GP Brasil F1: Valtteri Bottas vence corrida Sprint, Hamilton recupera 15 posições

Por a 13 Novembro 2021 20:04

Valtteri Bottas venceu a corrida Sprint, com uma boa prestação do finlandês que largou melhor que Max Verstappen, conseguindo segurar o piloto da Red Bull nas fases finais da corrida. Mas a grande estrela desta prova foi Lewis Hamilton que fez uma recuperação espantosa, uma das melhores exibições do ano, que lhe valeu o quinto lugar.

Na largada, Valtteri Bottas aproveitou da melhor forma os pneus macios instalados no seu Mercedes e fez uma excelente largada, passando para a frente da corrida, seguido de Carlos Sainz, que conseguiu passar por Max Verstappen. Lewis Hamilton, com médios calçados, largou bem e numa volta conseguiu subir até ao 14º posto, iniciando uma excelente recuperação. Também Lando Norris fez uma boa largada, aproveitando um arranque menos conseguido de Pierre Gasly. Daniel Ricciardo começou mal a corrida e caiu para o décimo posto e Kimi Raikkonen viu a sua corrida piorar drasticamente, com um pião que o atirou para o fim da grelha, depois de um desentendimento com Antonio Giovinazzi. 

Na volta 4, Verstappen recuperou o segundo lugar, passando Sainz, ao mesmo tempo que Hamilton subia ao 13º posto, subindo mais uma posição pouco depois, ficando atrás de Fernando Alonso, que por sua vez não conseguiu segurar o britânico por muito tempo. 

Na frente, Verstappen começava a aumentar o ritmo e aproximava-se de Bottas, com a diferença a cair para 2 segundos entre os dois pilotos. As lutas sucediam-se e Lando Norris passou Charles Leclerc, subindo ao quinto posto, atrás de Sergio Pérez, que atacava Sainz, em terceiro lugar.

Hamilton apanhou um “comboio DRS”, ficando atrás de Ricciardo, o que complicava a tarefa do #44, mas a determinação do piloto Mercedes fez com que o McLaren não o impedisse de subir ao 10º posto. 

Com dez voltas para o fim, Verstappen ficava finalmente com DRS para atacar Bottas, mas era Hamilton que dava espetáculo e passava Vettel. O #44 não demorou muito tempo a “despachar” Esteban Ocon, instalando-se no oitavo posto, com Pierre Gasly a ser o “cliente” seguinte, numa recuperação notável do campeão britânico, que continuava com um ritmo impressionante. Leclerc, em sexto, ficava ao alcance de Hamilton, que conseguiu passar o monegasco da Ferrari três voltas depois. Na frente tudo se mantinha na mesma, com Bottas a segurar Verstappen e Sainz segurava Pérez. 

Até ao fim da corrida ainda vimos mais uma espetacular manobra de Hamilton, passando Norris pelo quinto lugar, carimbando uma recuperação de 15 posições em 24 voltas. Na frente, Bottas cruzou a linha de meta em primeiro lugar, à frente de Verstappen que não teve argumentos para passar o #77 e Carlos Sainz fechou o top 3.

Foi uma excelente operação da Mercedes e em especial de Lewis Hamilton que mostrou que pode sair do Brasil com um bom resultado. A recuperação foi brilhante, as manobras de ultrapassagem foram espetaculares e o quinto lugar equivale a um 10º na grelha de partida de amanhã. Se em 24 voltas Hamilton conseguiu recuperar 15 posições, o que conseguirá fazer amanhã? É a pergunta que todos queremos ver respondida, mas parece claro que este campeonato tem muito para dar ainda. Para a Red Bull foi uma corrida algo discreta, pois Pérez não teve andamento para passar Sainz e Verstappen não conseguiu aproximar-se o suficiente de Bottas, que fez também uma excelente corrida com uma boa gestão dos pneus macios, uma escolha ambiciosa do #77, mas que resultou na perfeição.

Lando Norris fez uma boa corrida e conseguiu ficar à frente de Leclerc, enquanto Ricciardo voltou a desapontar. Outra desilusão foi Gasly, que pagou caro um mau arranque e caiu assim para oitavo, à frente de Ocon e Vettel enquanto Alonso não brilhou como habitualmente nas corridas sprint, ficando atrás de Ricciardo.

Para amanhã está tudo em aberto. A penalização de Hamilton parecia complicar muito a tarefa do britânico, mas o andamento que evidenciou hoje mostra que o pódio não é de todo um objetivo irrealista. A Mercedes está forte e Hamilton está ainda mais motivado, jogando uma cartada decisiva nas contas do título, no palco onde o seu herói brilhou no passado. É essa inspiração que parece estar a alimentar o fogo de Hamilton, enquanto a Red Bull parece estar na expectativa. A luta McLaren vs Ferrari será algo desequilibrada, pois Ricciardo parte muito longe destas batalhas e apenas Norris poderá lutar contra os dois Ferrari que estão novamente fortes. As corridas em Interlagos são sempre animadas, mas a de amanhã promete muito. 

Em atualização

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
24 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RogerM
RogerM
2 anos atrás

O Bottas 2.0 tem surpreendido nesta fase da temporada. Se ontem a Mercedes falhou com o Hamilton, desta vez foi a Red Bull, não montando os Super macios. A juntar à pior partida do Verstappen, o Pérez novamente a desiludir sem conseguir sequer passar um brilhante Sainz com os pneus nas lonas. Aliás falando no mesmo, aos poucos vai abafando o prodígio Leclerc. Excelente corrida do Hamilton, que com este ritmo deixa tudo em aberto para a corrida.

MLS
MLS
2 anos atrás

Ai não anda o Mercedes..
Principalmente na retas, ate parece que os outros vao de marcha atrás
Enorme recuperação de Hamilton

Ainda vem Peter Bonninghton todo cheio de razão armamdo em chico esperto, foi mesmo Verstappen que que meteu a asa ilegal

*RPMS*™
2 anos atrás

Mais dois pontos ganhos para Verstappen…

Cumprimentos

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Boa corrida, pena o mau arranque do Versttapen senão acho que tinha ganho apesar da massiva performance do W12 com motores frescos boost máximo, tração máxima, mas o Max tinha melhores pneus e melhor ritmo, mas ultrapassar o mercedes na reta é impossivel! Amanhã ou faz um grande arranque, ou a Red Bull vai ter de ser muito fria e fazer o undercut como nos EUA, senão é game over para o titulo se o Versttapen não ganha amanhã! Sainz hoje esteve muito bem, que corrida, gestão de pneus e defender-se contra um monolugar muito superior! Ocon, Norris e Vettel… Ler mais »

garantia4
garantia4
2 anos atrás

Alguém ainda tem dúvidas sobre o motor de avião “igual ao velho” que montaram ao HAM?
Um circo como sempre. Um carro tornado 1 segundo mais rápido que a concorrência – aquilo parecia um F1 no meio de F2 – até faz faz pensar que o bottas é um Senhor piloto.
15 posições em tão poucas voltas? Aí se vê a credibilidade desta F1

kkk698
kkk698
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Sem duvida

917/30
2 anos atrás

Se as corridas fossem todas sprint o Bottas era campeão. lol LH andou muito bem, mas que avião é aquele MB, parecia que os outros estavam parados! p.s. agora só falta um idiota vir dizer aqui que o MB é um “monolugar inferior”…

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Pity
Pity
2 anos atrás

Estou sem palavras (mesmo assim vou comentar).
Hamilton foi fabuloso hoje. Só não digo que foi uma das suas melhores corridas, porque durou só um terço duma corrida normal. Esperava que tivesse mais dificuldade em ganhar posições. E com asa legal…
Bottas esteve em dia sim e fez uma corrida perfeita. Esperemos que continue assim amanhã.
Sainz foi outro a raiar a perfeição.
Pela negativa, Giovinazzi, a estragar a corrida ao Kimi.

JMHP
JMHP
Reply to  Pity
2 anos atrás

É verdade que a Mercedes está muito forte aqui e que LH fez uma Sprint espectacular mas convém lembrar que a recuperação só foi possível assim porque os carros nas Sprint vão bastante mais leves e rápidos do que os pesados e longos stints das corridas de domingo.
Amanhã será uma corrida diferente e parece inevitável que os dois “galos” vão estar roda com roda… Provavelmente mais que numa ocasião.

Last edited 2 anos atrás by JMHP
Pity
Pity
Reply to  JMHP
2 anos atrás

Sim, e não haver pontos em discussão, para lá do terceiro, também ajudou. Ninguém quis arriscar,

Zé Bellof
Zé Bellof
2 anos atrás

Fico espantado quando ouço toda a gente a dizer que é muito dificil ultrapassar na F1 atual e na maioria dos circuitos por esta ou aquela razão. E depois vemos o Hamilton a ganhar 15 posições numa mini corrida. Deve ter levado um novo motor a jacto ou se ainda nao o trocou deram lhe volta e meia no parafuso para poder voar 😁

kkk698
kkk698
Reply to  Zé Bellof
2 anos atrás

Ate parece que voce nao sabe que a Mercedes tem motor novo, e com modo no máximo

chicanalysis
2 anos atrás

Aqueles motores da mercedes dão tamanho salto de potência quando estão novos que fico a pensar se não compensava estrear mais 3 motores, um por corrida, até ao fim do campeonato.

Charutus GT
Charutus GT
2 anos atrás

24 voltas canhão comparadas com as outras “carroças F1” a vapor, mostra a confiabilidade desta F1! ontem a asa estava a vista e hoje? aquilo ja não se vê? naaaa são só unhas.

kkk698
kkk698
Reply to  Charutus GT
2 anos atrás

Charutos fica te bem

Pascassio
Pascassio
Reply to  Charutus GT
2 anos atrás

Choras mais que o Versttapen.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado