneus médios e a luta pelo top 5 também ficava em aberto.

A ordem era Verstappen, Sainz, Hamilton, Russell, Ocon, Alonso, Leclerc, Bottas, Vettel e Zhou. No recomeço, Verstappen conseguiu evitar a pressão de Sainz e Hamilton estava perto do Ferrari do espanhol. Verstappen conseguiu ganhar quase um segundo de vantagem para Sainz. Sainz apertava com Verstappen e tentava aproximar-se do Red Bull, para o ataque com DRS. O espanhol tinha pneus mais novos e tinha argumentos para tentar a primeira vitória. 

Na volta 57, Sainz começava o ataque ao #1 da Red Bull e Verstappen parecia algo vulnerável. Um pouco mais atrás, Leclerc passava Alonso (talvez problemas com a unidade motriz) e tentava minimizar o prejuízo deste fim de semana. Sainz tentou tudo para se aproximar de Verstappen, mas nunca teve tração suficiente para conseguir chegar-se perto de Verstappen que conseguiu a sexta vitória do ano. Uma grande exibição de Verstappen e mais um passo importante nas contas do título. Carlos Sainz foi segundo e não teve argumentos para Verstappen e Hamilton levou uma injeção de moral com o regresso ao pódio. Russell conseguiu um bom quarto lugar, Leclerc em quinto conseguiu o que se esperava com uma grande recuperação com os médios, Ocon e Alonso conseguiram bons pontos, Bottas e Zhou fizeram boas prestações e Stroll fez uma excelente recuperação.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
1 ano atrás

Coitado do Mick! O patrocínio da Haas devia ser “UNLUCKY BASTARDS”. Super Max. Sainz a ter ritmo para vencer a corrida desta vez. Faltou um bocadinho. A Mercedes esteve bem e Hamilton a superiorizar-se nesta corrida. A Alpine a inventar! Queriam mesmo uma paragem, aí têm o resultado. Zhou excelente. E Stroll a cumprir. A McLaren a desiludir. Albon a puxar os galões do Williams que é uma autêntica porcaria. Os pilotos da equipa deviam receber um subsídio de vergonha. Uma pena Checo ter desistido! Se Max continua a malhar na plebe desta maneira só a fiabilidade ou falta dela… Ler mais »

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
1 ano atrás

Incrível o azar ou incompetência quer da Ferrari quer da Alpine, ou é pura incompetência ou azelhice, é o que dá ser-se equipa latina, fora de moda, as equipas inglesas é que são fortes e de topo Mercedes e RBR desde 2010 repito 12 anos inteiros de sucesso! Muita sorte de hamilton e ocon nos timings do safety car, faz parte da corrida, Alonso o grande azarado do dia once again, a Alpine pelo menos conseguiu bons pontos e já está a 4 pontos da Mclaren e do 4º lugar dos construtores o que seria excelente para eles! Ferrari hoje… Ler mais »

inoferreira
Reply to  GuiMoreiraMclaren
1 ano atrás

Alonso o grande azarado do dia????? então o homem/equipa desperdiça dois VSC e achas que é azar?????? não é azar é azelhice.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  inoferreira
1 ano atrás

Da Alpine sim, do Alonso não.

Lagaffe
Lagaffe
1 ano atrás

Positivo Max – Um campeão não comete erros e o Max pode ter toda a pressão em cima dos ombros que aguenta com toda a classe. E isso que a estratégia não foi a melhor. O lado negativo é que regressamos aos tempos de domínio de um piltoto que tanto se queixavam do a respeito do Hamilton. Sainz – Fez o que pode para ganhar, faltou velocidade de ponta. Pode ser que volte a ter mais protagonismo na equipa. Geen Bull – está muito melhores. Mercedes, Russel e Hamilton – Quando os outros cometem erros aproveitam para amealhar pontos. O… Ler mais »

Phil1971
Phil1971
1 ano atrás

Corrida até ao fim. Verstappen frio apesar dos ataques do Sainz que esteve bem a Ferrari e a Alpine a falhar na estratégia, não se entende porque não pararam Alonso e Leclerc em período de Safety-car, possivelmente teriam tido melhor resultado . Por fim Mick não merecia esta falha mecânica

*RPMS*™
1 ano atrás

Verstappen mais do mesmo: sempre rápido e não comete um único erro. Sainz fez também uma boa corrida, apenas não deu para bater Verstappen. Hamilton finalmente consegue ficar na frente de Russell. Teve que ser numa das suas pistas preferidas. Russell certinho e sem erros como sempre. Pesou o ter arriscado na qualificação. Leclerc fez o que era possível. Dá a sensação que a estratégia da Ferrari não ajudou. Ocon também com uma boa corrida. Alonso com mais uma estratégia errada por parte da Alpine. Sinal menos para a McLaren que parece estar em queda livre… E venha a próxima!… Ler mais »

NOTEAM1
NOTEAM1
Reply to  *RPMS*™
1 ano atrás

Pelo que entendi, a Alpine não teve mal na estratégica, simplesmente o Alonso esteve sempre no sítio errado na entrada do VSC.
Numa das vezes estava a cruzar a recta da meta, noutra ocasião estava a entrar na última chicane.
Tudo o que podia correr mal correu.

Pity
Pity
1 ano atrás

Estou desiludida, 4 campeões na grelha, mais 16 aspirantes a sê-lo, e nem um a “beijar” o muro dos campeões. Já não se fazem corridas como antigamente, está visto 🙂 As últimas 15 voltas valeram pela corrida inteira, pena que o Sainz não tenha conseguido esboçar uma verdadeira tentativa de ultrapassagem, ainda assim, foi o suficiente para nos manter com os olhos pregados ao ecrã. Mercedes melhor do que o esperado. Leclerc a recuperar tudo o que pôde. Alonso a dar um trambolhão e a terminar atrás de Ocon. Não percebi a estratégia da Alpine. a Alfa Romeo a pontuar… Ler mais »

V8_scars
V8_scars
1 ano atrás

Mais uma corrida com final electrizante mas com o desfecho do costume. Max a suster os ataques de Sainz na ponta final, mesmo sem a ajuda do DRS o motor honda a mostrar a sua melhor velocidade de ponta e o carro a ter melhor tracção na saída do gancho, ajudaram na defesa do primeiro lugar. Ferrari bem com Sainz, assim assim com Leclerc, desta vez com os dois carros a chegar ao fim e a beneficiar, pouco, da desistência de Perez. Leclerc ainda conseguiu a recuperação possível mas sucessivos comboios de carros com o DRS aberto não permitem ultrapassagens… Ler mais »

NOTEAM1
NOTEAM1
1 ano atrás

Depois de uma qualificação entusiasmante na chuva, seguiu-se uma corrida morna, com óbvio destaque para as últimas voltas, assim que o SC juntou o pelotão. Não foi só nessa parte final, que o Max demonstrou o porque é o actual campeão do mundo. Passou de uma incrível pole no sábado, para uma corrida totalmente controlada por si, numa classe própria onde ninguém se atreveu a chegar perto. Nota 10. A RB viu-se novamente com problemas de fiabilidade, mas que atingiram o carro do Checo Perez, que após um fim de semana complicado, terá dito adeus ao mundial de pilotos. Terá… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  NOTEAM1
1 ano atrás

“…a Mclaren…….salvou-se um pontito” ??? Como é que “salvou um pontito, se o melhor resultado foi um 11º lugar?

NOTEAM1
NOTEAM1
Reply to  Pity
1 ano atrás

Que erro, parecia o Tsunoda!
Tem razão, realmente nem um pontito conseguiram. Peço desculpa pela falha.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado