GP da Itália F1: Charles Leclerc faz a pole em Monza | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

GP da Itália F1: Charles Leclerc faz a pole em Monza

Fábio Mendes by Fábio Mendes
10 Setembro, 2022
in Destaque Homepage, F1, FÓRMULA 1
A A
GP da Itália F1: Charles Leclerc faz a pole em Monza

Share on FacebookShare on Twitter

A Qualificação do GP da Itália sorriu a Charles Leclerc. Monza, a Catedral da Velocidade recebeu a qualificação para o GP da Itália, com o céu limpo e sem ameaça de chuva. Com nove pilotos penalizados, a grelha final iria sempre mudar muito em relação à ordem obtida nesta sessão. Mas nas contas mais simples do cronómetro, foi Charles Leclerc a fazer o melhor tempo da sessão, com o tempo de 1:20.161s, seguido de Max Verstappen e Carlos Sainz. A festa foi dos Tifosi e a Ferrari conseguiu dar uma alegria aos fãs da Scuderia, com uma excelente volta.

O filme da qualificação

A qualificação para o GP de Itália iria acontecer sem ameaça de chuva, mas seriam precisas contas para entender a grelha para a corrida de amanhã, com nove pilotos penalizados. Tínhamos também a estreia de Nyck de Vries depois da cirurgia de Alex Albon devido a uma apendicite. 

Artigos relacionados

F1: Max Verstappen deve considerar Aston Martin se sair da Red Bull

30 Julho, 2026
Leonardo Fornaroli na rota da Haas F1: negociações em curso

Leonardo Fornaroli na rota da Haas F1: negociações em curso

30 Julho, 2026

Q1

Assim que as luzes verdes foram vistas no final da via da boxes, os Aston Martin entraram em pista, mas foi preciso esperar praticamente dez minutos para vermos tempos verdadeiramente competitivos e foi Charles Leclerc a fazer o tempo de 1:21.280s, a referência depois das primeiras voltas lançadas, seguido de Carlos Sainz (+0.068s) e George Russell (+0.5s) a completar o top 3. Seguiam-se os dois Red Bull (Verstappen e Pérez) a completar o top 5, a larga distância dos pilotos da frente. No que diz respeito à zona de eliminação, tínhamos Kevin Magnussen, Valtteri Bottas, Lance Stroll, Mick Schumacher e Sebastian Vettel.

Nas segundas tentativa, Max Verstappen baixou para o segundo 20, deixando Leclerc a 0.358 seg. Kevin Magnussen, que estava na zona de eliminação, viu o seu tempo apagado por exceder os limites de pista.

A Q1 chegou ao fim pouco depois e de fora da Q2 ficaram Mick Schumacher, Kevin Magnussen, Lance Stroll, Sebastian Vettel e Nicholas Latifi, confirmando-se a passagem à Q2 de Nyck de Vries na sua primeira sessão de qualificação (com o tempo apagado na última tentativa, mas ainda assim o suficiente para passar à próxima fase). 

Q2

Quando faltavam 12 minutos para o fim da Q2 os pilotos encaminharam-se para a pista, para as primeiras tentativas. Carlos Sainz chegou ao segundo vinte, ficando à frente de Max Verstappen (+0.330s), sendo destronando pouco depois por Charles Leclerc. Assim, tínhamos Ferrari, Red Bull e Lewis Hamilton no top 5 enquanto que na zona de eliminação tínhamos Valtteri Bottas, Nyck de Vries, Zhou Guanyu, Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda, que acabou por não fazer qualquer tempo.

O fim da sessão deu-nos Esteban Ocon, Valtteri Bottas, Nyck de Vries, Zhou Guanyu e Yuki Tsunoda. Na frente do pelotão não vimos grandes mudanças 

Q3

As equipas demoraram algum tempo para lançar os carros para a pista, mas quando isso aconteceu, vimos um comboio de monolugares a sair das boxes, embora a Mercedes tenha esperado mais um pouco para dar luz verde aos pilotos para a primeira tentativa. Carlos Sainz começou a sua primeira volta com um excelente andamento, mas Max Verstappen estava com a corda toda no segundo parcial. Sainz manteve o primeiro lugar com o tempo de 1:20.584s, seguido de Charles Leclerc (+0.186s) e Max Verstappen (+0.275s). Sergio Pérez e George Russell a completavam o top 5, enquanto Fernando Alonso abortou a sua volta e não tinha tempo nesta fase. 

Depois das trocas de pneus para a última tentativa, vimos Pérez a querer ir para a frente do pelotão e Verstappen a afastar-se o mais possível dos Ferrari que seguiam na sua frente, com os Mercedes bem mais para trás, sem quererem nada com o tráfego. 

Charles Leclerc destacava-se a meio da volta, com Verstappen também com grande ritmo. Carlos Sainz não melhorou o seu tempo, mas Leclerc melhorou o registo do seu colega de equipa e assumiu a pole, que não foi negada por Max Verstappen que ficou com o segundo lugar, à frente de Carlos Sainz que completou o top3.  Sergio Pérez fez o quarto tempo e Lewis Hamilton a completar o top 5. Seguiram-se George Russell, Lando Norris, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly e Fernando Alonso. 

A qualificação caiu então para a Ferrari com Leclerc a dar motivos de festa aos fãs que este fim de semana festejam o 75º aniversário da Ferrari e o centenário de Monza. A grelha terá um aspeto radicalmente diferente amanhã, mas para já temos a Scuderia a começar bem. Foi a 17ª pole de Leclerc na F1, a oitava este ano e a pole nº 240 para a Ferrari.

Tags: Charles LeclercF1FerrariFormula 1LeclercMonza
Fábio Mendes

Fábio Mendes

Em 2013 criei um blog com um grupo de amigos, que me abriu as portas para o fantástico mundo do motorsport e do AutoSport, onde escrevo desde 2017.

Artigos relacionados

FÓRMULA 1

F1: Max Verstappen deve considerar Aston Martin se sair da Red Bull

by José Luis Abreu
30 Julho, 2026
Leonardo Fornaroli na rota da Haas F1: negociações em curso
FÓRMULA 1

Leonardo Fornaroli na rota da Haas F1: negociações em curso

by José Luis Abreu
30 Julho, 2026
Next Post
GP Itália F1, Charles Leclerc: “tem sido um bom fim de semana”

GP Itália F1, Charles Leclerc: "tem sido um bom fim de semana"

GP Áustria F1, Max Verstappen: “uma luta com diferenças muito curtas”

GP de Itália F1, Max Verstappen: “Penso que vai ser uma 'batalha' interessante amanhã”

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Rali da Madeira: Kris Meeke venceu super especial e arranca na frente

Rali da Madeira: Kris Meeke venceu super especial e arranca na frente

30 Julho, 2026
SONDAGEM: Quem vai vencer o Rali da Madeira? dê o seu palpite!

SONDAGEM: Quem vai vencer o Rali da Madeira? dê o seu palpite!

30 Julho, 2026
WRC: Adrien Fourmaux (Hyundai) é o primeiro líder do Rali da Finlândia

WRC: Adrien Fourmaux (Hyundai) é o primeiro líder do Rali da Finlândia

30 Julho, 2026

F1: Max Verstappen deve considerar Aston Martin se sair da Red Bull

30 Julho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright