GP Bahrein F1: Max Verstappen domina; Fernando Alonso regressa ao pódio

Por a 5 Março 2023 16:38

Max Verstappen venceu o Grande Prémio do Bahrein confortavelmente, enquanto a Red Bull comprovou o seu maior ritmo de corrida, conquistando o 1-2 depois de Sergio Pérez ter terminado a corrida no segundo posto da classificação, recuperando-o após ter arrancado pior do que Charles Leclerc.

A Ferrari tentou mais do que o terceiro posto da classificação, mas depois do abandono de Leclerc com problemas técnicos no SF-23, perdeu novamente o último lugar do pódio com Fernando Alonso ter ultrapassado Carlos Sainz. Foi o regresso ao pódio da Aston Martin, algo que não acontecia desde 2021 (Sebastian Vettel em Baku) e o 99ª vez que o piloto espanhol termina entre os três primeiros classificados na Fórmula 1.

Max Verstappen nunca teve o seu primeiro lugar em causa, com um bom ritmo de corrida e com uma estratégia bem delineada pela Red Bull, vencendo pela primeira vez no Bahrein. Já Sergio Pérez teve de recuperar a posição perdida depois de um mau arranque, mas ultrapassando Charles Leclerc, quando o monegasco geria os pneus duros numa tentativa infrutífera em parar apenas uma vez, o caminho para a vice-liderança estava consolidado.

Leclerc tinha o pódio à vista, quando na volta 41 o seu Ferrari o deixou ficar mal. Em 2022 foram os Red Bull, desta feita foi o SF-23 do monegasco. Carlos Sainz ficou à mercê de Fernando Alonso, que antes tinha protagonizado uma manobra de ultrapassagem fantástica sobre Lewis Hamilton. Assim, a Aston Martin bate a Mercedes, uma vez que Hamilton não conseguiu ultrapassar Sainz pelo quarto posto e terminou com Lance Stroll na posição atrás – é certo que com uma vantagem confortável – e terminando à frente de George Russell.

Depois do sétimo posto de Russell, terminou Valtteri Bottas com uma corrida sólida, seguindo-se Pierre Gasly que recuperou 11 posições desde o início da corrida. Alexander Albon ficou nos pontos, terminando a prova em luta com Yuki Tsunoda.

Filme da corrida:

Todos os pilotos arrancaram para a primeira corrida da nova temporada de Fórmula 1 com pneus macios, com exceção de Kevin Magnussen que partia da 17ª posição com pneus duros. Enquanto isso, na frente do pelotão, Charles Leclerc era o único do top 10 que tinha montado um jogo novo do composto macio. 

Foi um bom arranque de Max Verstappen ao contrário do seu companheiro de equipa. O neerlandês manteve a primeira posição, mas Sergio Pérez foi prontamente pressionado pelos dois Ferrari, tendo conseguido defender-se do ataque de Carlos Sainz, mas pelo outro lado, Leclerc ultrapassou-o e alcançou a vice-liderança. Mais para trás, Lance Stroll falhou a travagem para a curva 4 do traçado do Bahrein e tocou na traseira do AMR23 de Fernando Alonso, com o piloto espanhol a perder uma posição para o Mercedes de George Russell.

Valtteri Bottas arrancou muito bem e ascendeu ao oitavo posto e Nico Hülkenberg perdeu várias posições, passando a rodar em 15º. Ainda dentro das primeiras cinco voltas, Alexander Albon subiu 4 posições e rodava no 11º posto da classificação, enquanto o seu companheiro de equipa era 13º, subindo 3 postos, e começando a pressionar Lando Norris.

Durante a volta 8, Russell bloqueou a travagem e saiu pela escapatória, questionando pouco depois a sua equipa se Lewis Hamilton, que seguia à sua frente, estava a gerir a degradação de pneus ou se estava com dificuldades, sendo-lhe respondido que o companheiro de equipa estava a sentir alguns problemas.

O primeiro piloto a parar na box foi Pierre Gasly, que seguia no 17º posto antes de ter efetuado o pitstop, regressando à pista com os pneus duros. Na volta seguinte, pararam Lando Norris e Yuki Tsunoda, enquanto Oscar Piastri ultrapassou Hülkenberg.

Na volta 12, Fernando Alonso esteve mais próximo da traseira do W14 de Russell, que se queixava do desgaste dos seus pneus.

A direção de corrida fez saber que o incidente na grelha de partida e que envolvia Esteban Ocon estava a ser investigado, que seria mais tarde penalizado com 5 segundos.

No final da volta 12, Hamilton parou na box e o seu companheiro de equipa estava muito pressionado por Alonso, que na primeira zona de DRS ultrapassou o britânico, não sem este responder e tentar manter o quinto posto. Não foi capaz e viu o espanhol a deixá-lo para trás de vez. Russell parou no final dessa volta, mas foi um pitstop prolongado, perdendo ainda mais tempo.

Nessa altura, Logan Sargeant e Alexander Albon pararam para trocar por um jogo de pneus macios, enquanto os dois Ferrari tiveram de parar antes de Verstappen e Pérez.

Na volta 16, apenas Sergio Pérez ainda não tinha parado, e Kevin Magnussen já tinha parado para trocar o composto duro que começou por um novo jogo do mesmo composto.

O momento da paragem de Valtteri Bottas foi muito bom, visto que o piloto finlandês ascendeu ao sexto posto após sair da box, até que Alonso o ultrapassou. Atrás destes pilotos seguia George Russell.

Pérez parou na box no final da volta 17 para trocar os seus antigos pneus repetindo pelo composto macio, numa altura em que já estavam em pista só 19 carros, depois da desistência de Oscar Piastri, que esteve parado muito tempo no seu lugar da box a tentar reiniciar o seu MCL60 depois de trocar de volante, tratando-se de uma questão elétrica. Também Lando Norris, com problemas hidráulicos no seu carro, parou na box e ficou muito tempo com os mecânicos a tentarem resolver uma situação que poderia obrigá-lo a desistir, segundo o próprio Zak Brown.

Durante a paragem de Esteban Ocon a equipa de mecânicos não cumpriu os 5 segundos de penalização sem tocar no A523, levando o piloto a ser novamente penalizado, com 10 segundos.

Na frente, Max Verstappen seguia confortavelmente na liderança da corrida, com mais de 11s de diferença para Leclerc à volta 23, enquanto Pérez rodava mais rápido do que todos os pilotos em pista.

Na volta 25 Pérez estava mais próximo de Leclerc, conseguindo alcançar a vice-liderança na curva 1 da volta seguinte, sem o monegasco ter tentado responder uma vez que tinha composto de pneus duros, que tinha de resguardar ao máximo.

Esteban Ocon sofria uma nova penalização, desta vez por exceder a velocidade na via das boxes.

Norris, precisando novamente de parar por causa do sistema hidráulico, mudou de pneus para o composto médio, a estreia desta borracha na corrida.

Nico Hülkenberg, que tinha novo jogo de pneus duros, alcançava o registo de volta mais rápido na 30ª volta, enquanto Bottas parava novamente durante essa volta.

Na frente da corrida, a estratégia da Ferrari não parecia estar a funcionar, uma vez que Verstappen estava a ganhar tempo ao monegasco com pneus macios e podia alcançar uma margem segura para parar sem perder a posições em pista, enquanto o piloto da Ferrari queria gerir o composto duro para não ter de fazer novo pitstop.

Depois das segundas paragens para Lewis Hamilton, Lance Stroll e George Russell, quem ganhou uma posição foi o piloto canadiano, que ultrapassou Russell na altura em que o W14 regressava à pista.

No final da volta 33, Leclerc dirigiu-se para o pitlane para trocar os pneus duros por um novo jogo da mesma borracha, ainda antes dos dois Red Bull, regressando à pista atrás de Fernando Alonso, que subia a posições do pódio. Na volta seguinte, parou Sergio Pérez, descartando os pneus macios por um jogo novo de duros e logo depois entrou Alonso. Quando o piloto espanhol voltou à pista, Hamilton já tinha passado. Para a fase final da corrida, a Aston Martin estava na luta com a Mercedes.

Mais atrás, Pierre Gasly, depois das duas paragens, estava no 11º posto atrás de Alex Albon, tendo subido 10 posições em 37 voltas.

Faltavam 20 voltas para o final da primeira prova do ano, quando Alonso tentou a ultrapassagem a Hamilton na curva 1, mas prontamente respondida pelo britânico da Mercedes. A rapidez do AMR23 dava vantagem a Alonso, que fez uma manobra fantástica entre as curvas 9 e 10 do traçado de Sakhir e ascendeu à quinta posição na volta 39. Pouco à frente seguia Carlos Sainz.

Na volta 41, a Ferrari perdeu Charles Leclerc, que ficou parado na pista sob o olhar atento dos responsáveis da equipa no pitwall. Promovia Sainz ao terceiro posto, mas obrigou a um período de Virtual Safety Car.

Com a corrida em condição de bandeira verde, Pierre Gasly alcançou Albon e com pneus macios ultrapassou o piloto da Williams subindo ao nono lugar, enquanto Nyck de Vries e Yuki Tsunoda discutiam entre si pelo 11º posto, mantendo o nipónico a posição e Zhoiu Guanyu aproveitou a luta entre companheiros de equipa para ultrapassar o neerlandês.

Esteban Ocon foi o terceiro piloto a desistir no Grande Prémio do Bahrein.

Mais à frente, depois das duas primeiras posições estarem garantidas para os pilotos da Red Bull, Fernando Alonso pressionava o seu compatriota Carlos Sainz. Ainda com 12 voltas para o final da corrida, seria difícil ao piloto da Ferrari manter o lugar de pódio. A pressão foi tanta, que Sainz bloqueou a travagem e estragou por completo o jogo de pneus que queria gerir. Lewis Hamilton estava atrás, atento a tudo e a querer tirar partido da discussão. Alonso ultrapassou Sainz na volta 45 e alcançava os lugares de pódio.

Depois de Alonso ultrapassar Sainz, Lewis Hamilton tentou pressionar o piloto espanhol da Ferrari, mas nunca conseguiu chegar à traseira do Ferrari para tentar uma ultrapassagem. Limitou-se a manter Lance Stroll longe.

A maior luta na fase final da corrida foi entre Alexander Albon e Yuki Tsunoda. O piloto da Williams queria manter o décimo posto da classificação e com isso somar um ponto importante para a sua equipa, enquanto o nipónico da AlphaTauri queria o alcançar essa posição. O piloto da Williams manteve-se até final à frente do japonês.

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Ed_Scorpion
Ed_Scorpion
1 ano atrás

Visualmente os carros são muito idênticos. Parece que a fórmula 1 perdeu a sua identidade.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Ed_Scorpion
1 ano atrás

Mesma conversa desde os anos 90…

Ha quem consiga ver. Pode haver carros mais semelhantes mas a maior parte dele nota se bem a diferenca.

Ed_Scorpion
Ed_Scorpion
Reply to  Scuderia Fast Turtle
1 ano atrás

Nos anos 2000 e ate 2010 notavas as diferenças. No ano passado e este ano principalmente n vês diferenças praticamente nenhumas!!

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Ed_Scorpion
1 ano atrás

Nenhuma. Estava a ver a corrida a preto e branco e nem conseguia distinguir o Sainz do Hamilton.

Ed_Scorpion
Ed_Scorpion
Reply to  Scuderia Fast Turtle
1 ano atrás

Só se for na decoração lol de resto

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Ed_Scorpion
1 ano atrás

A serio? A serio mesmo?

Va ver melhor fotos ou videos do mercedes e da ferrari. Se nao conseguir ver diferencas mais vale mudar de desporto…

Ed_Scorpion
Ed_Scorpion
Reply to  Scuderia Fast Turtle
1 ano atrás

Melhor mudar de desporto realmente da forma como a fórmula 1 está a perder a sua identidade melhor assistir motogp

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Ed_Scorpion
1 ano atrás

Da minha parte Adeus. Odeio pessoas comtrariadas e sempre a puxar para baixo.

Aconselho a mudar se para espanha assim podera estar mais perto do motogp essa entidade que se manteve sempre pura….

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Ed_Scorpion
1 ano atrás

É só ver os sidepods dos primeiros 4 e são todos diferentes…
O ano passado então era evidente.
Se não vês diferença é melhor seguir outro desporto. Tipo futebol.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Lagaffe
1 ano atrás

Cuidado que é capaz de não perceber a diferença entre uma bola de futebol e uma de futebol americano. Moto GP que vive do passado, hoje em dia é um domínio Ducati, com tanta aerodinâmica que é impossível ter as ultrapassagens dos anos 90/2000.

Last edited 1 ano atrás by F1 FOR FUN
Phil1971
Phil1971
1 ano atrás

Verstappen e Pérez a fazer o que se esperava, Alonso volta a mostrar felicidade e a mostrar que a idade não conta. Sainz consegue aguentar o Hamilton o que mostra que ao contrário do que alguns dizem ele é um excelente piloto. Leclerc mais uma vez com azar é uma palavra para o o Albon a conseguir mais uma vez pontuar com a Williams.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Phil1971
1 ano atrás

Ou sainz é no bom piloto ou o Hamilton nao é assim tao bom.

leandro.marques
Reply to  Scuderia Fast Turtle
1 ano atrás

Ambas as situações. Apesar de um deles como sempre teve melhor carro que todos os outros (inclusive do que dos companheiros de equipa) perdeu propriedades que tinha no início de carreira e agora nem sabe ultrapassar e sobretudo não sabe defender. A penteadela que levou do Alonso foi brutal.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  leandro.marques
1 ano atrás

Quem esta atras é que tem de mostrar que é melhor e aqui foi o Sainz que penteou o hamilton, mas alonso foi o barbeiro do dia.

chicanalysis
1 ano atrás

Bem me parecia que a RB andava a fazer sandbaging. Tal é a vantagem que vão ter que usar a estratégia de se ir auto-limitando tal como a Mercedes fez no início da era híbrida.
O Zak deve ir pensando em fazer hara-kiri. Vergonha.
Alonso a deixar as alonsettes histéricas aos gritos e a desmaiar. Até a copia do original do Newey consegue bater tudo o resto.
Ocon e Alpine uns amadores, oGasly é a única coisa que se aproveita em França.
Ferrari…afinal não era tudo culpa do binoto.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  chicanalysis
1 ano atrás

E este carro foi trabalho de quem? Ou fizeram o carro totalmente nos últimos 3 meses?

chicanalysis
Reply to  Scuderia Fast Turtle
1 ano atrás

Não foi preciso esperar pelos últimos 3 meses, basta terem um equivalente ao RB do final de 2022 .

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  chicanalysis
1 ano atrás

Tou no a falar da ferrari e binotto

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
1 ano atrás

4 curvas até bater no colega de equipa. Deve ser recorde! Tirando isso, excelente corrida do Stroll, principalmente com as limitações. Piloto frustrante de ver. A Aston deu um salto do caraças. Não achava que o estilo de liderança do Lawrence fosse adequado mas estava errado e está a dar resultados excelentes. Coitados do Leclerc e do Norris. Merecem mais. A McLaren então, que desgraça! A Williams não está nada mal. Na Red Bull têm que começar a cheirar pó, ir a casinos e às meninas, para bem do desporto. Intocáveis! Esta época promete e muito. A McLaren tem que… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  sr-dr-hhister
1 ano atrás

Caramba. Ja a fazer de stroll pai um deus? Quantas epoca la esta? Como foi o ano passado?

Calma, ao zak brown dizia se o mesmo e agora de epoca para epoca vem a ser pior.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Scuderia Fast Turtle
1 ano atrás

Devo ter visto mal o salto incrível que a AM deu!
Não estou a fazer do homem deus. Estou a dar crédito a quem o merece.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  sr-dr-hhister
1 ano atrás

E o credito de ter pegado numa boa estrutura sempre no top 5 e depois ter feita aquela epoca passada?

Aston sempre foi uma boa estrutura desde a jordan, teve aqueles anos piores antes da force india e se calhar derivado a instabilidade da altura mas depois voltou a estabilidade e quamdo o stroll pegou a force india estava indo muito bem.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Scuderia Fast Turtle
1 ano atrás

Sim, sempre foi uma boa estrutura no meio do pelotão.

Pity
Pity
1 ano atrás

Não foi a corrida mais entusiasmante, mas teve alguns pontos interessantes. O ponto mais alto foi a luta Alonso x Hamilton. A propósito, Alonso não foi o piloto do dia, mas sim o piloto da noite, já que a corrida foi à noite 🙂 vou esperar mais cinco corridas para ver se ele acertou, finalmente, com a mudança. Outro destaque bastante positivo foi Gasly, de último a 9º. Stroll foi outro que merece destaque positivo, terminando em 6º , apesar das limitações físicas (parece que além dos pulsos, também magoou um pé). Sargeant fez uma boa estreia. A Mercedes esteve… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Pity
1 ano atrás

Gasly fez uma boa prova mas isso foi gracas á audacia da estratégia.

Quando ele parou fiquei pensando, pista livre a frente se meter um hom ritmo passa muita gente na boxe.
Os estrategistas estiveram muito bem.

Alpine boa estrategia com gasly e com ocon nao sei o que dizer mas mau demais.

Rhodas
Rhodas
Reply to  Pity
1 ano atrás

Segundo os comentariastas da Sky, além dos pulsos, partiu um dedo do pé.

Pity
Pity
Reply to  Rhodas
1 ano atrás

Sim, o próprio disse que, durante uns dias, nem conseguia andar.

jo22101626
jo22101626
1 ano atrás

Uma corrida sem muita história, RedBull claramente à parte e Alonso a mostrar que poderá fazer umas gracinhas este ano. Ferrari e Mercedes desilusões, a Ferrari por que parece me que tem apenas um bom piloto para resultados e a Mercedes pior muito pior, mais um ano a ver navios. Ainda uma palavra para os homens da Alpine, Gasly fenomenal, para os lados de Ocon parecia que estavam bêbados. Aguarda nos JEDDAH e esperemos que para o bem de uma boa disputa não seja mais arroz.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
1 ano atrás

RBR estao muito a frente mesmo. Lembra mesmo a mercedes no inicio sa era turbohinrida. Ate ja podem é trabalhar no carro do proximo ano. Aston salto gigantesco Ferrari sera mais do mesmo. Mercedes desnorteada. Alpine tambem desnorteada e um verdadeiro facepalm Williams que evolucao e ao fim de tantas epocas finalmente arranjaram dinheiro parabter dois pilotos, acho que a ultima vez foi massa e bottas. O sargeant fez uma corrida consistente e evoluindo vai andar a par de albon, iremos ver é se a williams os acompanha com os desenvolvimentos Alfa romeo deve fazer um epoca onde pontuara consistentemente.… Ler mais »

Lisboa
1 ano atrás

Nada de novo na Red-Bull, na Ferrari e na Mercedes. A começar a época, como o espelho do ano passado. A única equipa que devéras melhorou significativamente, foi a Aston Martin e o Alonso com este resultado rejuvenesceu. Apesar de achar que a Ferrari e a Mercedes vão ser superiores à Aston, acredito que o Alonso se vai imiscuir na luta pelo Top5 no campeonato de pilotos. Nas restantes estruturas de relevo, a McLaren e a Alpine estão muito mas muito abaixo do esperado, com a equipa de Woking a estar péssima. Sim, o ambiente pode ser melhor que no… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
1 ano atrás

Fui dos muitos que critiquei a mudança do Alonso para a Aston Martin e tenho de reconhecer que estava errado. 2023 vai valer pelas proezas do jovem asturiano. Os restantes pontos interessantes vai ser entender se a Mclaren é Alpha Tauri sobrevivem até ao final do ano sem serem vendidas.

O campeonato?
já está decidido. Max e RB uma vez mais. O SP terá direito a mais um episódio da sua novela mexicana e pouco mais…
Trocamos uma década de domínio LH e MB por outra igual mas com cores diferentes…

*RPMS*™
1 ano atrás

Yes! Yes! Mas que bela corrida!!! Figuras: Verstappen e RedBull. Mais uma masterclass do campeão Verstappen a não dar a mínima hipótese a ninguém. Está em grande forma. RedBull a começar o campeonato da melhor maneira com uma excelente “dobradinha”. Grande figura: Alonso. Já não há palavras para descrever o talento deste “jovem” espanhol. Pódio merecido com a cereja no topo bolo a ser aquela lendária volta 39. Que grande ultrapassagem a Hamilton!!! Meteu o inglês no bolso, ou melhor, comeu Hamilton de cebolada e ainda foi buscar o Ferrari de sobremesa… Grande! Figurões: Desilusão na Ferrari. A qualificação até… Ler mais »

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