GP da Bélgica F1, Drive Through: Os cinco piores

Por a 29 Agosto 2022 16:12

Depois de revermos quem esteve melhor no GP de Spa-Francorchamps é hora de analisarmos as prestações menos bem conseguidas do fim de semana.

Ferrari

Mattia Binotto afirmou, após a corrida de ontem, que foi a Red Bull que esteve muito forte e que o desempenho da equipa italiana tinha sido idêntico a outras provas. Ainda que isto possa ser verdade, durante a corrida o único carro da Mercedes em pista ameaçou o terceiro lugar de Sainz e esteve sempre muito confortável na frente de Charles Leclerc.

Dá ideia que o Ferrari perdeu competitividade, se foi por causa da diretiva técnica imposta pela FIA terá de ser analisada nas próximas corridas, mas uma coisa é certa, não foi um bom regresso à competição que tem ainda mais duas corridas consecutivas.

McLaren

Ainda são “só” 20 pontos de diferença entre Alpine e McLaren, mas a equipa de Woking dá sinais de estar muito mais atrasada em termos de desenvolvimento do que os adversários franceses. Fernando Alonso ainda conseguiu qualificar-se melhor do que os Mercedes e a McLaren nunca conseguiu colocar-se ao mesmo nível em Spa-Francorchamps.

Tendo em conta o historial da McLaren esta época, a equipa precisa de trabalhar muito e rapidamente para apanhar a Alpine se ainda quiser lutar pelo quarto lugar do campeonato.

Haas

Viu-se muito pouco dos pilotos da Haas na corrida belga. Só Nicholas Latifi, que danificou o seu Williams nas voltas iniciais, é que terminou mais atrasado do que Kevin Magnussen e Mick Schumacher. O facto dos dois Haas terem estado uns furos abaixo, com as atualizações em ambos, somando o desempenho dos Ferrari e as semelhanças entre chassis, dá a ideia que a diretiva técnica da FIA fez as suas vítimas em Maranello.

Alfa Romeo

A Alfa Romeo decidiu trocar de componentes nos dois carros em Spa-Francorchamps e penalizar os dois pilotos, tentando depois recuperar posições durante a corrida. Mas as coisas começaram logo a correr mal, com o abandono de Valtteri Bottas que ficou com o carro preso na caixa de gravilha após o pião de Nicholas Latifi. Zhou Guanyu tentou escapar ao “comboio” do meio do pelotão e chegar a um resultado mais positivo. Perdeu a discussão com Yuki Tsunoda na fase final da corrida.

Nicholas Latifi

São já muitas vezes que Nicholas Latifi é referido pelos maus desempenhos em pista. Há casos mais flagrantes do que outros e em Spa é um desses casos. No mesmo fim de semana em que Alexander Albon consegue um resultado fantástico em qualificação e aguenta 5 pilotos com carros mais rápidos do que o Williams na corrida, somando mais um ponto para o campeonato, o piloto canadiano comete um erro nas primeiras voltas que lhe custou todo o resto de prova. Isto numa semana em que afirmou que a equipa deve apenas analisar e decidir o seu futuro, tendo em conta os desempenhos pós-Silverstone devido às atualizações do carro. Dizia Latifi que sentia que podia tirar mais partido do monolugar e arriscar mais…

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado