GP Bélgica F1: Vettel vence e aproxima-se de Hamilton

Por a 26 Agosto 2018 16:01

Sebastian Vettel venceu confortavelmente o GP da Bélgica de F1, batendo Lewis Hamilton por 11 segundos, reduzindo sete pontos à sua desvantagem no campeonato para o inglês da Mercedes, colocando-a em 17 pontos. A corrida ficou marcada por um grande acidente na primeira curva, quando Nico Hulkenberg não conseguiu travar e entrou pela traseira do McLaren de Fernando Alonso, levando ambos também Charles Leclerc consigo, com o Halo a dar bastante jeito ao jovem monegasco, já que o carro do espanhol passou-lhe por cima da cabeça.

Apesar de ter perdido na qualificação, o alemão fez um grande arranque e não desperdiçou logo a primeira oportunidade que teve para passar Hamilton, o que e a partir daí limitou-se a aumentar a pouco e pouco a sua margem. Reagiu quando teve que o fazer aos ataques ténues de Hamilton e venceu com todo o merecimento.

Hamilton deixou-se ultrapassar logo na primeira volta, em Kemmel, não conseguindo reagir na travagem para Les Combes e com isso traçou boa parte do destino desta corrida, pois em condições normais os Ferrari são agora mais rápidos em reta e por isso dificilmente Hamilton conseguiria melhor. Andou quase sempre a três segundos da frente – mais ou menos – depois das segundas trocas de pneus ainda esboçou um ataque, mas Vettel reagiu e Hamilton preferiu resguardar-se certificando-se que perdia o mínimo possível para o piloto da Ferrari.

Max Verstappen terminou no lugar mais baixo do pódio, limitou-se a passar os dois Racing Point Force India, que partiram à sua frente, o que só fez na sexta volta a um e 10º ao outro. Quando isso sucedeu, os dois homens da frente já estavam longe demais. Por ali ficou somando mais um pódio.

Valtteri Bottas foi quarto, depois de ter arrancado da 17ª posição. Uma boa corrida para o finlandês que ainda teve que ir às boxes logo depois do incidente inicial. Já era 14º, voltou a cair para 16º, realizando depois uma grande recuperação até ao quarto lugar, o máximo que lhe era possível, em termos práticos.

Quinto lugar para Sergio Pérez, com Esteban Ocon a contribuir para um excelente resultado de conjunto da nova equipa, comprada por um consórcio liderado por Lawrence Stroll, na passada semana. É ‘só’, o melhor resultado do ano para a equipa, quando ainda era ‘só’ Force India, claro. Curiosamente, só com uma corrida já está somente a um ponto da Sauber, e já têm mais 14 que a Williams.

Sétimo lugar para Romain Grosjean, que terminou na frente do seu colega de equipa na Haas, Kevin Magnussen, com Pierre Gasly (Toro Rosso) e Marcus Ericsson (Sauber) a fecharem o top 10. Querem ver que o sueco termina a sua carreira na F1 com um lugar no top 10?

A Renault continua a fraquejar, perdeu Huleknberg na primeira curva e Carlos Sainz não fez melhor que 11º. Numa pista em que se anda 70% com o pé a fundo no acelerador, isso foi um grande óbice. O espanhol só bateu os Willliams, Brendon Hartley e Stoffel Vandoorne…

A corrida iniciou-se com um grande acidente, logo na primeira curva, com Fernando Alonso a voar depois de Nico Hulkenberg lhe ter batido na traseira do seu McLaren, num acidente semelhante ao de 2012. Daniel Ricciardo ficou com a asa traseira do seu Red Bull danificada depois do seu monolugar ter sido tocado pelo McLaren de Fernando Alonso, com o piloto da Red Bull a ser responsável por ‘oferecer’ a Kimi Raikkonen um furo em La Source. O finlandês ainda foi às boxes, mas acabou por abandonar.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
80 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado