GP do Bahrein F1: Lewis Hamilton aguenta pressão e vence

Por a 28 Março 2021 17:43

Que luta fantástica! Lewis Hamilton e Max Verstappen deram-nos um grande espetáculo no final da primeira corrida do ano. A vitória sorriu a um brilhante Hamilton que aguentou tudo o que Verstappen lhe atirou.

A primeira corrida do ano deu-nos um final emocionante. Max Verstappen ficou à mercê da estratégia da Mercedes, mas o holandês tratou de fazer tudo o que estava ao seu alcance para chegar à vitória. Tudo ficou decidido nas últimas voltas em que Verstappen teve 16 voltas para recuperar de uma diferença de 8 segundos. Verstappen atacou com tudo, passou Hamilton, teve de dar o lugar de volta por ter feito a manobra fora dos limites de pista, voltou a atacar, mas Lewis Hamilton aguentou a pressão e venceu a primeira corrida do ano.

O filme da corrida

Max Verstappen largou bem e conseguiu controlar Lewis Hamilton e manteve a liderança da prova. Apesar de muitas lutas não houve grandes mudanças na ordem inicial, mas Nikita Mazepin cometeu um erro na curva três que acabou com a sua corrida, depois de perder a traseira do carro e embater com alguma violência nas proteções da pista, obrigando à entrada do Safety Car.

No recomeço, Verstappen foi inteligente e aguentou a pressão de Hamilton no recomeço. Valtteri Bottas começou a perder posições para Charles Leclerc, ficando à mercê dos McLaren que pareciam estar em forma neste recomeço. Pierre Gasly ficou com a corrida estragada com uma asa partida (toque em Daniel Ricciardo) o que o obrigou a ir para as boxes, assim como a entrada em cena do Virtual Safety Car que durou pouco tempo.

Bottas tratou de passar Leclerc e recuperou o terceiro lugar que tinha perdido para o piloto monegasco, que ficava com Lando Norris e Daniel Ricciardo por perto, com Fernando Alonso logo atrás, também com um bom arranque. Sebastian Vettel, que começou do último lugar, estava em 13º na volta 7 com Sergio Pérez logo atrás.

Norris e Leclerc deram grande espetáculo e o piloto da McLaren tratou de passar Leclerc na volta 9, com Ricciardo a tentar fazer o mesmo. Lance Stroll estava bem e já ia em sétimo depois de ter passado Alonso.

Valtteri Bottas começava a ficar para trás, enquanto Verstappen e Hamilton fugiam do pelotão.

Alonso foi o primeiro a ir para as boxes o que obrigou a McLaren, Aston Martin e a Ferrari a entrarem para as boxes. Desta operação, quem perdeu foi Stroll que ficou atrás de Alonso. Hamilton tentou também fazer o undercut a Verstappen mas a Red Bull ignorou a ameaça da Mercedes e manteve-se em pista.  Na volta 18, Verstappen  entrou para as boxes  e ficou atrás de Hamilton, com os problemas no diferencial do Red Bull a aumentarem. 

Mais atrás Vettel, Alonso e Sainz davam espetáculo com muitas mudanças de posição embora Vettel ainda não tivesse parado ainda. 

A meio da corrida Hamilton mantinha-se na frente, com Verstappen a 2 segundos e Bottas a quatro do holandês. Norris era quarto, seguido de perto por Leclerc. Ricciardo começava a ver Pérez nos espelhos que continuava a fazer uma boa recuperação, Stroll era oitavo, Sainz nono e Raikkonen décimo.

Hamilton não estava tão competitivo com os pneus duros e Verstappen estava cada vez mais perto do britânico, de tal forma que a Mercedes foi obrigada a parar outra vez para evitar o undercut de Verstappen a Hamilton. 

Uma paragem mais demorada de Valtteri Bottas complicou a vida da Mercedes para o resto da corrida. A ideia seria Bottas colocar a pressão em Verstappen, mas a paragem correu mal e Bottas acabou em quinto, atrás de Charles Leclerc e Lando Norris. 

Fernando Alonso acabou por desistir do GP do Bahrein. Depois de um bom arranque o espanhol foi obrigado a parar com problemas nos travões do seu Alpine.

Na volta quarenta, Verstappen parou e viu passar Hamilton por si e tinha 16 voltas para o fim para ir atrás do campeão do mundo.  A diferença entre ambos era de pouco mais de 8 segundos. Bottas estava longe desta luta, Norris liderava o segundo pelotão com cinco segundos de vantagem para Leclerc, que tinha Ricciardo bem controlado. 

O ritmo a que Verstappen estava a aproximar-se de Hamilton era claro e a luta prometia estar para breve, enquanto Pérez em sétimo começava a ameaçar Ricciardo, com os olhos postos no quarto lugar de Norris, ameaça que se materializou pouco depois, passando o australiano. 

Mais atrás a luta entre Vettel e Ocon acabou num toque sem consequências de maior para ambos, num erro de Vettel. 

Estávamos todos colados aos écrans a ver a distância entre Verstappen e Hamilton a diminuir a cada volta e na volta 52 a diferença entre ambos era de menos de um segundo depois de um erro de Hamilton  na curva 10.

Na volta 53 Verstappen passou Hamilton na curva 4 e assumiu a liderança, mas como fez a manobra fora dos limites de pista teve de dar o lugar de volta a Hamilton tentando novamente.  Hamilton recompôs-se e Verstappen perdeu algum tempo e nunca voltou a ter uma oportunidade de passar Hamilton, que controlou as últimas voltas e venceu a primeira corrida do ano.

Destaques

Dissemos que este ano prometia muito e não devemos estar muito enganados. Sim ganharam os mesmos, mas ganharam com muito mérito contra outra grande equipa. A estratégia da Mercedes revelou-se acertada, tal como a da Red Bull que tentou tudo para evitar os ataques, apenas com um carro contra dois. Lewis Hamilton mostrou porque é dos melhores. Um último stint tremendo, com pneus 10 voltas mais velhos que os de Verstappen e aguentou o jovem holandês, que talvez tenha medido mal onde fazer a ultrapassagem decisiva , depois de uma tremenda exibição. Este duo irá animar muito as corridas desta época.

Pérez teve uma corrida complicada, largando das boxes, mas fez uma excelente recuperação e fez o máximo que podia. Lando Norris fez uma corrida muito boa com um grande quarto lugar, controlando as operações por completo. Mais uma vez a McLaren mostrou que em corrida está melhor que a concorrência. Leclerc fez uma boa corrida, tal como Ricciardo e Sainz fez uma estreia positiva dentro do possível. Yuki Tsunoda na sua primeira corrida marcou os primeiros pontos e Lance Stroll conseguiu um ponto para a Aston Martin.

Destaques pela negativa a Alpine que esteve muito longe dos pontos, a Alfa Romeo que prometeu mais do que deu, Sebastian Vettel que voltou a errar e não teve argumentos para fazer uma recuperação e Nikita Mazepin que acabou a corrida de forma prematura. Também Bottas pode ser incluído neste grupo por ter estado demasiado longe das lutas da frente, mesmo antes do erro na paragem nas boxes.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
61 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MurrayWalker
3 anos atrás

Dois Gigantes! Hamilton a demonstrar porque é 7 vezes campeão do Mundo. Max Verstappen a demonstrar porque é o futuro campeão da modalidade. Dois gigantes absolutamente acima de toda a concorrência. Para início de época não se podia pedir muito mais. A não ser talvez, que as segundas linhas (Perez e Bottas) não tivessem tido os azares que tiveram, para se poderem juntar à luta. Talvez ao longo da época sejam preponderantes na atribuição do título, que será disputado entre os dois gigantes, pois claro. O mexicano fez também uma grande corrida e com a forma em que a Redbull… Ler mais »

Patucho10
Patucho10
3 anos atrás

Foi sem duvida uma excelente corrida, em um GP que por norma traz sempre corridas animadas, onde se vêm muitas ultrapassagens e claro este ano melhor pois é a primeira da época, agora temos duas equipas a lutar pelo campeonato de pilotos e de construtores, este ano vai ser feroz esta luta! depois temos o outro campeonato que é a luta pelo 3º lugar e aqui começa-se a perceber que McLaren, Ferrari e Alpha Tauri estarão nesta luta, talvez a Alpha Tauri não consiga porque na minha opinião a McLaren e Ferrari têm melhores duplas, e mais ritmo de corrida,… Ler mais »

JP INAU
JP INAU
3 anos atrás

Excelente corrida dos dois primeiros, embora eu ache que ambas as equipas falharam de alguma forma as suas estratégias, tropeçando elas próprias ao tentarem fazer tropeçar o adversário, dando algum trabalho extra aos seus pilotos. Excelente trabalho da Red Bull com Sérgio Peres que aproveitou da melhor maneira mostrando desde já que merece o lugar. Por outro lado a Mercedes asneirou com Bottas que mostrou mais uma vez que se não arranca da primeira fila da grelha não contgem com ele para se chegar á frente, demonstrando sempre pouca capacidade de luta. Boa prestação da Mclaren, mas sem surpresa. Mas… Ler mais »

Pitroleo
Pitroleo
3 anos atrás

Mais uma vez, ganho na secretaria. Que eu saiba o max passou o Lewis e foram os comissários que Obrigaram a deixar passar o sir novamente. O lewis passou no mesmo sitio toda a corrida, mas ele pode. Enfim a história do costume.

aguia25
aguia25
Reply to  Pitroleo
3 anos atrás

Aceita que dói menos.

MurrayWalker
Reply to  Pitroleo
3 anos atrás

“It wasn’t for exceeding the track limits,” Masi clarified. “It was for gaining a lasting advantage by overtaking another car off the racetrack.”

ma-nac
ma-nac
Reply to  MurrayWalker
3 anos atrás

C… #@#€#@@#@#@##@####… Percebes-te?

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
3 anos atrás

Grande vitória de Lewis Hamilton, mais uma a provar porque é o 7x campeão mundial detentor de quase todos os records na f1, corrida perfeita a gerir os pneus e extrair tudo o que havia para extrair do Mercedes W12! Versttapen impecável também, mas a estratégia da Red Bull e a curva 4 estragou tudo, mas provou que o Red Bull RB16B é de longe o carro mais rápido da f1, com melhor performance mais tração e motor muito forte nas curvas lentas o binário do motor Honda é simplesmente incrivel! Lando Norris e Mclaren 5 estrelas, Perez o melhor… Ler mais »

aguia25
aguia25
3 anos atrás

Grande corrida. Grande vitória. Grande Sir Hamilton. Mais arroz.

Last edited 3 anos atrás by aguia25
js1970
js1970
Reply to  aguia25
3 anos atrás

E mais uns 🍈🍈🍈🍈🍈🍈🍈 para os clientes do costume!

ma-nac
ma-nac
Reply to  js1970
3 anos atrás

C…… €#@#€#@#€#@#€##@… Percebes-te?

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Granda corrida! É por isto que Hamilton é 7 vezes campeão do mundo, num mercedes que não é o mais rápido, com pneus mais velhos, aguenta a pressão e ganha. Boa corrida de Verstappen num RB claramente superior, especialmente nos pneus duros. Bottas meio meh, mas também depois do erro do pitstop não pode fazer muito mais, mas mesmo assim, a diferença para os dois da frente é muito. Ferrari está muito melhor, têm carro para o terceiro lugar nos construtores. A Mclaren também. A Renault está logo atrás junto com a Alpha Tauri, sendo a Aston Martin a mais… Ler mais »

Pitão
Pitão
3 anos atrás

Grande Corrida, este ano a coisa promete, vamos ter finalmente luta pela frente dos campeonatos, e acredito que em alguns circuitos vamos ver vitórias da Mclaren e quem sabe até da Ferrari…pena não haver publico em Portimão

ma-nac
ma-nac
Reply to  Pitão
3 anos atrás

Promete, promete, assim?????… Nem com 10 todas!

no-team
3 anos atrás

Achava eu que não ia a tempo de apanhar uma luta verdadeira entre o Hamilton e o Max, pelos vistos enganei-me, ainda bem. Tivemos uma luta pela vitória perfeita, intensa sob ponto de vista estratégico, em pista dois pilotos muito acima da média a desafiar os limites do carro, mas também literalmente os da pista. Levou a melhor o Hamilton, voltou a ser gigante e mostra a todos o que vale, isto com um carro claramente mais lento, é um facto. O Max falhou o primeiro round, demonstrou uma enorme rapidez, não fez nada de particularmente errado, mas com o… Ler mais »

917/30
3 anos atrás

Grande corrida dois grandes pilotos a discutir a vitória, venha mais assim sff!! Adorei o “Leave it to me Bono” Não sou o maior fã do Hamilton mas sei reconhecer grandeza quando a vejo.

ma-nac
ma-nac
Reply to  917/30
3 anos atrás

Reconhecer alguém que trabalha nos bastidores, só isso.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado