GP Azerbaijão F1: Terceira pole do ano para Charles Leclerc, Lando Norris eliminado na Q1
Terceira pole do ano para Charles Leclerc (Ferrari SF-24) e para a Ferrari, colocando fim a uma sequência da McLaren, com Oscar Piastri (McLaren MCL38-Mercedes) em segundo a 0.321s, uma margem bem grande face ao que se tem visto nas diversas sessões, bem mais equilibradas. Seja como for, Piastri deu um ligeiro toque num muto na sua volta o que explica um pouco a diferença.
Carlos Sainz Jr. (Ferrari SF-24) foi quarto na frente de Sergio Pérez (Red Bull RB20 Honda RBPT), que desta feita bateu o seu companheiro de equipa que foi apenas sexto atrás de George Russell (Mercedes W15). Max Verstappen (Red Bull RB20 Honda RBPT) é sexto, foi batido por Pérez e teve a sorte de se safar de um toque no muro na Curva 15 na Q1, voltando a ter um ‘momento’ na Curva 16, na sua primeira volta rápia na Q3. O neerlandês arranca na frente de Lewis Hamilton (Mercedes W15) com Fernando Alonso (Aston Martin AMR24-Mercedes) na frente dos dois Williams de Franco Colapinto (Williams FW46 Mercedes) que depois de ter sido 18º em Itália deu aqui um grande salto para o 9º lugar e a sua primeira Q3. O argentino já fez algo que o seu antecessor Logan Sargeant nunca conseguiu, bater Alex Albon no confronto direto em qualificação. Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes) fechou o top 10.
Lando Norris (McLaren MCL38-Mercedes) foi eliminado na Q1, ele que tinha sido o autor das duas últimas poles, e saiu na frente em três das últimas quatro corridas. Se há uma pista em que isso não é uma tragédia, sair lá de trás, é Baku, mas vai demorar muito a chegar à frente e com isso deve tornar bem mais difícil a possibilidade de regressar aos triunfos.
A qualificação de Leclerc esteve em risco já que foi investigado antes da sessão por uma potencial infração às bandeiras amarelas. Os comissários desportivos concluíram depois de analisar a telemetria que já estava a travar.
Se Colapinto está a fazer coisas que Logan Sargeant nem sonhava conseguir, já Oliver Bearman, depois do que fez na Arábia Saudita, quando substituiu Carlos Sainz, não se pode dizer que esteja a surpreender mas sim a confirmar o que já fez antes. O ‘rookie’ teve uma saída de pista no TL3, mas nesta qualificação falhou a Q3 por um décimo, mas bateu Nico Hulkenberg, o que não é ‘coisa pouca’.
Yuki Tsunoda, da RB, e Pierre Gasly, da Alpine, tiveram de se contentar com as posições12 e 13, respetivamente, tendo o primeiro sido multado por excesso de velocidade na via das boxes, enquanto Hulkenberg e Lance Stroll (Aston Martin), foram os mais lentos da Q2.
Foi uma sessão desastrosa para o candidato ao título, Lando Norris, que vai começar na 17ª posição – logo atrás do piloto da RB e ex-companheiro de equipa Daniel Ricciardo – após a sua eliminação na Q1, depois de ter passado por cima dos corretores e ter encontrado um Esteban Ocon lento no último sector.
Os dois pilotos da Sauber, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, ficaram em 18º e 19º lugares, respetivamente, sendo que o chinês vai ter de partir de trás da grelha, enquanto que Ocon ficou em 20º, depois de o seu Alpine ter abrandado mais uma vez nos últimos momentos da fase inicial da qualificação.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Que grande pole e volta do Leclerc ele adora mesmo este circuito 4ª pole consecutiva, não há grande duvidas que a ferrari parece ter recuperado a velocidade do inicio da temporada até ao monaco já tinhamos visto em monza e em zandvoort na corrida mas hoje nao restam duvidas só se amanhã for um desastre o ritmo de corrida espero que não mas veremos, a brincar a brincar se o Leclerc ganha amanhã e o Sainz ficar no top 4 podemos ganhar muitos pontos à red bull e mclaren e o leclerc ao max e ambos os campeonatos podem ser… Ler mais »
Este puto com um carro vencedor, é peão a abater num campeonato…. Pro ano com o companheiro cheio de fome e um carro ao nível desejado, vão ser a dupla a bater… Essa teoria de “neste momento o melhor carro é o a, b ou c” vale o que vale! RB está no estado em que está, a Mercedes já teve dias melhores, a ML ainda é dúvida e a Ferrari só se esperava em 2025… Os experts da sportv só dão tiros nos pés sempre com as piadinhas parvas…. Que seja um bom GP e Leclerc vença. O outro… Ler mais »
Mas isto prova o quê?
Amanhã se o Leclerc ficar em 3° ou 4° vais falar o quê?
Deixem-se de fantasias e cobardias.
Andavam tão caladinhos o ano todo estes tifosi da treta.
Primeiro não seja parvo. Segundo isto não prova nada, apenas “prova” que não há invencíveis, mesmo com aldrabices verificadas a meio ou no finais de época Terceiro tifosis da treta porquê?… Tem algum garfo atravessado o facto da Ferrari ter vencido com justeza ns Austrália, Mónaco e Monza? (Haaa) E Le Mans uma delas no centenário?!… Uma farmácia aí por perto resolve … Em princípio pois amanhã poderá ser outro dia. Quarto, deixem-se de parvoíces que já marcaram muitos pontos (negativos sem direito a jantar) Por este andar teríamos de chamar muitos nomes aos anti-ferraristas… Não seja parvo ou outro… Ler mais »
Calma. Não seja mais um a entrar no clube dos insultos.
Mas este “sujeito” como está aziados julgam-se o “q”?… Já tenho idade suficiente em não me deixar pisar com estas criancices destes fodelhos que por aqui aparecem só para ofender!… Pensa que está com os amigos dele?!… julga que tem o dom da verdade?…
Que javardice… Há uns tempos o AS privou-me de entrar sequer no forum por eu me ter extravazado com uma situação… Este menino tem autoridade para fazer o que quer?… Se assim é, “tudo no bom caminho”….
É por essas e outras que já mandei passear a Sport TV (acabei a anuidade em Agosto), menos 7€ por mês. Felizmente nunca deixei de assinar a F1TV com desconto, costumava ver com a Sky no feed internacional, mas este ano escolho sempre o feed F1TV.
Não vejo, nem ouço na Sportv, nenhum comentador a ser tendencioso mais do que aceitável, e todos temos os nossos preferidos.
Na F1TV tens o privilégio de ver sem comentários só com o som ambiente, o mesmo no max com o eurosport. Eu vi F1 na RTL durante anos de borla sem perceber Alemão, eles não dizem mais do que conseguimos ver. Agora vejo motogp em Francês/Inglês.
Ok.
Só acho que não é nada de mais.
São várias pessoas com preferências diferentes certamente e não me apercebo de nada de especial.
Gosto de os ouvir, porque têm conhecimento que eu não tenho e acesso a dados que em casa “nós” não temos. Eu pelo menos não.
Obrigado pela tua opinião!
Claro que sim mas apenas estão para comentar e não com bocas e piadas parvas, risadas de café, etc… De todos, safa-se o moderador, o JCCosta e o Nuno Pinto da AMartin, esse sim, conhecedor que dá xe avanco …
Eu gosto e como disse nunca notei nada de especial, mas é normal penso eu termos os nossos preferidos.
4 que só sabem criticar sem saber um chavo.
Mesmo que não conheças o idioma as traduções são em simultâneo, ouve-se bem a voz do entrevistado e visto que é o Gunther Steiner o entrevistador, valerá a pena. Hoje pescou o Vasseur para a conversa, por exemplo. Fora imagens registadas pelos prórios, como tu saberás. Na grelha de partida, por exemplo ( no brundle!).
Era muito melhor ouvi-los em alemão… 🙂
Vou-te contar um “segredo” : Sabes ´onde´ é que um adepto português que consegue informar-se e manter-se fora da bolha do império britânico- dentro-e-fora-da-ilha vê o GP do Azerbaijão ? Seguindo-o gratuitamente através da tv cabo portuguesa. RTL, posição 229. Agora, digam-me, quantos adeptos da F1 tinham esta informação, e porquê?
Obrigado!
De nada. Aqui a questão é que não vês divulgada em nenhum (?) sítio a possibilidade de podermos acompanhar pela RTL e em canal aberto. Infelizmente só são 7 GP ao vivo ( o próx será Las Vegas), e 12 Sprints ou Qualif.
MT melhor
Não de e ser a mesma!…é desgastante.
Sim, claro mas a público estão ali é só para comentar e a não dar a entender as preferências, que se nota á légua…
Leclerc mais uma vez imperial na qualificação em Baku. Pérez pela 1ª vez à frente do Verstappen este ano. Norris com azar, mas tb não foi perfeito. Mas o principal realce são os 2 rookies, a baterem os seus colgas de equipa. Muito deviam pensar os chefes de equipa que não arriscam. Os bons jovens têm provado ser capazes de chegar à F1 e serem rápidos. O resto aprende-se. Deviam arriscar ainda mais neles, muitos são os pilotos que ainda estão na F1 só por receio de mudança. Espero que quem ainda tem de decidir para 2025 decida pelo rookie… Ler mais »
O Albon teve de desistir por problemas. Excelente qualificação do Collapinto, mas…
O Albon não desistiu, conclui a última volta e acho que até melhorou o seu tempo, mas é óbvio que não partiu para ela nas melhores condições depois do tempo todo parado, que lhe arrefeceu os pneus e impediu uma melhor preparação.
O carro dele foi tirado da pista. Estive a ver na Sporttv4. Inclusivamente disseram que devia ter ficado no carro, em vez de ter saído pois estavam lá os assistentes numa zona de extração.
Pois continuou, depois de sair do carro para tirar um aparelho de arrefecimento.😁
Ler “abaixo”
Vê a repetição. Não vou perder tempo a discutir.
Não percas.
Não saiu do carro, arrancou o dito da caixa de ar por cima da cabeça e atirou-o para fora da pista. E ainda há o gelo seco que ficou em cima do carro.
Viu mal. Ele atirou com o “excesso de material” borda fora e arrancou. Se viu na SPORT TV, deve ter ouvido os comentadores fazerem alusão a isso.
Um aparelho de arrefecimento é o quê?
Material habitual?
Não leu tudo…
O Albon não foi a tempo de preparar a volta, entrou nas boxes em vez de cortar a meta. De qualquer forma vai apanhar uma bela penalização.
Mais um pole para leclerc, mais uma lição sobre como ser extremamente rápido em Baku. Ao contrário de outros anos, parece-me que terá mais facilidade em transformar a pole numa vitória, pois parece-me que a Ferrari está particularmente à vontade neste traçado. Mais um episódio cinzento na época do Lando Norris. Apesar de estar na luta pelo título, já o vi fazer temporadas bem melhores, vão surgindo muitos pequenos erros que são proibitivos para quem quer ser campeão mundial. A propósito das ordens de equipa, sugeri que o Lando devia preocupar-se em se colocar na posição certa para as receber,… Ler mais »
A Azia que os Brasileiros devem ter, o ódio que mostraram ao Colapinto, aos Argentinos e à Williams não ter contratado o Drugovich até ameaçaram deixar de pagar pela F1. Quanto ao Norris, “Papaia Rules”, os comentadores ingleses estavam cheios de ideias do Piastri dar reboque ao Norris na qualificação para depois ficar o Piastri em 10º, se querem ganhar os títulos precisam dos 2 a lutar pela pole. Despachem a brigada do reumático e dêm o lugar aos miúdos, é uma pena o Colapinto ficar pendurado para o ano. Pole position para o favorito, amanhã a corrida promete. Se… Ler mais »
Eu visito vários sites brasileiros e, em nenhum, vi ódio ao Colapinto. percebi, isso sim, que há qualquer “private joke” ligado ao nome dele, não à pessoa em si.
RessacaMotor, Motorsport Brasil no YT nas caixas de comentários quando foi anunciado.
Não costumo ler os comentários, mas sendo assim, vou dar uma olhada.
Ainda por cima estão chateados com a F1 voltar para a Globo, e ser pago.
Pois… estão mal habituados. Há quantos anos nós já pagamos para ver?
Isso dos comentários é nem ligar.
Uma equipa Brasileira de futebol contratou um Alcaraz Colombiano. Inundaram as páginas do Alcaraz que é tenista com comentários. Um deles era porque só tinha fotos a jogar ténis…
Por aí dá para calcular o QI dessa malta.
É a dor de …
A mais estrondosa foi o o nome, ou melhor, a mistura dos 2 nomes escritos por cima da sua box em Monza. Intraduzível
Pinto no Brasil é talvez a designação semi-ordinária mais comum para pénis. Cola é cola.
Como em Itália. Onde mudaram as vogais a Cola.. E depois só à 2ª acertaram.
Então é isso… alguns só se referem ao piloto pelo nome próprio.
Sem falar do blogue no YT do Rossi /hinchcliff por terem despedido o Sargeant para o trocar por um desconhecido sem currículo, e gozaram que tinha sido 4º na Asian Le Mans series, isto sendo um ex piloto de F1 actual piloto de Indycar na McLaren e o ex piloto e hoje em dia comentador na TV americana James Hinchcliff.
Isso dos currículos… que currículo tinha o Durksen antes de chegar à F2? Está a fazer uma época muito boa.
Mas voltando ao Sargeant, os seus defensores devem estar ruídos, ao verem que o “sem currículo”, apenas na sua segunda qualificação, conseguiu aquilo que ele nunca conseguiu fazer: chegar ao Q3 e bater Albon. Não vamos já dizer que o Colapinto é a última coca-cola do deserto, mas não podemos negar que está a justificar a troca.
Muito bem Perez.
Já deu um arzinho…
O outro precisa!…
😁
Há muito para analisar desta qualificação, pelo que eu vou equipa a equipa. Ferrari: excelente pole do Leclerc, que se está a tornar num especialista sesta pista, muito bom 3º lugar de Sainz. McLaren: Piastri muito bem, pena o erro do Norris, mas ao menos não estragou o carro. Nada está perdido, é só torcer por um safety car no momento certo. (F2 Monza é uma boa inspiração), mas se não houver safety car, vai ser complicado terminar muito dentro dos pontos. Red Bull: Perez e Baku é um caso de amor, tanto que até bateu Verstappen por cerca de… Ler mais »
Belo circuito. Os 7 primeiros podem ganhar. A Red Bull está bem melhor, apesar de na Q3 terem feito alguns erros.
Collapinto com grande estreia. Se fosse british ou associado seriam só laudes e laudes ! Um bom GP em perspectiva.
o Alex Brundle na F1TV pergunta se não seria má ideia ele ir para a Audi ou RB para o ano.
Bem! Baku está a confirmar um campeonato de F1 como há muito mas mesmo muito tempo não se via. Perez a frente de Verstapen. Alguém me explique como é que uma equipa que gravita à volta do campeão holandês (sim, é holandês para mim) conseguiu dar tantos tiros ao lado que o desenvolvimento parece estar a ser mais vantajoso para o 2o piloto? Norris fica na Q1. Sou só eu, ou mais alguém nota um nervoso miudinho, enrolado num tom derrotista e deprimido, da parte do Norris? Sem por em causa a qualidade do piloto, o facto é que ele… Ler mais »
Se vencer a Ferrari, para que é que quer a desistência das outras três? É para o Alonso ir ao pódio? 🙂
Berman…
Bem… agora que penso até era agradável ver o Alonso mais uma vez no pódio. Mas não. Queria realmente ver os sauber pontuar. E para isso acontecer têm de sair vários pilotos. Agora que penso as desistências que indiquei não chegavam!
Talvez me tenha de contentar com o Colapinto (piloto que me está a deixar impressionado) e o Berman a terminar nos pontos.
Já não há bodo aos pobres como antigamente 😀
Só canalha malcriada a comentar a F1…
Há muita canalha aqui há…
E malcriados sempre os mesmos, sem Penalizações… Como na F1 só advertências.