GP do Canadá de F1: 5 histórias que prometem passar pelo paddock

Por a 16 Junho 2023 14:41

A Fórmula 1 continua a sua temporada no próximo fim-de-semana com o Grande Prémio do Canadá e, depois de mais de uma semana de interregno, haverá algumas conversas no paddock.

O exame da Ferrari

A temporada desapontante da Ferrari continuou em Barcelona, com Carlos Sainz a terminar em quinto, apesar de arrancar de segundo, e Charles Leclerc a recuperar da via do ‘pit-lane’ apenas até ao décimo primeiro posto, muito embora a equipa tenha introduzido o seu novo pacote técnico na pista espanhola.

Os responsáveis da ‘Scuderia’ apontaram que o Circuit de Barcelona – Catalunya não era o mais favorável para o SF-23 e que, sem as evoluções estreadas, o resultado seria ainda pior, deixando no ar a ideia de que o monolugar transalpino teria dado um passo em frente.

Tendo isto em mente, o Grande Prémio do Canadá será um exame importante ao desenvolvimento da Ferrari, uma vez que o traçado de Montreal tem algumas semelhanças com a pista de Baku – curvas lentas e longas rectas – onde a equipa conseguiu uma pole-position e o seu único pódio da época.

Se Leclerc e Sainz passarem pelas mesmas dificuldades que sentiram em Barcelona, então a crise poderá instalar-se definitivamente em Maranello.

Conversas sobre o tempo

As condições do clima de Montreal foi um dos temas ao longo dos últimos dias e promete continuar a ser um tópico para as conversas durante o fim-de-semana.

Os fogos que afligiram, e ainda afligem, o Canadá contribuíram para que a qualidade do ar da capital do Québec se deteriorasse significativamente, tendo havido quem apontasse que a realização do Grande Prémio do Canadá poderia estar em risco.

A situação melhorou bastante e esse não parece ser um problema para o próximo fim-de-semana, porém, as condições climatéricas poderão ser determinantes para o resultado final da oitava etapa do mundial deste ano.

Existe o risco de chuva para os três dias do evento, mas é na qualificação e na corrida que as probabilidades são mais fortes.

O ano passado, numa qualificação disputada com a pista molhada, Fernando Alonso foi a grande surpresa, então aos comandos de um Alpine.

A última oportunidade de Pérez

O piloto mexicano teve dois fins-de-semana, um no Mónaco e outro em Espanha, para esquecer com erros nas qualificações que tiveram um impacto profundo nas corridas e nas suas aspirações ao título, uma vez que, não conseguiu sequer chegar ao pódio enquanto Max Verstappen venceu.

O sonho de bater o seu colega de equipa na corrida pelo Campeonato de Pilotos parece mais distante, senão impossível, precisando o mexicano de um bom fim-de-semana no Canadá para colocar a sua temporada nos eixos.

Se voltar a ser batido por Verstappen em Montreal, então Pérez poderá esquecer definitivamente o desejo de se sagrar Campeão Mundial este ano.

A novela de Hamilton

A assinatura de um novo contrato entre Lewis Hamilton e a Mercedes continua a ser tema de conversa, uma vez que, apesar de tanto o inglês como Toto Wolff garantirem que é apenas uma questão de tempo até que tudo esteja formalizado.

Parece muito difícil que o heptacampeão mundial não esteja aos comandos de um Mercedes na próxima temporada, mas existe no ar a ideia de que algo está a travar as duas partes de renovar o acordo entre ambas.

Segundo alguns rumores, a questão que as separa será à dinheiro, com Hamilton a querer mais que aquilo que Wolff está disposto a oferecer, mas há quem defenda que também a validade do novo contrato possa ser um problema.

A Mercedes poderá não estar disposta a renovar por um longo período de tempo, uma vez que o inglês está cada vez mais perto do final da sua carreira, querendo Wolff estar em condições de encontrar soluções, caso Hamilton decida pendurar o capacete.

Os últimos esforços

O Grande Prémio do Canadá é o último antes da data limite para a apresentação de candidaturas para novas equipas de Fórmula 1, que termina no final de Junho, devendo ser possível ver alguns dos interessados no paddock.

Segundo os rumores, são seis os interessados – Andretti Global, Formula Equal, H26, LKY SUNZ, Panthera Team Asia e Rodin Carlin – tendo alguns mais possibilidades que outros.

Destes seis, pelo menos quatro serão derrotados, uma vez que só existem dois lugares vagos, mas poderá até ser decidido que nenhum dos candidatos têm condições para entrar na grelha de partida do Campeonato do Mundo de Fórmula 1.

A Andretti Global parece ser o candidato mais forte, graças ao apoio da GM, através da Cadillac, e seguramente que os Michael e talvez o seu pai, Mario, estarão presentes em Montreal, voltando a fazer força para que a sua candidatura seja aceite.

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1 Comentário
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leandro.marques
10 meses atrás

Diz-se que ele está a exigir ao totó um contrato mínimo de 50M de libras e uma duração de 5 anos. 😂😂😂

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