GP do Bahrein F1: Lewis Hamilton aguenta pressão e vence
Que luta fantástica! Lewis Hamilton e Max Verstappen deram-nos um grande espetáculo no final da primeira corrida do ano. A vitória sorriu a um brilhante Hamilton que aguentou tudo o que Verstappen lhe atirou.
A primeira corrida do ano deu-nos um final emocionante. Max Verstappen ficou à mercê da estratégia da Mercedes, mas o holandês tratou de fazer tudo o que estava ao seu alcance para chegar à vitória. Tudo ficou decidido nas últimas voltas em que Verstappen teve 16 voltas para recuperar de uma diferença de 8 segundos. Verstappen atacou com tudo, passou Hamilton, teve de dar o lugar de volta por ter feito a manobra fora dos limites de pista, voltou a atacar, mas Lewis Hamilton aguentou a pressão e venceu a primeira corrida do ano.
O filme da corrida
Max Verstappen largou bem e conseguiu controlar Lewis Hamilton e manteve a liderança da prova. Apesar de muitas lutas não houve grandes mudanças na ordem inicial, mas Nikita Mazepin cometeu um erro na curva três que acabou com a sua corrida, depois de perder a traseira do carro e embater com alguma violência nas proteções da pista, obrigando à entrada do Safety Car.
LAP 1/56
Safety Car is out after Mazepin hits the barriers on the opening lap! 💥
He is out of the car and unharmed 👍#BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/Q4MJILmXct
— Formula 1 (@F1) March 28, 2021
No recomeço, Verstappen foi inteligente e aguentou a pressão de Hamilton no recomeço. Valtteri Bottas começou a perder posições para Charles Leclerc, ficando à mercê dos McLaren que pareciam estar em forma neste recomeço. Pierre Gasly ficou com a corrida estragada com uma asa partida (toque em Daniel Ricciardo) o que o obrigou a ir para as boxes, assim como a entrada em cena do Virtual Safety Car que durou pouco tempo.
Bottas tratou de passar Leclerc e recuperou o terceiro lugar que tinha perdido para o piloto monegasco, que ficava com Lando Norris e Daniel Ricciardo por perto, com Fernando Alonso logo atrás, também com um bom arranque. Sebastian Vettel, que começou do último lugar, estava em 13º na volta 7 com Sergio Pérez logo atrás.
Norris e Leclerc deram grande espetáculo e o piloto da McLaren tratou de passar Leclerc na volta 9, com Ricciardo a tentar fazer o mesmo. Lance Stroll estava bem e já ia em sétimo depois de ter passado Alonso.
Valtteri Bottas começava a ficar para trás, enquanto Verstappen e Hamilton fugiam do pelotão.
LAP 10/56
1 VER
2 HAM
3 BOT
4 NOR
5 LEC
6 RIC#BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/nzuazBMBcY
— Formula 1 (@F1) March 28, 2021
Alonso foi o primeiro a ir para as boxes o que obrigou a McLaren, Aston Martin e a Ferrari a entrarem para as boxes. Desta operação, quem perdeu foi Stroll que ficou atrás de Alonso. Hamilton tentou também fazer o undercut a Verstappen mas a Red Bull ignorou a ameaça da Mercedes e manteve-se em pista. Na volta 18, Verstappen entrou para as boxes e ficou atrás de Hamilton, com os problemas no diferencial do Red Bull a aumentarem.
Mais atrás Vettel, Alonso e Sainz davam espetáculo com muitas mudanças de posição embora Vettel ainda não tivesse parado ainda.
A meio da corrida Hamilton mantinha-se na frente, com Verstappen a 2 segundos e Bottas a quatro do holandês. Norris era quarto, seguido de perto por Leclerc. Ricciardo começava a ver Pérez nos espelhos que continuava a fazer uma boa recuperação, Stroll era oitavo, Sainz nono e Raikkonen décimo.
Hamilton não estava tão competitivo com os pneus duros e Verstappen estava cada vez mais perto do britânico, de tal forma que a Mercedes foi obrigada a parar outra vez para evitar o undercut de Verstappen a Hamilton.
Uma paragem mais demorada de Valtteri Bottas complicou a vida da Mercedes para o resto da corrida. A ideia seria Bottas colocar a pressão em Verstappen, mas a paragem correu mal e Bottas acabou em quinto, atrás de Charles Leclerc e Lando Norris.
Fernando Alonso acabou por desistir do GP do Bahrein. Depois de um bom arranque o espanhol foi obrigado a parar com problemas nos travões do seu Alpine.
LAP 34/56 – ALO OUT
Frustration for Fernando Alonso in his first Grand Prix back in F1
He's out of the race after reporting brake issues 😬#BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/wTUPrO8sZI
— Formula 1 (@F1) March 28, 2021
Na volta quarenta, Verstappen parou e viu passar Hamilton por si e tinha 16 voltas para o fim para ir atrás do campeão do mundo. A diferença entre ambos era de pouco mais de 8 segundos. Bottas estava longe desta luta, Norris liderava o segundo pelotão com cinco segundos de vantagem para Leclerc, que tinha Ricciardo bem controlado.
O ritmo a que Verstappen estava a aproximar-se de Hamilton era claro e a luta prometia estar para breve, enquanto Pérez em sétimo começava a ameaçar Ricciardo, com os olhos postos no quarto lugar de Norris, ameaça que se materializou pouco depois, passando o australiano.
Mais atrás a luta entre Vettel e Ocon acabou num toque sem consequências de maior para ambos, num erro de Vettel.
Estávamos todos colados aos écrans a ver a distância entre Verstappen e Hamilton a diminuir a cada volta e na volta 52 a diferença entre ambos era de menos de um segundo depois de um erro de Hamilton na curva 10.
Na volta 53 Verstappen passou Hamilton na curva 4 e assumiu a liderança, mas como fez a manobra fora dos limites de pista teve de dar o lugar de volta a Hamilton tentando novamente. Hamilton recompôs-se e Verstappen perdeu algum tempo e nunca voltou a ter uma oportunidade de passar Hamilton, que controlou as últimas voltas e venceu a primeira corrida do ano.
LAP 54/56
WOW 😮
Max gets past Lewis to take P1 but runs wide
So Max gives P1 back to Lewis
Can the champ hang on? #BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/smH5VEkuoC
— Formula 1 (@F1) March 28, 2021
Destaques
Dissemos que este ano prometia muito e não devemos estar muito enganados. Sim ganharam os mesmos, mas ganharam com muito mérito contra outra grande equipa. A estratégia da Mercedes revelou-se acertada, tal como a da Red Bull que tentou tudo para evitar os ataques, apenas com um carro contra dois. Lewis Hamilton mostrou porque é dos melhores. Um último stint tremendo, com pneus 10 voltas mais velhos que os de Verstappen e aguentou o jovem holandês, que talvez tenha medido mal onde fazer a ultrapassagem decisiva , depois de uma tremenda exibição. Este duo irá animar muito as corridas desta época.
Pérez teve uma corrida complicada, largando das boxes, mas fez uma excelente recuperação e fez o máximo que podia. Lando Norris fez uma corrida muito boa com um grande quarto lugar, controlando as operações por completo. Mais uma vez a McLaren mostrou que em corrida está melhor que a concorrência. Leclerc fez uma boa corrida, tal como Ricciardo e Sainz fez uma estreia positiva dentro do possível. Yuki Tsunoda na sua primeira corrida marcou os primeiros pontos e Lance Stroll conseguiu um ponto para a Aston Martin.
Destaques pela negativa a Alpine que esteve muito longe dos pontos, a Alfa Romeo que prometeu mais do que deu, Sebastian Vettel que voltou a errar e não teve argumentos para fazer uma recuperação e Nikita Mazepin que acabou a corrida de forma prematura. Também Bottas pode ser incluído neste grupo por ter estado demasiado longe das lutas da frente, mesmo antes do erro na paragem nas boxes.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
O Autosport faria esta semana uma fortuna se na página de vendas tivesse disponível Alka-Seltzer ou Rennie.
Foi um GP com luta até final e muita escaramuça no 2o pelotão, muito melhor qua a abertura 2020. Negativo – As direções de corrida não podem querer protagonismo com interferência nos resultados, a F1 não é um carrossel e a treta dos limites de pista não devia existir. O Hamilton e a Mercedes foram foram felizes e ganharam fôlego para se aproximarem do Verstapen e Red Bull que mereciam ganhar pelo trabalho que fizeram no defeso. Foi um bom começo de temporada e parece que vai ser renhido.
Mais veículos para remoçao de entulho vendido para o médio Oriente…
Estes gajos nao dormiram de noite 😂😂😂😂😂😂
Vir aqui no dia a seguir e ler isto é um delicia 😂😂😂😂😂😂…fod#-se nunca acabem….fazem o meu dia melhor 😂😂😂😂😂
Nem imaginas o gozo que isto me dá!😂😂😂😂
Eu ja li por ai que o max nos estados unidos podia passar o raikkonen daquela maneira porque era por dentro e nao por fora, quando lês algo parecido a isto está tudo dito…😂😂😂😂😂😂
#naopescamnadinhadisto 🎈🎈🎈
Uma corrida a fazer recordar bons velhos tempos! Hamilton a ser Hamilton, a ganhar na raça e a mostrar porque é 7 vezes campeão! Verstappen a mostrar porque, mais dia menos dia, será também campeão. Dois pilotos excecionais. Hamilton, com um Mercedes uns furos abaixo do Red Bull (mas ainda muito bom), a ser rápido e consistente, a fazer uma corrida muito inteligente e a conseguir defender a posição como ninguém conseguiria e há muito não se via. Verstappen a mostrar que já passou a fase do jovem talentoso e rápido, mas demasiado impetuoso. Amadureceu como homem e piloto e… Ler mais »
Será muito difícil de interpretar isto ? “limites de pista”, é isso mesmo, O Limite da pista, isto é, para lá dessa marca JÁ NÃO É PISTA!! A simples existência desta discussão é completamente fora de propósito. É demonstrativo da rebaldaria da FIA e suas decisões conforme o vento. As próprias equipas, como se inocentes fossem, estão sem saber como agir. Isto resolve-se com pistas a sério, para PILOTOS, para além do corrector, que deve ter exactamente essa função, corrigir , um espaço com alguns metros de gravilha, mesmo que para lá disso volte a haver asfalto, por questões de… Ler mais »
Olhe as maneiras. Que a F1 é um desporto elitista.
E neste caso, estamos perante o sir, de seu nome Lewis.
Muito cuidado.
O menino não gosta. Sempre tem a fraldas dodot e o leite nan. Tenha mais respeito pelos leitores. Tens olhos na cara? Viste a mesma corrida que todos os espectadores? Não?! Eu explico! O Max, ultrapassou o Lewis na curva 4 por fora. Ultrapassou. Não passou por lá sozinho? Queres um desenho ou não percebes. E o respeitinho é muito bonito bebézão.