GP Canadá F1, Charles Leclerc: uma corrida de limitação de danos

Por a 20 Junho 2022 18:54

Depois dos problemas que sentiu na sua unidade de potência em Baku, Charles Leclerc teria sempre uma corrida difícil no Grande Prémio do Canadá, acabando por limitar os danos com um quinto lugar apesar de algumas contrariedades ao longo da corrida de Montreal.

Com aquele fumo que saiu do escape do F1-75 do monegasco no Grande Prémio do Azerbaijão vinha a certeza quase absoluta de que o piloto da Ferrari teria de montar novos componentes do seu V6 turbo híbrido na prova canadiana, o que foi confirmado pela “Scuderia” na tarde de sexta-feira.

Após a qualificação, ficaria definido que Leclerc arrancaria de décimo nono, tendo atrás de si Yuki Tsunoda, que também montara componentes da sua unidade de potência.

O Ferrari mostrava-se competitivo no traçado do Circuit Gilles Villeneuve que, com um lay-out em que as ultrapassagens são possíveis, era um bom local para que o monegasco pudesse colocar na sua “frota de motores” um V6 turbo híbrido completamente novo.

No entanto, num plantel em que o miolo se mostra muito aguerrido, chegar ao pódio, ou até aos quatro primeiros, não se afigurava um objectivo fácil de concretizar.

O monegasco arrancou com pneus duros para fazer um primeiro longo “stint” e dessa forma ganhar posição em pista para aproveitar a superior performance do seu Ferrari F1-75.

O piloto da formação de Maranello ganharia apenas uma posição no arranque, mas até à quinta volta subia a décimo quinto, atrás de Lando Norris.

Envolvido num “comboio de DRS”, Leclerc sentia dificuldades, até porque a Ferrari tinha apostado numa configuração de baixíssimo apoio aerodinâmico para aumentar a velocidade de ponta do carro número dezasseis. No entanto, esta configuração tinha a contraindicação de deixar o F1-75 com menos tracção à saída do Gancho du Casino, o que lhe apresentava dificuldades para realizar a ultrapassagem na longa recta que se seguia, a zona de eleição para a manobra.

Leclerc perdia cerca de um segundo por volta para os Mercedes, que era o objectivo para a corrida da tarde de domingo – suplantar Lewis Hamilton e George Russell e esperar que isso fosse suficiente para um pódio.

No entanto, quando estavam decorridas vinte, e ainda com uma paragem pelo caminho, Leclerc estava já a mais de uma passagem pelas boxes de Hamilton e a treze segundos de Russell, sendo quase uma impossibilidade que conseguisse apanhar qualquer um dos Mercedes em condições normais.

Para dificultar ainda mais a situação do piloto da Ferrari, Esteban Ocon, com pneus mais frescos, parara na décima nona volta, e com uma elevada velocidade de ponta no seu Alpine, mostrou-se demasiado forte para Leclerc, que já se debatia com problemas de tração provocados pelos pneumáticos com que iniciara a corrida.

Face às dificuldades, a Ferrari chamaria o seu piloto às boxes, para a sua única troca de borrachas na quadragésima primeira volta, perdendo cerca de três segundos na operação relativamente ao que seria esperado.

Esta falha da equipa de Maranello atirava Leclerc para o décimo segundo posto, perdendo lugares para Lance Stroll, Guanyu Zhou, Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo, pilotos que já tinha suplantado.

O monegasco levaria sete voltas a ver-se livres destes quatro pilotos, o que lhe custou cerca de seis segundos.

Com a situação de Safety-Car provocada por Yuki Tsunoda, que saiu de pista quando deixava as boxes, ficou com os dois pilotos da Alpine na sua mira, tendo-os conseguido ultrapassar até à sexagésima volta, mas os Mercedes estavam demasiado longe e apresentavam um ritmo forte, tendo ainda pneus ligeiramente mais frescos.

No final, o quinto lugar era o máximo que o monegasco conseguia, o que acaba por ser um bom resultado para quem partiu de décimo nono na grelha de partida.

A Ferrari voltou a cometer um erro operacional nas boxes, mas acabou por não ter impacto no desfecho da corrida de Leclerc que não seria capaz de apanhar os dois Mercedes, tendo ainda sido beneficiado pelo Safety-Car para terminar em quinto.

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