GP da Hungria F1: Destaques da corrida

Por a 31 Julho 2022 16:52

Os destaques desta corrida são claramente a vitória improvável de Max Verstappen, vindo do 10º lugar da grelha numa das piores pistas em que isso pode suceder, o Hungaroring, o bom momento da Mercedes, que continua claramente em crescendo e mais uma possível vitória deitada fora pela Ferrari com decisões estratégicas muito questionáveis.

Verstappen brilhante

Max Verstappen superou a perda de potência do motor do seu RB18 na qualificação e do consequente 10º lugar na grelha, e ainda de um pião quando perseguia o primeiro lugar da corrida, vencendo de forma absolutamente arrasadora alargando para 80 pontos a sua margem no campeonato. O segundo pitstop da Red Bull foi decisivo, na volta 39, colocando pneus médios que muitos julgavam não durar o suficiente. Todos se enganaram, menos a Red Bull. Mesmo com um pião de 360 graus, Verstappen, que já tinha passado Leclerc uma vez voltou a fazê-lo, e com a mesma facilidade.

Sergio Pérez, no outro Red Bull, foi quinto, numa corrida morna, mas tendo em conta o que fez Verstappen, a Red Bull nem se deve ter ralado muito.

Mercedes a crescer

Lewis Hamilton encabeçou um Mercedes 2-3 num fim de semana em que George Russell obteve a sua primeira pole na F1. O inglês liderou 30 voltas, e depois foi capaz de suplantar os Ferrari, cedendo o seu segundo lugar a Hamilton já muito perto do final da corrida, pois Hamilton tinha os seus pneus macios em bom estado e tirou partido disso.

ainda falta algo à Mercedes, mas esta é claramente uma equipa diferente da que víamos há algumas corridas mais atrás. Segundo duplo pódio consecutivo para a Mercedes…

Ferrari de mal a pior

O que se viu na primeira parte da corrida não deixava antever o descalabro que foi a segunda metade. Leclerc, que tinha ultrapassado Russell na liderança da corrida com um movimento espantoso à por fora de Russell na zona de travagem da Curva 1 na volta 31 de 70, mas no seu segundo pitstop, a Ferrari optou por colocar-lhe pneus duros enquanto Russell e Verstappen estavam em médios. Erro crasso. O que a equipa devia ter feito era prolongar ao máximo essa segunda paragem até que Leclerc pudesse fazer o último stint de pneus macios. Para nós é agora fácil ver o que a Ferrari fez mal, mas ninguém na equipa o percebeu antes e isso foi fatal…

Isso permitiu a Verstappen apanhar facilmente Leclerc e passá-lo e fugir. Aliás, passá-lo duas vezes com um ‘360’ pelo meio…

A ‘coisa’ foi tão má que depois de Leclerc ter sido passado por Russell a equipa chamou-o para uma terceira paragem para os pneus macios. Isto retirou-o da luta do pódio e levou-o até ao sexto lugar.

Carlos Sainz nunca conseguiu dar grande luta a George Russell, e teve de se contentar com o quarto lugar, à frente de Sergio Perez.

Altos e baixos na McLaren

Lando Norris fez uma corrida calma ao sétimo lugar depois do seu principal rival, a McLaren, Alpine, ter cometido o mesmo erro que a Ferrari no início da corrida ao montar os pneus duros em ambos os seus carros nos primeiros pitstop.

Daniel Ricciardo rodava atrás do seu companheiro de equipa, mas também fez uma mudança totalmente falhada para pneus duros, o que contribuiu para o 15º posto em que terminou.

Alpine errou nos pneus

Como já referimos, a Alpine cometeu o mesmo erro da Ferrari. Alonso e Ocon foram inicialmente ultrapassados pelos Aston Martin mas conseguiram recuperar para ocupar o oitavo e nono lugares, igualando a contagem de pontos da corrida de McLaren em virtude do mau resultado de Ricciardo, que deu um toque em Lance Stroll na Curva 2 e sofreu uma penalização de cinco segundos, caindo na classificação.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
pedro_speed
pedro_speed
1 ano atrás

O grande destaque da corrida é sem sombra de dúvida a Ferrari, mas pela negativa!

2020
2020
1 ano atrás

O que não se esforça para nada rodeado de 2 ascorosos…. Só falta a Ferrari ceder aos porcos da Mercedes e terem alterado já o carro para as novas regras…. A pedido de amigos.

garantia4
garantia4
1 ano atrás

Perfeito, perfeito, terá estado lá próximo, mas…. como não lembrar a sorte (não existe?) de ter feito o pião sem consequências, a começar pelos Pilelli? Ou da ajuda/ colaboração que teve do mexicano 1) no arranque 2) no timing dos pit stop e 3) imediatamente a seguir a esse pião como se viu nas imagens? Com a Ferrari foi mau de mais, mas que tal também lembrar – por exemplo – que o Arrivabene numa situação igual lembrou-se de publicamente, em frente aos jornalistas, criticar a estratégia dizendo que na Ferrari havia demasiados engenheiros agarrados ao computador e nenhum “pisteiro”,… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 ano atrás

Destaque positivo: mega corridão de Hamilton no chasso Mercedes.

Destaque negativo: estrategas da Ferrari a ajudar o Max. lol
Destaque negativo 2: a vergonha das ordens de equipa para Pérez que protegeu Max em todas as situações e as viúvas choronas cá do burgo meterem a viola no saco porque não se chama Bottas. hahahaha

Lagaffe
Lagaffe
1 ano atrás

A Ferrari arrisca-se a ter o carro mais rápido do campeonato e terminar em terceiro no campeonato! Irá manter os mesmos pilotos?
Mclaren segue fraquinha com uma diferença tremenda entre o Ricciardo e o Norris. Dá-me a impressão que este último não está nada contente com a equipa, não me surpreende que tente mudar de carro.
Max e a Red Bull foram impressionantes. Até quando cometem erros conseguem vencer!

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado