GP do Bahrein F1: Lewis Hamilton aguenta pressão e vence

Por a 28 Março 2021 17:43

Que luta fantástica! Lewis Hamilton e Max Verstappen deram-nos um grande espetáculo no final da primeira corrida do ano. A vitória sorriu a um brilhante Hamilton que aguentou tudo o que Verstappen lhe atirou.

A primeira corrida do ano deu-nos um final emocionante. Max Verstappen ficou à mercê da estratégia da Mercedes, mas o holandês tratou de fazer tudo o que estava ao seu alcance para chegar à vitória. Tudo ficou decidido nas últimas voltas em que Verstappen teve 16 voltas para recuperar de uma diferença de 8 segundos. Verstappen atacou com tudo, passou Hamilton, teve de dar o lugar de volta por ter feito a manobra fora dos limites de pista, voltou a atacar, mas Lewis Hamilton aguentou a pressão e venceu a primeira corrida do ano.

O filme da corrida

Max Verstappen largou bem e conseguiu controlar Lewis Hamilton e manteve a liderança da prova. Apesar de muitas lutas não houve grandes mudanças na ordem inicial, mas Nikita Mazepin cometeu um erro na curva três que acabou com a sua corrida, depois de perder a traseira do carro e embater com alguma violência nas proteções da pista, obrigando à entrada do Safety Car.

No recomeço, Verstappen foi inteligente e aguentou a pressão de Hamilton no recomeço. Valtteri Bottas começou a perder posições para Charles Leclerc, ficando à mercê dos McLaren que pareciam estar em forma neste recomeço. Pierre Gasly ficou com a corrida estragada com uma asa partida (toque em Daniel Ricciardo) o que o obrigou a ir para as boxes, assim como a entrada em cena do Virtual Safety Car que durou pouco tempo.

Bottas tratou de passar Leclerc e recuperou o terceiro lugar que tinha perdido para o piloto monegasco, que ficava com Lando Norris e Daniel Ricciardo por perto, com Fernando Alonso logo atrás, também com um bom arranque. Sebastian Vettel, que começou do último lugar, estava em 13º na volta 7 com Sergio Pérez logo atrás.

Norris e Leclerc deram grande espetáculo e o piloto da McLaren tratou de passar Leclerc na volta 9, com Ricciardo a tentar fazer o mesmo. Lance Stroll estava bem e já ia em sétimo depois de ter passado Alonso.

Valtteri Bottas começava a ficar para trás, enquanto Verstappen e Hamilton fugiam do pelotão.

Alonso foi o primeiro a ir para as boxes o que obrigou a McLaren, Aston Martin e a Ferrari a entrarem para as boxes. Desta operação, quem perdeu foi Stroll que ficou atrás de Alonso. Hamilton tentou também fazer o undercut a Verstappen mas a Red Bull ignorou a ameaça da Mercedes e manteve-se em pista.  Na volta 18, Verstappen  entrou para as boxes  e ficou atrás de Hamilton, com os problemas no diferencial do Red Bull a aumentarem. 

Mais atrás Vettel, Alonso e Sainz davam espetáculo com muitas mudanças de posição embora Vettel ainda não tivesse parado ainda. 

A meio da corrida Hamilton mantinha-se na frente, com Verstappen a 2 segundos e Bottas a quatro do holandês. Norris era quarto, seguido de perto por Leclerc. Ricciardo começava a ver Pérez nos espelhos que continuava a fazer uma boa recuperação, Stroll era oitavo, Sainz nono e Raikkonen décimo.

Hamilton não estava tão competitivo com os pneus duros e Verstappen estava cada vez mais perto do britânico, de tal forma que a Mercedes foi obrigada a parar outra vez para evitar o undercut de Verstappen a Hamilton. 

Uma paragem mais demorada de Valtteri Bottas complicou a vida da Mercedes para o resto da corrida. A ideia seria Bottas colocar a pressão em Verstappen, mas a paragem correu mal e Bottas acabou em quinto, atrás de Charles Leclerc e Lando Norris. 

Fernando Alonso acabou por desistir do GP do Bahrein. Depois de um bom arranque o espanhol foi obrigado a parar com problemas nos travões do seu Alpine.

Na volta quarenta, Verstappen parou e viu passar Hamilton por si e tinha 16 voltas para o fim para ir atrás do campeão do mundo.  A diferença entre ambos era de pouco mais de 8 segundos. Bottas estava longe desta luta, Norris liderava o segundo pelotão com cinco segundos de vantagem para Leclerc, que tinha Ricciardo bem controlado. 

O ritmo a que Verstappen estava a aproximar-se de Hamilton era claro e a luta prometia estar para breve, enquanto Pérez em sétimo começava a ameaçar Ricciardo, com os olhos postos no quarto lugar de Norris, ameaça que se materializou pouco depois, passando o australiano. 

Mais atrás a luta entre Vettel e Ocon acabou num toque sem consequências de maior para ambos, num erro de Vettel. 

Estávamos todos colados aos écrans a ver a distância entre Verstappen e Hamilton a diminuir a cada volta e na volta 52 a diferença entre ambos era de menos de um segundo depois de um erro de Hamilton  na curva 10.

Na volta 53 Verstappen passou Hamilton na curva 4 e assumiu a liderança, mas como fez a manobra fora dos limites de pista teve de dar o lugar de volta a Hamilton tentando novamente.  Hamilton recompôs-se e Verstappen perdeu algum tempo e nunca voltou a ter uma oportunidade de passar Hamilton, que controlou as últimas voltas e venceu a primeira corrida do ano.

Destaques

Dissemos que este ano prometia muito e não devemos estar muito enganados. Sim ganharam os mesmos, mas ganharam com muito mérito contra outra grande equipa. A estratégia da Mercedes revelou-se acertada, tal como a da Red Bull que tentou tudo para evitar os ataques, apenas com um carro contra dois. Lewis Hamilton mostrou porque é dos melhores. Um último stint tremendo, com pneus 10 voltas mais velhos que os de Verstappen e aguentou o jovem holandês, que talvez tenha medido mal onde fazer a ultrapassagem decisiva , depois de uma tremenda exibição. Este duo irá animar muito as corridas desta época.

Pérez teve uma corrida complicada, largando das boxes, mas fez uma excelente recuperação e fez o máximo que podia. Lando Norris fez uma corrida muito boa com um grande quarto lugar, controlando as operações por completo. Mais uma vez a McLaren mostrou que em corrida está melhor que a concorrência. Leclerc fez uma boa corrida, tal como Ricciardo e Sainz fez uma estreia positiva dentro do possível. Yuki Tsunoda na sua primeira corrida marcou os primeiros pontos e Lance Stroll conseguiu um ponto para a Aston Martin.

Destaques pela negativa a Alpine que esteve muito longe dos pontos, a Alfa Romeo que prometeu mais do que deu, Sebastian Vettel que voltou a errar e não teve argumentos para fazer uma recuperação e Nikita Mazepin que acabou a corrida de forma prematura. Também Bottas pode ser incluído neste grupo por ter estado demasiado longe das lutas da frente, mesmo antes do erro na paragem nas boxes.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
61 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ZeCambota
ZeCambota
3 anos atrás

O Autosport faria esta semana uma fortuna se na página de vendas tivesse disponível Alka-Seltzer ou Rennie.

Last edited 3 anos atrás by ZeCambota
MP67
MP67
3 anos atrás

Foi um GP com luta até final e muita escaramuça no 2o pelotão, muito melhor qua a abertura 2020. Negativo – As direções de corrida não podem querer protagonismo com interferência nos resultados, a F1 não é um carrossel e a treta dos limites de pista não devia existir. O Hamilton e a Mercedes foram foram felizes e ganharam fôlego para se aproximarem do Verstapen e Red Bull que mereciam ganhar pelo trabalho que fizeram no defeso. Foi um bom começo de temporada e parece que vai ser renhido.

ma-nac
ma-nac
3 anos atrás

Mais veículos para remoçao de entulho vendido para o médio Oriente…

GetInThe8Lewis
3 anos atrás

Estes gajos nao dormiram de noite 😂😂😂😂😂😂
Vir aqui no dia a seguir e ler isto é um delicia 😂😂😂😂😂😂…fod#-se nunca acabem….fazem o meu dia melhor 😂😂😂😂😂

js1970
js1970
Reply to  GetInThe8Lewis
3 anos atrás

Nem imaginas o gozo que isto me dá!😂😂😂😂

GetInThe8Lewis
Reply to  js1970
3 anos atrás

Eu ja li por ai que o max nos estados unidos podia passar o raikkonen daquela maneira porque era por dentro e nao por fora, quando lês algo parecido a isto está tudo dito…😂😂😂😂😂😂
#naopescamnadinhadisto 🎈🎈🎈

FormulaTwo+1
3 anos atrás

Uma corrida a fazer recordar bons velhos tempos! Hamilton a ser Hamilton, a ganhar na raça e a mostrar porque é 7 vezes campeão! Verstappen a mostrar porque, mais dia menos dia, será também campeão. Dois pilotos excecionais. Hamilton, com um Mercedes uns furos abaixo do Red Bull (mas ainda muito bom), a ser rápido e consistente, a fazer uma corrida muito inteligente e a conseguir defender a posição como ninguém conseguiria e há muito não se via. Verstappen a mostrar que já passou a fase do jovem talentoso e rápido, mas demasiado impetuoso. Amadureceu como homem e piloto e… Ler mais »

forcemoi
forcemoi
3 anos atrás

Será muito difícil de interpretar isto ? “limites de pista”, é isso mesmo, O Limite da pista, isto é, para lá dessa marca JÁ NÃO É PISTA!! A simples existência desta discussão é completamente fora de propósito. É demonstrativo da rebaldaria da FIA e suas decisões conforme o vento. As próprias equipas, como se inocentes fossem, estão sem saber como agir. Isto resolve-se com pistas a sério, para PILOTOS, para além do corrector, que deve ter exactamente essa função, corrigir , um espaço com alguns metros de gravilha, mesmo que para lá disso volte a haver asfalto, por questões de… Ler mais »

joaofff
joaofff
3 anos atrás

Olhe as maneiras. Que a F1 é um desporto elitista.

E neste caso, estamos perante o sir, de seu nome Lewis.
Muito cuidado.

piquet
piquet
3 anos atrás

O menino não gosta. Sempre tem a fraldas dodot e o leite nan. Tenha mais respeito pelos leitores. Tens olhos na cara? Viste a mesma corrida que todos os espectadores? Não?! Eu explico! O Max, ultrapassou o Lewis na curva 4 por fora. Ultrapassou. Não passou por lá sozinho? Queres um desenho ou não percebes. E o respeitinho é muito bonito bebézão.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado