GP de Portugal F1: Max Verstappen a acusar a pressão?

Por a 4 Maio 2021 12:00

Não foi um bom fim de semana para Max Verstappen. O piloto neerlandês chegou a Portimão a um ponto da liderança e com o rótulo de favorito à vitória, com o seu Red Bull a ser teoricamente mais favorecido pela exigência do traçado de Portimão. O que aconteceu foi o completo oposto e a Mercedes foi a mais rápida, com Lewis Hamilton a dar mais uma lição.

No final da corrida, Verstappen não foi meigo nas palavras e até referiu que não queria voltar mais a Portimão. A “azia” era clara. Mas o termo “azia” não deve ser encarado de forma negativa. O que Verstappen fez foi uma reação normal de um piloto que quer vencer e não conseguiu, a única diferença é que criticou a nossa pista, o que nos incomoda um pouco mais.

Mas importa esquecer a má disposição do #33 e olhar para o que tem feito em pista. Verstappen tem este ano uma oportunidade de ouro de desafiar a Mercedes, mas para já está a desperdiçar essa oportunidade. Não podemos ignorar que o piloto da Red Bull tem cometido erros que comprometem a luta pelo título.

No Bahrein, não soube esperar pelo momento certo para ultrapassar Hamilton e arriscou numa zona onde os limites de pista foram uma dor de cabeça. Ficamos com a sensação que a penalização foi algo injusta, olhando ao que foi sendo feito ao longo da corrida, mas talvez Max pudesse ter esperado por uma oportunidade mais flagrante, contra um Hamilton que não tinha argumentos para segurar o Red Bull. Se Verstappen tem sido paciente a história poderia ser outra. 

Em Ímola, Verstappen venceu de forma justa, mas fez uma qualificação longe do que desejaria, com erros na volta que interessava e que o atiraram para terceiro. Mesmo na corrida aquele erro no recomeço da prova atrás do Safety Car podia ter custado caro.

Em Portimão mais erros. Na qualificação não respeitou os limites de pista e viu a sua volta anulada, tal como aconteceu na corrida em que a volta mais rápida foi cancelada pelo mesmo motivo. A Red Bull começou a disparar para todo o lado, ao contrário da McLaren em Ímola que respeitou os limites tal como Lando Norris que assumiu o erro por ter excedido os limites por meia dúzia de centímetros … uma postura muito diferente.

A pressão da luta pelo título está a notar-se desde o início. O mau começo da Mercedes e as boas indicações da Red Bull mostraram a Verstappen que o título até pode ser uma realidade. E talvez isso esteja a influenciar as prestações da estrela da Red Bull. O que parece evidente é que Hamilton erra pouco, e aquele deslize em Ímola é caso raro. O nível do britânico é tremendo e só um Verstappen perfeito poderá impedir o oitavo título. Será essa pressão que está a afetar Verstappen?  

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ricardopita
ricardopita
2 anos atrás

E o erro do Hamilton em Imola? Que foi o pior erro dos dois candidatos ao título até agora que só não custou muito caro devido à bandeira vermelha… Esta página parece um blog de fanboys do Hamilton. Mais tendenciosa é difícil.

Last edited 2 anos atrás by [email protected]
VarioR
VarioR
Reply to  ricardopita
2 anos atrás

O Hamilton cometeu um erro em Ímola e teve sorte, é verdade mas também não é menos verdade que o Max no mesmo GP teve uma sorte imensa quando no restart da corrida cometeu um erro e por pouco não ficou virado ao contrário e aí teria de deixar passar todo o pelotão. A juntar a este erro está o do GP do Barhein e os três cometidos este fim de semana. Contra um adversário tão implacável fica difícil.

MurrayWalker
Reply to  VarioR
2 anos atrás

Antes de se ter iniciado a corrida em Imola, já os dois pilotos da Redbull tinham cometido erros nas voltas de qualificação, que lhes custaram a primeira linha da grelha de partida.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  ricardopita
2 anos atrás

“E isto?”, “e aquilo?”. Se o argumento é “whataboutismo” dá para ver que não há argumentos de jeito.

roq
roq
2 anos atrás

Deve ser a pressão de ter um carro absolutamente inferior ao seu adversário, tal como o Russel pode provar quando usou o carro deste.

Jorge
Jorge
2 anos atrás

Alguém pode meter um link com as palavras ‘Verstappen não foi meigo nas palavras e até referiu que não queria voltar mais a Portimão‘?
Eu vi a conferencia de imprensa pós corrida e ele não diz nada disso!

garantia4
garantia4
2 anos atrás

Basta ver os títulos dos últimos 4 artigos deste fórum, e, se quiserem, juntar o texto desleixado ( desculpem a franqueza) que só por frete (?) escreveram sobre o Giovinazzi/ Alfa Romeo, para perceber imediatamente qual a linha editorial do autosport.pt.
Sim, este espaço é do autosport e estamos em vossa casa, acreditem que temos em conta isso.

can-am
can-am
2 anos atrás

Como é que ele pode fazer mais com um defice de potência tão grande para os Mercedes? Viu-se a forma como o Hamilton chegava e passava sem problemas em força e à primeira.O Red Bull nem com o DRS aberto lá ia.Pelo menos 20 a 30 cv tem de defice.É facilímo ao Hamilton ganhar com um carro que exibe uma superioridade avassaladora sobre tudo o resto.Nem precisa da forçar.Tudo muito facilitado.Quanto ao traçado da pista, também o acho exageradamente ondulado. Cada um terá a sua opinião. Pelo que se está a ver, este mundial está praticamente entregue, porque contra tão… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Speedway
MurrayWalker
Reply to  can-am
2 anos atrás

Garanto-lhe que o Redbull dá mais 30 km/h em recta. Não é a velocidade de ponta que mede os cavalos de um motor. Nem sequer é a velocidade de ponta que ganha as corridas. A Redbull já ganhou em Monza (o templo da velocidade) com a pior velocidade de ponta de todos os carros. É todo um jogo de equilibrio, entre carga aerodinâmica e arrasto. A Mercedes também podia ser mais rápida que Redbull em todas as curvas que está a perder. Mas isso custaria-lhe velocidade de ponta. Quem não se lembra da “drag race” entre Gasly e Hamilton em… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Murray Walker
can-am
can-am
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Mesmo na prova de Imola,o Hamilton iria ganhar facilmente se não tivesse a saida de pista, O carro não só é bem mais potente que tudo o que lá anda,como tem uma “relação especial” com os pneus. Veja-se que, mesmo com um dano substâncial na asa da frente, o inglês continou como se nada fosse nessa prova. Não vou dizer que o carro é ilegal,mas que dá que pensar esta “facilidade”. Dá. E não vamos ter campeonato se continuarmos neste modo. A confiança, quase sobranceria, que ele demonstra nas conversas com o Bonnington demonstram bem que “esta tudo bem controlado”.È… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Speedway
MurrayWalker
Reply to  can-am
2 anos atrás

Esta sua nova teoria tem algumas falhas. Se o motor Mercedes é assim tão mais potente que tudo o que lá anda. Isso quer dizer que face ao equilibrio existente. O chassis de Redbull é muito melhor do que tudo que lá anda.

Como os carros conjugam chassis e motor. Quererá dizer que a Mercedes terá um défice enorme nas curvas, para depois ter a velocidade de ponta que o meu caro tanto advoga.

Tivesse a Redbull em Portimão dado menos asa e logo se veria, se eram ou não, tão ou mais rápidos que os Mercedes em reta.

Scuderia_Lusa
Scuderia_Lusa
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Então veremos nas pista com mais curvas se os Mercedes vão sofrer, se isso não acontecer, vais ter de concordar que a Mercedes continua com o melhor motor…

MurrayWalker
Reply to  Scuderia_Lusa
2 anos atrás

Meu caro, as velocidades máximas loucas dos Mercedes, são um mito criado pelo can-am e não vale apena estarmos a deitar mais gasolina para as suas teorias. Speed Trap: Bahrain VER 327 km/h – PER 324,7 km/h BOT 318,9 Km/h – HAM 315,2 km/h Speed Trap: Imola PER 303,3 km/h – HAM 293,4 km/h VER 288 km/h – BOT 285,9 Km/h Speed Trap: Portugal HAM 324,2 km/h – PER 324,1 km/h VER 323,4 km/h – BOT 301,4 Km/h Fonte: grandepremio.com.br Como podemos ver, os Mercedes só aparecem uma vez no topo das velocidades e por uns majestosos 0,1 km/h. Ora…… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Murray Walker
917/30
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Essa do “Garanto-lhe que o Redbull dá mais 30 km/h em recta.” é baseada no quê? Sendo o top speed resultado de entre outros factores do acerto para o circuito em questão: aerodinâmico/mapas de potência e até se o carro é low ou high rake,(sendo até que os high rake sao mais penalizados em top speed) não se pode dizer que este ou aquele carro dá mais em recta pois existem muitos factores que facilmente alteram o resultado.

MurrayWalker
Reply to  917/30
2 anos atrás

Não é necessário tanta teoria, nem tanta explicação que toda a gente conhece. Basta tirar asa.
Estes carros com angulos das asas quase a zero, fazem todos 400 km/h. Depois não fazem é as curvas.

917/30
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Pois…essa da não ser necessário tanta teoria e tanta explicação vindo de si….looool que eu saiba o objectivo não é apenas fazer 400 km/h “a direito” (coisa que toda a gente sabe que estes carros podem fazer pelo nem valia a pena referir…) o objectivo é andar às voltinhas o mais rápido possível e se bastasse tirar asa para isso, até eu…

MurrayWalker
Reply to  917/30
2 anos atrás

Eu também nunca disse que era. O meu caro é que não quis ler o que escrevi

garantia4
garantia4
Reply to  can-am
2 anos atrás

Bastaria tirar as palas e ter um mínimo de atenção aos on board para ver o clipping dos mercedes no fim d recta da meta, especialmente o Bottas com o MV atrás dele, o que prova que no início da aceleração, entrado na recta, era usada no máximo a parte híbrida para não serem alcançados pelo RB, tal como dessa forma conseguiam uma temperatura maior dos pneus das rodas motrizes. Muito fez o max , heroicamente, mesmo sabendo que é inutil lutar contra tal domínio. Um bocado à semelhança do que fez a espaços o Vettel em 2018. Mas já… Ler mais »

GetInThe8Lewis
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Perola Perolazinha lool

no-team
Reply to  can-am
2 anos atrás

Schumacher com adversários fortes? Mais ou menos…

MurrayWalker
Reply to  no-team
2 anos atrás

Intra-team… nem umzinho.
Na verdade, quando teve o único com liberdade para correr. Foi o descalabro.

Last edited 2 anos atrás by Murray Walker
no-team
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

De acordo.

LG MTB
LG MTB
2 anos atrás

Não sou e nunca fui fã do Hamilton ou do Max, mas que realmente o Max está a acusar a pressão e que vencer um campeonato não é só ter um carro bom, disso não haja dúvidas. Estou de acordo sobre os limites da pista, e se no Bahrein a Red Bull teve razões de queixa, aqui em PT nada a assinalar, pois em nenhum momento vi o Hamilton ser beneficiado com isso. Isto de ambos piloto e equipa estarem sempre a criticar os outros e nunca analisarem o que fizeram de errado, já começa a ser uma constante e… Ler mais »

GetInThe8Lewis
2 anos atrás

pressão? na verdade não porque o hamilton e a mercedes têm as costas largas, se não ganha é porque o outro tem o carro superior, se falha é porque tem de andar nos limites por causa do carro superior do outro, se ganha meu deus é de outro planeta, e esta tudo bem mas….. pressão vai ser quando ele sair da F1 e malta mais nova ou não tão badalada como o lando o leclerc o sainz o russel e mais um ou outro começarem a passar a perna aqui ao rapaz, aí sim vão ver o que é pressão… Ler mais »

MLS_OLD
2 anos atrás

Esta ideia de tentar passar que Red Bull tem o carro mais rápido é no mínimo hilariante.
Basta Verstappen ganhar mais 1/2 corridas e já fica na história que Red Bull tinha o carro mais rápido em 2021, certinho.

MurrayWalker
Reply to  MLS_OLD
2 anos atrás

Para o meu caro, em termos de carro mais rápido após 3 corridas, está: 2-1 para a Redbull, ou 3-0 para a Mercedes?

no-team
2 anos atrás

Sim e não. Mas em resposta ao artigo, ignorando a parte da “azia”, já disse o que tinha a dizer sobre o assunto. Não é verdade quando diz que o Max está a desperdiçar uma oportunidade de desafiar a Mercedes, já que se encontra apenas a 9 pontos da liderança. Por outro lado, acho que essa afirmação se pode aplicar ao Bottas e ao Pérez, no sentido em que têm carros para estar na luta, mas quando vamos às contas e somente após 3 corridas, verificamos que já estão demasiado lá para trás, desde muito cedo podem ser relegados para… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by NOTEAM
MurrayWalker
Reply to  no-team
2 anos atrás

Completamente de acordo com o seu comentário. Pequenos erros de parte a parte e nada que tenha hipotecado para já o que quer seja.

Agora os colegas estão longe. São eles (Max e Lewis) que estão a fazer a diferença.

Se a Redbull quiser já hoje garantir os campeonatos de pilotos e construtores. basta ir buscar o Hamilton para guiar já em Barcelona um Redbull ao lado de Max.

O mesmo aconteceria do lado da Mercedes. Troquem já o Bottas pelo Max e têm desde já garantidos os campeonatos de pilotos e construtores.

no-team
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Ver o Hamilton e o Max na mesma equipa seria um autêntico sonho para quem gosta de F1. Há realmente muita diferença entre estes dois e os seus colegas de equipa. O que me parece cada vez mais é que mesmo em papéis secundários, tanto o Bottas como o Pérez podem ser decisivos na luta pelo título. Consigo ver o Pérez a crescer até ao fim da época e roubar pontos importantes ao Hamilton, já o Bottas é cada vez mais uma aposta perdida na minha opinião.

MurrayWalker
Reply to  no-team
2 anos atrás

As segundas linhas vão ser importantissimas. Podem ser as dobradinhas, o factor decisivo neste campeonato de pilotos.

Ou Bottas arrepia caminho, ou entretanto o Checo instala-se e vai começar a incomodar o Hamilton.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Ainda agora vamos para a quarta corrida e muita coisa pode acontecer. É o normal numa luta pelo título, que é a primeira vez que Verstappen o faz e logo é normal que sinta uma pressão diferente. Afinal antes todos diziam que ia comer Hamilton à cebolada, quando tinha uma pressão bem menor em comparação, visto que apenas lutava por umas 3 ou 4 vitórias por ano. Agora é diferente e vamos ver em que patamar – verdadeiro – está Verstappen. Mas também não vamos já crucificar o rapaz por uns quantos erros, vai fazer mais ao longo do ano,… Ler mais »

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