GP de Portugal F1: Os melhores e os piores

Por a 4 Maio 2021 13:45

Numa corrida onde a estratégia falou mais alto, numa corrida interessante mas algo morna, houve motivos de destaque pela positiva e pela negativa. Fazemos uma breve análise dos melhores e dos piores do GP de Portugal:

Os Melhores

Lewis Hamilton – Mais uma demonstração de classe por parte do heptacampeão britânico. O fim de semana não foi fácil, não conseguiu a pole e na corrida chegou a andar em terceiro. Mas apesar disso conseguiu vencer com 30 seg. de vantagem para o segundo classificado. “Despachou” Max Verstappen e Valtteri Bottas, tirou bilhete e fugiu a todos. Hamilton está numa forma brutal e em Portimão voltou a dar uma lição.

Lando Norris – Na Sondagem da Semana em que quisemos saber qual iria ser o piloto em destaque no GP de Portugal, a maioria dos leitores do AutoSport votou em Lando Norris. O britânico não desiludiu. Norris voltou a mostrar uma qualidade tremenda em pista e apesar de na qualificação não ter brilhado como em Ímola,  em corrida voltou a estar muito forte levando claramente a melhor em relação aos Ferrari. Aquelas ultrapassagens a Esteban Ocon e a Sergio Pérez foram um regalo.

Alpine – Uma melhoria tremenda em relação ao que tínhamos visto nas primeiras corridas. Um ritmo muito mais competitivo e dois pilotos a aproveitarem isso para marcar pontos importantes. Ocon está a subir o nível e a fazer o que a equipa exige dele e Fernando Alonso está a começar a voltar ao seu nível. Um bom fim de semana para a equipa francesa.

Daniel Ricciardo –  Outro piloto da McLaren em destaque. Depois da péssima prestação na qualificação, compensou com uma boa recuperação na corrida. Perdeu algum ímpeto no segundo stint e podia ter chegado a mais, mas não tem ainda os níveis de conforto e confiança que  precisa para ser o Ricciardo que todos esperam.

Mick Schumacher – Ficou à frente do seu colega de equipa, o que começa já a ser um hábito mas também ficou à frente do bem mais competitivo Williams de Nicholas Latifi. O jovem Schumacher está aos poucos a mostrar o seu potencial e esta foi a primeira corrida onde saiu com muitos motivos para sorrir. Um bom fim de semana para o alemão, dentro das limitações que o carro impõe.

Os Piores

Williams – Em Ímola ambos os carros passaram à Q2 e em Portimão, George Russell ficou muito perto da Q3. Mas na corrida caíram na classificação de forma dramática e não tiveram andamento. As características do carro e o foco em brilhar na qualificação terão sido os catalisadores de uma das piores exibições do fim de semana.

Carlos Sainz –  Fim de semana para esquecer. Boa qualificação, melhor que Leclerc mas uma corrida horrível em que não teve andamento, em especial na segunda metade. Sainz pode e vai dar mais, mas este foi um fim de semana complicado para o espanhol.

Nikita Mazepin – Não fez nenhum pião, o que já é bom, mas está constantemente envolvido em situações em que os colegas de profissão se queixam da sua postura. Na corrida foi penalizado com cinco segundos por desrespeito às bandeiras azuis. Tem de fazer melhor.

Red Bull –  Não tiveram uma má prestação e para as contas do título, o resultado não compromete. Mas a atitude no final da corrida, culpando limites de pista, aderência e outros fatores, foi uma tentativa de disfarçar algo claro. A desvantagem que a  Mercedes tinha esfumou-se e os Flechas de Prata ganharam com todo o mérito. A Red Bull tem muito trabalho pela frente se quiser discutir o título até  o final.

Aston Martin –  Ainda longe de darem mostras de poderem ser candidatos ao top5. Em qualificação já vimos algo positivo de Sebastian Vettel, mas em corrida nem Vettel nem Lance Stroll tiveram argumentos. Um arranque mau da Aston Martin.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
2 anos atrás

Outra vez a duplicar o texto?

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Pity
2 anos atrás

É para parecer que escreveram um artigo grande vs grande artigo.

no-team
2 anos atrás

Acho que colocar o Ricciardo no grupo dos melhores é um esticão. Uma qualificação miserável, não pode ser apelidada de outra forma. Na corrida, tendo nas mãos claramente aquele que é o melhor carro dos outros, ver-se batido por ambos os Alpine, mas particularmente pelo Alpine do Alonso, que ainda foi a tempo de abrir um buraco de 10s de diferença para o piloto australiano, não me parece muito positivo. Acho que a corrida do Leclerc foi muito mais interessante, também de trás para a frente, mas mantendo uma luta muito interessante com o Norris, ainda que controlada com mestria… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

“Carlos Sainz – Fim de semana para esquecer. Boa qualificação, melhor que Leclerc mas uma corrida horrível em que não teve andamento, em especial na segunda metade. Sainz pode e vai dar mais, mas este foi um fim de semana complicado para o espanhol.” Não concordo em nada, isto foi um texto feito de quem não viu a corrida. Sainz foi prejudicado pela Ferrari e mais uma das suas estratégias da treta. Montaram pneus médios na volta 21. Isto quando Leclerc, com os mesmo pneus e um número de voltas similar no seu primeiro stint, estava já com problemas de aderência.… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Frenando_Afondo™
*RPMS*™
2 anos atrás

Um dos melhores do dia foi sem duvida Alonso!
Começa a corrida numa posição fora dos pontos, faz uma excelente recuperação, boas ultrapassagens a carros como o McLaren e o Ferrari, muito boa gestão de pneus acabando a corrida a ser um dos pilotos mais rápidos.

Até faço uma sugestão para capa do AS:
Que se passa com Alonso? Que esteve fora dois anos e ainda faz corridas destas?

Cumprimentos

917/30
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Bem visto! Cpts

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1