GP de Itália de F1: dobradinha McLaren, 4ª pole do ano para Lando Norris
Desde 2012 que a McLaren não fazia uma pole em Monza, mas desta feita colocou os seus dois carros na primeira linha, com Lando Norris (McLaren MCL38-Mercedes) a melhorar na sua última volta e a realizar a sua terceira pole em quatro corridas, naquela que é a 4ª pole do ano.
Segundo lugar para Oscar Piastri (McLaren MCL38-Mercedes) que fica a 0.109s do seu colega de equipa.
George Russell (Mercedes W15) foi terceiro, na frente dos dois Ferrari com Charles Leclerc (Ferrari SF-24) na frente de Carlos Sainz Jr. (Ferrari SF-24), com Lewis Hamilton (Mercedes W15) a quedar-se pelo sexto lugar.
Max Verstappen (Red Bull RB20 Honda RBPT) só conseguiu passar Perez na sua última tentativa, foi sétimo, na frente de Sergio Pérez (Red Bull RB20 Honda RBPT), com Alexander Albon (Williams FW46 Mercedes) a ficar na frente de Nico Hülkenberg (Haas VF-24 -Ferrari).
Nas primeiras tentativas Lando Norris (McLaren MCL38-Mercedes) deixou Oscar Piastri (McLaren MCL38-Mercedes) a 0.035s com George Russell (Mercedes W15) a 0.168s. Seguiu-se Lewis Hamilton (Mercedes W15) a 0.200s, depois ficou Carlos Sainz Jr. (Ferrari SF-24) 0.300s, Charles Leclerc (Ferrari SF-24) a 0.303s, Sergio Pérez (Red Bull RB20 Honda RBPT) a 0.661s, Max Verstappen (Red Bull RB20 Honda RBPT), a 0.671, Nico Hülkenberg (Haas VF-24 -Ferrari) a 1.081 e Alexander Albon (Williams FW46Mercedes) a 1.469s
Na Q2 ficaram Fernando Alonso (Aston Martin AMR24-Mercedes), que disse no final ter sido acima do esperado, sendo ainda eliminados Daniel Ricciardo (RB VCARB 01 Honda RBPT), Kevin Magnussen (Haas VF-24 -Ferrari), Pierre Gasly (Alpine A524 Renault) e Esteban Ocon (Alpine A524 Renault)
Na Q3, Yuki Tsunoda (RB VCARB 01 Honda RBPT) foi eliminado no que é a sua quarta pior qualificação do ano. Pelo caminho ficaram também Lance Stroll (Aston Martin AMR24-Mercedes), que fez a sua pior qualificação do ano ex-aequo com a Áustria. Franco Colapinto (Williams FW46 Mercedes), na sua estreia em qualificações foi 18º e depois ficaram os Kick Sauber, clientes habituais, com Valtteri Bottas (Kick Sauber C44 Ferrari) na frente de Zhou Guanyu (Kick Sauber C44 Ferrari).


O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





GUILHERME Rodrigues
31 Agosto, 2024 at 16:32
Grande pole do Norris que volta excecional está numa forma fenomenal o piloto inglês, este mclaren é rápido em todo o lado seja circuitos de alta e de baixa velocidade, agora sim a red bull e o max estão em enorme perigo e alarme de perder não um mas ambos os campeonatos face a subida de performance dos mclaren para o topo da hierarquia da f1 e a queda da red bull que neste GP tinham obrigação de muito mais, mas o carro está completamente quebrado como a equipa em implosao apesar de achar que o max cometeu algum erro na Q3 é impossível ter ficado tão longe dos outros e com o Pérez quase em cima dele mesmo assim são o 4. Carro agora até o Ferrari parece mais rápido com os upgrades e diria que o campeonato de construtores está perdido para a mclaren a não ser que haja aqui um enorme golpe de teatro ou alguma mão da fia até o 2. Lugar dos construtores pode estar em perigo visto que a minha Ferrari está apenas a 64 pontos da red bull e amanhã tem tudo para encostar essa diferença, quanto a Mercedes a desiludir face ao mostrado não treinos livres mas aquele 3. Setor dos Mercedes parece ser muito forte na parabólica como o Marc Marquez este fim de semana curiosamente a fazer a diferença no saca rolhas do circuito de aragao, não descarto nada a Mercedes para vencer amanhã apesar de não ter o carro mais rápido que a mclaren assim como a gresini não é a mota mais rápida nem de perto nem de longe, mas ter 2 pilotos tão rápidos como o russell e o Hamilton fazem a diferença com diferenças tão pequenas entre monolugares! Ferrari a ser uma decepção não conseguir a pole nem a primeira linha depois dos últimos 2 anos ser batido pelo Mercedes do russell foi uma enorme facada nas costas e pode comprometer as contas do mundial para a Ferrari bater a Mercedes apenas pela 2.vez desde 2012 depois da vitória em 2022 em que batemos a Mercedes no mundial de construtores, a ver vamos se a Ferrari tem ritmo para amanhã mas visto aquele terceiro setor onde a Ferrari perde 2 décimas de segundo para os Mercedes e 1 décima e meia para os mclaren acho que a equipa tendo menos asa e carga aerodinâmica desgasta mais os pneus e já não tem pneu para o último setor pode ser uma corrida difícil para segurar o Hamilton e o max com carros mais eficientes atrás, vai ser bonito vai! De resto salientar grandes voltas do albon e hulkenberg com 2 carros muito rápidos em reta como o Williams e o haas, pena o Alonso também tem o carro equilibrado que parece que o Aston Martin parece mais estável agora ficou apenas a 10 milésimos da Q3 pode ser que amanhã consiga um milagre dos pontos!
Pity
31 Agosto, 2024 at 16:46
Menos de dois décimos entre primeiro e sexto, e mais de meio segundo entre sexto e sétimo. “Quo vadis” Red Bull?
Primeira linha para a McLaren, há quanto tempo não se via. Boa qualificação de Ferrari e Mercedes. Muito bem Albon em 9ª e Hulkenberg em 10ª.
Do Colapinto não se podia esperar mais, na sua primeira qualificação.
Dos restantes, nada de muito surpreendente.
Vamos ver como correm as coisas amanhã, mas não está nada famoso para os lados de Milton Keynes.
...
31 Agosto, 2024 at 19:23
Ganda Lando!!! Russell, Albon e Hulk estiveram muito bem também!