GP da Bélgica F1, a Desilusão: Sergio Pérez

Por a 29 Julho 2024 10:55

Havia três fortes candidatos à Desilusão do GP da Bélgica. Mas, olhando ao cenário atual e à situação em que se encontra, Sergio Pérez foi o escolhido.

No caso de Yuki Tsunoda, num fim de semana em que a Red Bull iria tomar decisões quanto ao futuro, o piloto japonês não conseguiu evidenciar-se. Tsunoda tem estado melhor que Daniel Ricciardo, com mais dez pontos no campeonato. A velocidade do #22 não está em causa, mas a sua impetuosidade e falta de calma em pista irão minar a carreira do piloto se não mudar. Já com quatro épocas na F1, não temos visto Tsunoda a melhorar nesse capítulo e talvez por isso estará fora das contas para uma potencial substituição de Sergio Pérez. A mentalidade do japonês não lhe permite estar numa equipa de topo, nem sequer enfrentar Max Verstappen. Neste fim de semana, acabou por não conseguir mostrar o que pode e deve fazer.

Lando Norris foi também destaque pela negativa. Mais uma largada falhada, desta vez de forma incrível. Sozinho, sem pressão, quis jogar pelo seguro e acabou a sair ligeiramente para a caixa de gravilha na curva 1, o que comprometeu a corrida. Norris podia estar muito mais perto de Max Verstappen (o neerlandês tem mais 78 pontos que o piloto da McLaren), mas tem desaproveitado oportunidades claras, por culpa própria. Norris reconheceu os erros, mas tem de fazer melhor se quiser, de facto, lutar pelo título.

Mas a desilusão do fim de semana foi Pérez. Começou bem o fim de semana e o terceiro lugar na qualificação, que se transformou em segundo, abria a porta a um bom resultado, para afastar a pressão que tem sentido. Mas na corrida voltou a desiludir. Especialmente no último stint, perdeu ritmo e caiu para o oitavo lugar, sétimo depois da desclassificação de Russell. Mais uma má exibição do mexicano, no que pode ter sido a sua última corrida pela Red Bull… e até na F1.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

3 comentários

  1. Cágado1

    29 Julho, 2024 at 11:17

    Há muito que não defendo o Sergio Pérez, porque acho que ele tem estado mesmo uns furos abaixo do previsto, mas desta vez defendo.
    A desilusão do Pérez em Spa, para mim limita-se a ter partido mal e não ter aproveitado o 2º lugar da grelha – que é frequentemente melhor que o 1º. A partir daí, o msu que aconteceu foi mais culpa da RB do que dele.
    A partir daí fez um bom 1º turno, sempre no ritmo dos primeiros, numa boa estratégia de conservação.
    Para o 2º turno, fizeram-no parar fora de tempo e cair no tráfego, com pneus médios (enquanto ao Max meteram duros). Fez pouquíssimas voltas, com uns pneus que claramente não eram os adequados e perdeu tempo significativo.
    Por causa disso, parou para montar duros muito antes dos outros. No início do 3º turno teve um ritmo positivo, saindo ainda à frende Max, Norris, etc…
    Foi comido já perto do final, já sem pneus (tinham pouco menos uso que os do Russell, mas ele andou sempre no ar sujo).
    Foi burrada da RB. A estratégia normal seria médios, duros, médios (ou duros de novo), como fez o Verstappen e toda a gente que ficou classificada à frente dele.
    Portanto, não lhe apontem desta vez o dedo, excepto na partida, a culpa da sua má prestação foi da RB.

    • jo baue

      29 Julho, 2024 at 13:47

      Agora finda a corrida pode dizer- se que a estratégia acertada era M-H-H ou M- H. Como os brilhantes estrategas decidiram o uso de um set dos H no TL1 teria que ser a mesma estratégia do Russell ou dos 2 da Aston Martin ou seja, nunca mas nu a os M à volta 11.
      Arranque? Se o RB tinha dificuldades na recta, como podia ter ultrapassado, ou, ao menos discutido a travagem para a liderança na Kemel como fez com o Force India ?

      • Cágado1

        29 Julho, 2024 at 14:27

        Sim, é verdade que os RB tiveram dificuldades inesperadas na reta e poderia de qq forma não ter chegado, mas o Pérez perdeu o lugar ainda em la Source. Conseguiu recuperar e pôr-se ao lado do Hamilton antes de Eau Rouge, mas teve o bom senso de tirar o pé, senão podia ter acabado muito mal para os dois – e ali, quando acaba mal, é mesmo mal!

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado