GP de França de F1, TL3: Max Verstappen ‘confirma’ Red Bull na frente

Por a 23 Julho 2022 13:16

Já depois de ter feito um extraordinário tempo com pneus médios, Max Verstappen (Red Bull RB18) foi para a frente da tabela de tempos com pneus macios e não mais de lá saiu até ao final da sessão, deixando claro o que já ontem se desconfiava, apesar de ter sido a Ferrari a liderar as tabelas de tempos: a Red Bull está mais rápida em Paul Ricard.

Tanto em registo de qualificação como de corrida. A diferença não é grande, mas existe…

Verstappen liderou grande parte da sessão com um registo feito com pneus médios e quando ‘aparafusou’ os pneus macios, suplantou Sainz, com a Red Bull a encabeçar uma sessão pela primeira vez este fim-de-semana, depois de uma sexta-feira dominada pela Ferrari.

Depois de muita subviragem que atormentou Verstappen ontem, hoje foram os Ferrari a ter dificuldades. No pólo oposto, Sergio Perez (Red Bull RB18) não esteve tão bem ao não ir além do quinto lugar.

Carlos Sainz (Ferrari F1-75) foi segundo a 0.354s, mas vai ser penalizado na grelha, por isso é em

Charles Leclerc (Ferrari F1-75) que se depositam esperanças de poder bater Verstappen. Para já está a 0.637s… O monegasco não conseguiu boas últimas voltas por causa do tráfego e reportou os pneus como ‘mortos’.

Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes) foi quarto na frente de Sergio Pérez com George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes) em sexto. De modo nenhuma a Mercedes está mais perto em Paul Ricard, do que esteve em Spielberg. Estão a nove décimos da frente…

Já na fase final da sessão, Fernando Alonso (Alpine A522/Renault) colocou o seu monolugar na sétima posição, na frente de Alexander Albon (Williams FW44/Mercedes), com a Williams a dar bons sinais, já que Nicholas Latifi (Williams FW44/Mercedes) foi 12º Ambos bem acima, face ao habitual

Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes) foi nono na frente de Yuki Tsunoda (AlphaTauri AT03/Red Bull), o melhor dos Alpha Tauri já que Pierre Gasly (AlphaTauri AT03/Red Bull) foi apenas 13º. Daniel Ricciardo (McLaren MCL36/Mercedes) foi 11º, mas com pneus médios, o que significa que tem potencial para mais. Seguiram-se Valtteri Bottas (Alfa Romeo C42/Ferrari) e Guanyu Zhou (Alfa Romeo C42/Ferrari) em 14º e 15º. Más notícias para a Alfa Romeo, que está este fim de semana claramente atrás da Alpha Tauri. Para não falar da Alpine e da McLaren.

Já a haas, piorou com Kevin Magnussen (Haas VF-22/Ferrari) apenas a 16º e Mick Schumacher (Haas VF-22/Ferrari) em 19º Pior, só mesmo a Aston Martin com Lance Stroll (Aston Martin AMR22/Mercedes) em 18º e Sebastian Vettel (Aston Martin AMR22/Mercedes) a fechar a tabela, devido a danos infligidos no chão do seu Aston Martin bem cedo na sessão.

Quem também não teve nada bem na sessão foi Esteban Ocon (Alpine A522/Renault), apenas 17º a 0.6s de Alonso.

Filme da sessão

Ao contrário de outros Treinos Livres 3 que vimos este ano, tivemos ação em pista logo desde os primeiros segundos, com Sérgio Pérez a fazer o primeiro tempo representativo. Max Verstappen tratou de melhorar significativamente o tempo do seu colega de equipa, entrado logo no segundo 32, ambos com os pneus médios, com Esteban Ocon a fazer o terceiro tempo pouco depois, a mais de um segundo e meio da referência (também com médios).

Com vinte minutos decorridos da sessão, Carlos Sainz colocou-se no segundo lugar (com os pneus médios), destronando Pérez. Charles Leclerc era oitavo (com pneus duros) e teve uma ligeira saída de pista, numa altura em que iniciava uma simulação de corrida, sendo o único com pneus duros nesta fase. Também Carlos Sainz teve uma ligeira saída de pista, quando tentava fazer uma volta rápida com os pneus macios. O espanhol tem o fim da grelha garantido devido às trocas de elementos da unidade motriz, o mesmo destino de Kevin Magnussen que também vai receber elementos novos.

A meio da sessão, tínhamos Verstappen (médios), Sainz, Pérez (médios), Pierre Gasly, Valtteri Bottas, Fernando Alonso (médios), Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda, Lando Norris e Lewis Hamilton no top 10, com a grande maioria a fazer os tempos com os pneus macios. Hamilton tratou de melhorar o seu tempo, pouco menos de dez minutos após o meio da sessão, com o #44 a fazer o terceiro tempo. Nas simulações de qualificação, Charles Leclerc tratou de se colocar no segundo lugar, pouco depois de Sainz ter melhorado o seu registo, despromovido para terceiro pelo colega de equipa. Verstappen mantinha-se no topo da tabela, ainda com o mesmo tempo feito com pneus médios nos primeiros minutos da sessão. Russell colocou-se no sexto lugar, à frente de Alex Albon, Norris, Tsunoda e Nicholas Latifi. A dez minutos do fim, Sainz passou para a frente das operações, na mesma altura em que os dois Red Bull entraram em pista para as últimas voltas, com os pneus macios. Na primeira volta com os pneus macios, Verstappen foi 0.3 segundos mais rápido que a concorrência, o que evidenciava alguma vantagem por parte da Red Bull. Fernando Alonso fez o sétimo tempo nos últimos minutos, um pequeno raio de sol de esperança, olhando à sessão algo cinzenta da equipa.

A sessão terminou, com Verstappen a ficar com o melhor tempo (1:32.272), seguido de Carlos Sainz e Charles Leclerc. Lewis Hamilton e Sérgio Pérez completaram o top 5.

A Red Bull pareceu com alguma vantagem nesta sessão e a facilidade com que Verstappen conseguiu fazer os melhores tempos, logo nas primeiras tentativas mostram que na qualificação os Red Bull poderão levar a melhor sobre a Ferrari, apesar das curtas distâncias. Verstappen e Sainz parecem os homens mais à vontade nesta pista, face aos colegas de equipa. A Mercedes assumiu o lugar que se esperava da equipa germânica, a Alpine com uma sessão algo cinzenta, alegrada pelo tempo interessante de Alonso mesmo no final. Destaque para a Williams que mostrou excelente andamento, com Albon no top 10, fazendo companhia a Lando Norris (McLaren ainda com muitas interrogações) e Yuki Tsunoda (Alpha Tauri vai ter uma palavra a dizer neste fim de semana). Alfa Romeo e Aston Martin foram as desilusões da sessão e o fim de semana não parece que vá ser positivo para estas equipas e mesmo a Haas não mostrou argumentos para poder voltar a lutar pelos pontos. Do que vimos, as voltas de qualificação terão de ser feitas à primeira tentativa, com as borrachas macias a cederem após a primeira tentativa. A sessão de qualificação está agendada para as 15h.

Treino Livre 3

Treino Livre 2

Treino Livre 1

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado