GP da Turquia, TL3: Pierre Gasly foi o mais rápido, em sessão molhada

Por a 9 Outubro 2021 11:10

Pierre Gasly foi o piloto mais rápido da terceira sessão de treinos livres do GP da Turquia, numa sessão em condições desafiantes para os pilotos e equipas.

A chuva marcou presença na terceira sessão de treinos, primeira sessão do dia de hoje e, logicamente, os níveis de aderência baixaram drasticamente. Quando a luz verde apareceu no fim da via das boxes, a chuva estava a diminuir mas foi preciso esperar oito minutos para vermos o primeiro carro em pista, que foi o de Pierre Gasly, seguido pouco depois do seu colega de equipa Yuki Tsunoda, ambos com pneus de chuva.

Com apenas três voltas dadas, Gasly queixava-se que os pneus traseiros já estavam demasiado quentes, o que demonstrava bem a velocidade a que a pista estava a secar com os carros em pista. Os McLaren também já estavam em pista com os pneus de chuva no carro e Lando Norris tratou de fazer um tempo quase um segundo mais rápido que o resto da concorrência.

Já com Carlos Sainz na liderança da tabela de tempos, com 17 minutos da sessão já esgotados, os carros começaram a regressar às boxes para colocar intermédios numa fase em que tínhamos apenas oito tempos (Ferrari, McLaren, Alpha Tauri e Haas). 

O ponto de sobreposição entre pneus de chuva e intermédios estava perto, mas em certos pontos da pista havia ainda demasiada água para os pneus marcados a verde, o que apanhou George Russell desprevenido com uma saída de pista que obrigou à interrupção da sessão. Depois do recomeço da sessão e já com mais carros em pista, Max Verstappen foi para o topo da tabela, apesar de um susto (um pião), sem consequência. Valtteri Bottas era segundo nesta fase, seguido de Sebastian Vettel, Fernando Alonso e Lewis Hamilton. Kimi Raikkonen também se juntou à festa e fez segundo com um top 5 com muita experiência. 

A evolução da pista começou a fazer cair os tempos, no entanto Lewis Hamilton não estava muito interessado em fazer voltas nestas condições, tal como Verstappen, com cinco e seis voltas completadas, respetivamente. A quinze minutos do fim Sergio Pérez tratou de fazer o melhor tempo, fazendo companhia a Verstappen no topo da tabela, o que foi sol de pouca dura, com Gasly a colocar o seu Alpha Tauri no topo. Fernando Alonso teve uma saída de pista na curva 1, um susto que não teve consequências de maior, depois de falhar a travagem. 

A cinco minutos do fim tínhamos apenas dois carros em pista (Ocon e Leclerc), com os Alfa Romeo a juntarem-se para as últimas voltas, mas não víamos grandes mudanças na tabela de tempo. Mais carros regressaram para a pista, mas não vimos trocas no topo da tabela, e Gasly manteve-se como a referência da sessão, seguido de Pérez e Verstappen, com Sainz e Leclerc a completar o top5.

A grande dúvida que persiste neste momento tem a ver com as condições da pista para a qualificação. Sem corridas de apoio, não haverá carros em pista para ajudar a secar o asfalto e podemos ter condições muito desafiantes para a qualificação. Se ontem, em seco, a Mercedes foi claramente a equipa mais forte, hoje com pista molhada, foram os homens com motores Honda em destaque o que torna a qualificação, agendada para às 13h ainda mais interessante. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
2 anos atrás

Quero falar de algo que não vi aqui noticiado; Leclerc, Monza, Binotto. Pelos vistos a razão da ausência de Leclerc na FP2 de Monza e a razão de se ter sentido mal (ou ter feito birra) foi porque houve uma discussão com Binotto. E porquê? Porque Binotto disse aos engenheiros para valorizarem mais as opiniões de Sainz, porque o seu feedback será mais fidedigno e ajudará a uma melhor progressão do chassi. Ora Leclerc passou-se e houve discussão feia com Binotto. Daí a indisposição de Leclerc. Eu quando tinha grandes discussões ficava com uma dor estranha no estômago… acumulação de… Ler mais »

starfish1977
starfish1977
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Mas é por causa dessas mesmas estranhas dores de estomago que nunca passaste de um comentador de bancada que vem aqui mandar bitaites…. se n gostas da Ferrari / leclerc, fala dos teus e deixa o resto em paz. E Kompensan ajuda as dores de estomago. Adeus!

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  starfish1977
2 anos atrás

Olha mais um vermelho fanático com metade do cérebro! Porque é que sois tantos?

RedDevil
RedDevil
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Esta noticia andou a circular (não no AS.pt) logo a seguir ao GP…
Percebo o seu ponto de vista e com um chefe de equipa “decente” também tiraria toda a razão ao Leclerc, mas, fiquei com a ideia que o Binotto pretende arranjar um “bode expiatório” para os seus fracassos como engenheiro… descredibilizando um piloto…
O Binotto já mostrou que é péssimo como engenheiro, e, como homem também…

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  RedDevil
2 anos atrás

Eu já critiquei muito o Binotto, mas nesta estou com ele (se as coisas tiverem sido como parecem).
Havia um excelente piloto, um dos grandes que agora não me recordo quem era, que conseguia conduzir o carro a sobrevirar, subvirar… adaptava-se, e isso punha os engenheiros doidos porque nunca sabiam como haviam de melhorar o carro. O Leclerc é um piloto instintivo, o Sainz é mais cerebral. Acho que é por aí.

RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

“Kimi Raikkonen também se juntou à festa e fez segundo com um top 5 com muito mais experiência.”
Adoro estas frases… isto quer dizer o quê?
Este AS não tem alguém responsável e com a dignidade suficiente para por fim a estes erros de “analfabetos”?
Quase metade dos textos têm frases sem nexo… parece um jornal de escola primária que não é revisto pelo professor…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado