GP da Arábia Saudita de F1: Nova vitória fácil de Max Verstappen

Por a 9 Março 2024 18:31

Arrancou na frente e só não liderou devido a um Safety Car que baralhou tudo em pista, porque muitos foram às boxes, e outros tantos não. Mas quando lá voltou Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) foi-se afastando e venceu o GP da Arábia Saudita com a maior das facilidades, não dando a mais pequena das hipóteses aos seus adversários. Duas corridas, duas vitórias, duas dobradinhas para a Red Bull com Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda) em segundo com Charles Leclerc (Ferrari SF-24) a completar o pódio.

A corrida teve dois abandonos, Pierre Gasly desistiu na 1ª volta com problemas na caixa de velocidades do Alpine, Lance Stroll bateu num muro trazendo um Safety Car cedo na corrida, que baralhou muito o pelotão com as posições a definirem-se somente no último terço da corrida.

Quarto lugar para Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes) na frente de Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes), seguindo-se George Russell (Mercedes F1 W15) e Ollie Bearman (Ferrari SF-24) que se estreou na F1 com um 7º lugar, depois de uma fantástica exibição de um rookie.

Grande luta entre Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) e Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15) pelo oitavo lugar com o piloto da McLaren a terminar na frente, com o derradeiro lugar pontuável a ir para Nico Hülkenberg (Haas VF-24/Ferrari) depois de uma bela estratégia da equipa, que teve Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari) a suster um longo pelotão atrás de si, abrindo caminho ao 10º lugar do seu colega de equipa.

Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) saiu da pole foi para a frente da corrida, primeiro face a Leclerc, que arrancou mal e teve logo Perez à ‘perna’. Com o Safety Car foi às boxes na volta 8 e regressou atrás de Lando Norris. Não teve qualquer pressa do passar, passou-o na volta 13 e navegou facilmente até à vitória, terminando com 13.643s de avanço para Pérez.

Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda) passou Leclerc na volta quatro, que nem luta deu, e ficou claro que a Red Bull tinha um ritmo nos dois carros, que não era alcançável por nenhuma outra equipa. Nem sequer um penalização de cinco segundo após a volta 12 o incomodou devido a um ‘unsafe release’ nas boxes. Terminou calmamente com cinco segundos na frente de Leclerc.

Charles Leclerc (Ferrari SF-24) passou Lewis Hamilton na volta 15 depois do inglês ter ficado em pista aquando do Safety Car, tal como Lando Norris. Foi facilmente batido por Pérez, ainda fez a melhor volta da corrida perto do final, mas teve uma corrida aborrecida pois percebeu-se claramente que não tinha ritmo para os Red Bull, mas tinha de sobra para os restantes atrás.

Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes) foi quarto, longe de Leclerc, mas com Alonso a ‘morder-lhe os calcanhares’ perto do final da corrida. Travou uma bela luta com Hamilton, não conseguia passar, mas também não precisava de arriscar pois sabia que o piloto da Mercedes tinha de ir às boxes. Com isso, perdue o contacto com Leclerc, mas também dificilmente lá chegaria e percebeu isso cedo, mantendo-se por ali, calmo até ascender ao quarto lugar. Mas ainda tentou passar Hamilton, na volta 35, passou-o, mas travou tarde, falhou a curva foi pela escapatória e teve de devolver a posição.

Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes) terminou em quinto, cedo percebeu que não tinha andamento para os McLaren, mas um deles, Lando Norris escolheu uma má estratégia e com isso o espanhol ficou na sua frente, pois o piloto da McLaren foi perdendo tempo e quando finalmente foi às boxes caiu várias posições. Quanto a Alonso, apesar de ter dito que os McLaren estavam “noutra liga” ainda conseguiu bater um deles. O melhor que podia ter conseguido, hoje.

George Russell (Mercedes F1 W15) foi sexto e teve uma corrida muito solitária pois Alonso conseguiu sustê-lo atrás de si.

Grande corrida do ‘rookie’ Ollie Bearman (Ferrari SF-24), que foi sétimo apenas com um treino livre e a qualificação para se adaptar a uma pista muito difícil e ao carro.

Quase tudo o que fez, fez bem, um pequeno erro aqui e ali, especialmente na qualificação, mas concluiu uma corrida que só pode ser considerada de notável.

No início não conseguia passar Tsunoda mas teve paciência e conseguiu-o subindo a 11º, três voltas depois, na 14ª , passou Zhou na curva 1, também, e chegou ao 10º posto. Na volta 21 foi a vez de um Haas, passou para nono, e quanto finalmente Lando Norris e Lewis Hamilton foram às boxes, subiu para sétimo e daí até final da corrida logrou manter ambos atrás de si, alcançando um excelente sétimo posto, numa corrida que nunca mais lhe sairá da memória. Começou em 11º, terminou em 7º.

Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) foi oitavo porque escolheu mal a tática. É verdade que era complicado para as equipas fazer uma dupla paragem nas boxes, mas quem se manteve me pista, caiu muito perto do final da corrida, quando tiveram de trocar pneus. Liderou a corrida porque ficou em pista, isto depois de ter feito falsa partida, mas como saiu da linha e parou de imediato, nada beneficiando a Direção de Corrida perdoou-lhe a penalização. A McLaren e a Mercedes mantiveram os seus pilotos o máximo que puderam em pista, se houvesse novo Safety Car era perfeito, mas não houve e com isso o oitavo lugar foi o melhor que conseguiu, com Ollie Bearman, um rookie a bater Lando Norris e Lewis Hamilton na sua primeira corrida. Veja-se o que fez a estratégia errada dos dois pilotos.

Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15) foi nono, e teve uma corrida à semelhança de Lando Norris. Foi passado por Leclerc na volta 15, na 23ª mantinha Piastri atrás de si, e na 37 foi às boxes, caiu para nono, onde terminou. Tinha oito segundo para recuperar a Bearman, mas não conseguiu, terminando logo atrás de Norris depois de uma grande luta com o compatriota na fase final da corrida.

Nico Hülkenberg (Haas VF-24/Ferrari) ficou com o derradeiro ponto, terminando em 10º. Só teve que esperar que Guany Zhou fosse às boxes para herdar o 10º posto, mas a estratégia da HAAS deixou ‘furibundos’ os adversários diretos. Hulkenberg foi o outro dos quatro carros que não parou para trocar pneus sob o Safety Car, com o seu companheiro de equipa Kevin Magnussen, a sacrificar a sua corrida em prol da equipa, pois ‘travou’ o pleotão atrás de si enquanto Hulkemberg se afastava conseguindo depois manter a sua posição na pista, depois de ir às boxes. Foi bem pensado pela HAAS. Mas para o conseguir, Magnussen foi penalizado duas vezes em 10 segundos por causa da forma como defendeu a sua posição, uma vez com o Williams de Alex Albon a outra com o RB de Tsunoda, que passou cortando uma chicane. A sua condução irritou os rivais, mas a tática funcionou na perfeição para garantir à Haas o seu primeiro ponto do ano.

Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes) terminou em 12º depois de passar dois pilotos no último terço da corrida, mesmo depois de ter sofrido danos na asa da frente devido a um toque, numa confusão, na volta 33 passou Tsunoda, na 46 paddou Ocon.

Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari) ficou logo a seguir, devido ao que já explicámos atrás, com a classificação a fechar-se com Esteban Ocon (Alpine A524/Renault) em 13º seguindo-se Yuki Tsunoda (RB VCARB 01/Honda),

Logan Sargeant (Williams FW46/Mercedes), Daniel Ricciardo (RB VCARB 01/Honda) que teve uma má corrida, Valtteri Bottas (Kick Sauber C44/Ferrari) e Zhou Guanyu (Kick Sauber C44/Ferrari) com Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes) e Pierre Gasly (Alpine A524/Renault) a abandonarem o primeiro por despiste, o francês da Alpine devido a problemas na caixa de velocidade do seu A524.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Phil1971
Phil1971
1 mês atrás

A primeira palavra hoje é para o miúdo Bearman, que mereceu inteiramente o prémio de piloto do dia. Depois Verstappen nem vale a pena dizer nada, Perez mesmo com a penalização conseguiu segurar o 2 lugar e Leclerc faz uma corrida sozinho. Alonso regular como sempre e Norris a conseguir segurar Hamilton e por fim uma palavra para Hülkenberg e a Haas a conseguir um ponto

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
1 mês atrás

2023 all over again, quero ver as desculpas da Mercedes para mais um fracasso e resultado apesar da grande corrida do Hamilton que deu tudo o que podia, este W15 ainda consegue ser pior e mais lento que o W14 que vergonha o James Allisson que se reforme, ainda bem que vai para a Ferrari parece que tomou a decisão certa! A red bull ainda consegue estar mais confortável e rápida que em 2023 e ainda tem muito potencial de desenvolvimento com este RB20, apesar do Leclerc nestas 2 corridas a Ferrari ter estado muito mais consistente e perto da… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  GuiMoreiraMclaren
1 mês atrás

Onde é que leu / ouviu que o Allison vai para a Ferrari?

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
Reply to  Pity
1 mês atrás

o Hamilton, não o Allisson!

Pity
Pity
Reply to  GuiMoreiraMclaren
1 mês atrás

Ah bom, percebi mal.
Não considere as minhas palavras como crítica destrutiva, antes um alerta para que melhore. Você escreve de forma um pouco atabalhoada, Neste caso, você tinha acabado de falar do Allison e passou para o Hamilton sem se lhe referir, ficou confuso. Uma palavra ou uma vírgula a mais ou a menos, altera completamente o sentido de uma frase.

Thor
Thor
1 mês atrás

50 voltas de emoção!

Pity
Pity
1 mês atrás

Desta vez, o Max não deu um calendário ao Perez, se descontarmos os 5 segundos de penalização. De resto, tudo mais ou menos previsível, com a estratégia de Norris e Hamilton a não pagarem dividendos. Curiosamente, nunca vi nada de muito especial no Bearman, nas F3 e F2 mas, pelo que fez nestes dois dias, merece todas as felicitações que recebeu. Bonito gesto dos pilotos da Mercedes a irem felicitá-lo. Zak Brown pode dormir descansado, a ex-Alpha Tauri não vai incomodar a McLaren, pelo que se viu nestas duas corridas. Uma palavra especial para o Magnussen: 20 segundos de penalizações!… Ler mais »

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  Pity
1 mês atrás

Concordo em absoluto. O magnussen às vezes desliga. Por isso as vezes sinto que o Stroll é um bocado injustiçado. Hoje por exemplo, só ultrapassou os limites da pista uma vez. Mas ninguém fala disso 😏

Last edited 1 mês atrás by alvesba22020_gmail_com
Cágado1
Reply to  Pity
1 mês atrás

Quem o foi cumprimentar foram os compatriotas (que só por acaso são pilotos da Mercedes 😉 )

Last edited 1 mês atrás by Cágado1
Pity
Pity
Reply to  Cágado1
1 mês atrás

Compatriotas ou não, o que importa é que foi um gesto bonito.

917/30
Reply to  Pity
1 mês atrás

Sigo a F2 e F3 e qualidade nunca faltou a Bearman, por ex. enquanto rookie na F2 em Baku no ano passado deu um calendário a todos, (terá um especial talento para pistas citadinas?), ainda assim, o que fez nesta prova é algo de especial. Quanto a K. Mag, não tem nada a ver com desligar o cérebro. Depois de ter apertado Albon (típico em K Mag ele guia assim e não há nada a fazer) e de ter levado 10s. ficou a trabalhar para a equipa. Passou Tsunoda fora dos limites da pista (+10seg.), não se preocupando em devolver… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  917/30
1 mês atrás

Sim, o Magnussen fez um grande trabalho de equipa, é indiscutível, mas levar duas penalizações de 10 segundos mancha a corrida dele.

917/30
Reply to  Pity
1 mês atrás

Só se deve considerar uma. Tal como disse acima, a segunda penalização foi por deliberadamente (e em prol da equipa) não ter devolvido o lugar o Tsunoda.

jacinto-18
jacinto-18
1 mês atrás

Hoje na minha opinião fiquei deveras convencido daquilo que penso em relação a Leclerc. É rápido para uma volta o resto normalíssimo. Ollie Bearman fez tempos por volta muito semelhantes em corrida mas a sua condição é bem diferente deste.

917/30
Reply to  jacinto-18
1 mês atrás

Leclerc andou qb, não tinha hipótese nenhuma de bater os RB, pelo que foi só trazer o carro até ao fim. Seria uma estupidez andar a 100% para o resultado ser exactamente o mesmo…

Last edited 1 mês atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
jacinto-18
jacinto-18
Reply to  917/30
1 mês atrás

Um campeão nunca se resigna. Senão nunca teríamos Vestappen Shumacher Senna Hamilton e muitos outros.

917/30
Reply to  jacinto-18
1 mês atrás

Um campeão também usa a cabeça, senão não teríamos Lauda, Stewart, Prost, Piquet Fittipaldi…

Last edited 1 mês atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Pu7oze
Pu7oze
Reply to  917/30
1 mês atrás

Eu já nem vejo a Fórmula 1
Estes carros são horríveis
Peso exorbitante,
Com um tamanho enorme.
E a paródia da FIA em querer que estes monolugares sejam mais amigos do ambiente.
Quando temos um calendário cheio de provas urbanas.
Sem falar do processo de construção destas baterias…
Enfim não sei onde vai parar a F1 no futuro.
mas uma coisa é certa há mais fans neste momento a querer ver o Wec que este campeonato onde já se vai saber quem será o campeão de 2024 e 2025

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado