GP de Miami de F1/2º pelotão: Safety-Car ajuda Mercedes a bater Alfa Romeo | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

GP de Miami de F1/2º pelotão: Safety-Car ajuda Mercedes a bater Alfa Romeo

Jorge Girão by Jorge Girão
9 Maio, 2022
in Autosport Exclusivo, F1, FÓRMULA 1
A A
GP de Miami de F1/2º pelotão: Safety-Car ajuda Mercedes a bater Alfa Romeo

Share on FacebookShare on Twitter

Artigos relacionados

F1: Mercedes confirma atualização nos dois carros em Austin

22 Outubro, 2026

F1: Mohammed Ben Sulayem quer confirmar V8 nos próximos meses

22 Outubro, 2026

Toto Wolff apontou após o GP de Miami que a Mercedes estava na terra de ninguém, competitivamente, mas no circuito da Florida foi preciso um Safety-Car para que George Russell e Lewis Hamilton conseguissem bater o Alfa Romeo de Valtteri Bottas, impondo-se na luta pelo Segundo Pelotão.

O novo evento americano começou bem para os Campeões de Construtores em título, com o W13 a marcar um bom ritmo nos treinos-livres de sexta-feira, o que levou a que George Russell assinasse o melhor tempo na segunda sessão, depois de ter sido segundo na primeira.
Parecia que as novas asas e alguns componentes de desenvolvimento do carro do construtor germânico e, sobretudo, o traçado de Miami, permitiam a Hamilton e ao seu colega de equipa ter prestações competitivas.
Do lado da Alfa Romeo, desde cedo que ficou claro que o carro construído em Hinwil era rápido nas ruas em redor do Hard Rock Stadium. No entanto, Bottas, logo na primeira sessão, não evitava uma saída de pista que o
atirou para as barreiras e o impediu de tomar parte nos treinos da tarde.
No final do dia, o finlandês completava apenas treze voltas, contra quarenta e uma de cada um dos pilotos da Mercedes.
Parecia que os “Flechas de Prata” poderiam estar um passo à frente do Segundo Pelotão e, talvez até, imiscuir-se na luta pelos lugares do pódio com os Ferrari e Red Bull, ao passo que a Alfa Romeo tinha potencial para se impor atrás destas, mas, como tem acontecido regularmente este ano, questões de diversa ordem poderiam dificultar a
vida a Bottas.
No entanto, chegados à qualificação tudo se inverteu e o finlandês da equipa que representa a marca de Arese conquistava o quinto lugar na grelha de partida, batendo convincentemente Lewis Hamilton, ao passo que George Russell nem sequer passava da Q2, alinhando no décimo segundo lugar.
Quando realmente contou e apesar de todas as contrariedades, Bottas batia o seu ex-colega de equipa, mas faltava ainda perceber se se conseguiria manter à frente do heptacampeão do mundo durante o Grande Prémio, uma vez que o Mercedes, com as suas dificuldades em aquecer os pneus, é normalmente mais eficaz em corrida, e com as temperaturas elevadas que se fizeram sentir em Miami, isso poderia ser uma vantagem.
O piloto da Alfa Romeo arrancou bem e manteve o seu quinto posto, atrás dos pilotos da Ferrari e da Red Bull, ao passo que Hamilton perdia uma posição para Pierre Gasly e outra para Fernando Alonso.
Russell, por seu lado, caía para décimo quinto, sendo penalizado pelos pneus duros que montou no seu Mercedes, enquanto a maioria do pelotão escolhia os médios que, no entanto, eram um pouco mais marginais na durabilidade.
Hamilton levou cinco voltas para se desenvencilhar de Alonso e Gasly, perdendo 2,8s para Bottas, que com pista livre à sua frente pôde rodar no ritmo do seu Alfa Romeo, mostrando um andamento bastante forte.
Esperava-se então que o inglês começasse a reduzir a sua desvantagem para o piloto que no ano passado era seu colega de equipa, o que acabou por não acontecer.
O Mercedes não tinha resposta para o Alfa Romeo e na vigésima segunda volta os dois estavam separados 6,9s…
Sem andamento para Bottas, Hamilton parava nas boxes na volta seguinte, esperando aproximar-se ao trocar de pneus antes do seu rival.Por seu lado, o finlandês, com uma margem confortável, podia gerir o andamento do seu perseguidor e esperar a possibilidade de um eventual Safety-Car ou Safety-Car Virtual o poder favorecer, o que acabou por não acontecer em tempo útil.
Bottas parou na vigésima sexta volta e quando regressou à pista, tinha uma vantagem de 2,8s sobre Hamilton.
Contudo, Russell, com pneus duros no seu monolugar, como esperado, entendia o seu “stint”, o que lhe permitia ganhar posição em pista e ficar à frente de Bottas.
O jovem inglês teria ainda de parar, mas uma situação de Safety-Car ou Safety-Car Virtual, poderia jogar a seu favor.
Do lado de Hamilton, este aproximava-se paulatinamente de Bottas, mas sem nunca estar em situação de DRS, parecendo que o piloto da Alfa Romeo tinha o seu adversário da Mercedes sob controlo.
No entanto, na quadragésima volta, a dezassete da bandeira de xadrez, Lando Norris e Pierre Gasly desentendiam-se e num ligeiro toque entre os dois, o inglês entrava em pião, acabando nas barreiras de protecção, o que espoletou uma situação de Safety-Car Virtual, que depois se transformou numa de Safety-Car – esta era a oportunidade pela qual Russell esperava.
O jovem inglês entrou imediatamente nas boxes, montando médios novos, regressando à pista imediatamente atrás do seu colega de equipa. Com os carros todos juntos, era uma questão de tempo até que Russell suplantasse Hamilton e Bottas, uma vez que estes contavam com borrachas duras com dezoito e catorze voltas de vida, respectivamente.
A prova foi retomada na quadragésima sétima passagem pela linha de meta, e a primeiro vítima de toda a pressão das últimas voltas foi Bottas, que errou numa travagem, acabando por permitir a passagem dos dois Mercedes.
Quando um quinto lugar parecia estar perfeitamente ao seu alcance, um Safety-Car e um erro, atiravam o finlandês para sétimo atrás dos dois Mercedes.
Hamilton tentou defender-se do seu colega de equipa, mas este com pneus melhores, impôs-se, aproveitando a fortuna para vencer o Segundo Pelotão e bater Hamilton pela quarta vez consecutiva.
A Mercedes conseguiu ficar com os seus dois carros atrás dos Ferrari e dos Red Bull, mas está longe de estar na terra de ninguém como defendido por Wolff e, em Miami, apenas um Safety-Car permitiu que os seus pilotos batessem o Alfa Romeo de Bottas, que parecia estar em condições de ficar em quinto, em circunstâncias normais.

Tags: Alfa RomeoGeorge RussellGP de Miami de F1Lewis HamiltonMercedesValtteri Bottas
Jorge Girão

Jorge Girão

Artigos relacionados

FÓRMULA 1

F1: Mercedes confirma atualização nos dois carros em Austin

by Fábio Mendes
22 Outubro, 2026
FÓRMULA 1

F1: Mohammed Ben Sulayem quer confirmar V8 nos próximos meses

by Fábio Mendes
22 Outubro, 2026
Next Post

Mercedes-Benz Drive Pilot inclui condução autónoma de nível 3

Fórmula 1: 10 lições de Miami

Fórmula 1: 10 lições de Miami

Subscribe
Login
Notify of
Please login to comment
0 Comentários
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Jon Armstrong antecipa Rali 6 Cidades exigente: “troços muito técnicos, as notas são extensas”

Jon Armstrong antecipa Rali 6 Cidades exigente: “troços muito técnicos, as notas são extensas”

22 Outubro, 2026
Opel Frontera Start por 20.530 €

Opel Frontera Start por 20.530 €

22 Outubro, 2026
Elfyn Evans conquista o 1ª título do WRC: “não foi ganho aqui, foi o trabalho de toda uma temporada”

Elfyn Evans espera que o clímax do WRC26 impulsione o futuro: “Se o guião fosse escrito diriam que era utópico”

22 Outubro, 2026
Jon Armstrong e Shane Byrne separam-se após primeira época nos carros Rally1

Jon Armstrong e Shane Byrne separam-se após primeira época nos carros Rally1

22 Outubro, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright

wpDiscuz