GP Azerbaijão, F1: McLaren decide “apoiar” Lando Norris na luta pelo título

Por a 12 Setembro 2024 09:55

A McLaren não quer que torne a acontecer uma situação entre Oscar Piastri e Lando Norris como em Monza e, apesar de considerar prioritários os interesses coletivos, considera impor ordens de equipa para “apoiar” o britânico na discussão com Max Verstappen pelo título mundial de pilotos. 

A McLaren decidiu dar prioridade a Lando Norris em detrimento de Oscar Piastri no resto da temporada de Fórmula 1 de 2024, como parte da sua estratégia para maximizar as suas hipóteses de competir pelos dois títulos mundiais da disciplina. Andrea Stella confirmou a decisão, citando a necessidade de evitar cenários como no Grande Prémio de Itália, onde a falta de ordens de equipa pode ter prejudicado as hipóteses de vitória da equipa.

Em Monza, a McLaren garantiu a primeira linha da grelha de partida, mas permitiu que Piastri ultrapassasse Norris na primeira volta, o que acabou por ajudar Charles Leclerc a separar os dois pilotos da McLaren e a vencer a prova. Isso levou a uma reavaliação da abordagem da equipa de Woking, especialmente com Norris posicionado como o concorrente mais próximo do líder do campeonato Max Verstappen, atrás por 62 pontos, enquanto Piastri está 106 pontos atrás do neerlandês.

Faltando apenas oito corridas para o final da temporada de 2024, a McLaren está empenhada em dar a Norris a melhor hipótese para reduzir a diferença para a liderança de Verstappen. A introdução de ordens de equipa destina-se a racionalizar os seus esforços e a evitar batalhas internas que comprometam os objetivos coletivos da equipa. Embora esta decisão dê a Norris uma clara vantagem, a McLaren sublinha que se trata de uma medida relutante, mas necessária no contexto das suas ambições para o campeonato de 2024.

“Vamos apoiar o Lando”, disse o chefe de equipa Stella à BBC, “mas queremos fazê-lo sem comprometer os nossos princípios. Os nossos princípios são que o interesse da equipa está sempre em primeiro lugar. Para nós, o desportivismo é importante na forma como corremos. E depois queremos ser justos com ambos os pilotos.”

Esta decisão, aceitada por Piastri, surge na sequência dos acontecimentos em Monza, onde Stella admite não terem sido bem definidos os objetivos coletivos. 

“O que não queremos continuar a ver é uma situação como a de Monza, em que entramos numa chicane em primeiro e segundo e saímos em primeiro e terceiro”, explicou Stella, que desde a corrida italiana teve várias reuniões com ambos os pilotos. “Porque isso é um prejuízo para a equipa. Os interesses da equipa estão em primeiro lugar e estas são as situações que, acima de tudo, temos de resolver porque, na verdade, como entrámos na corrida em Monza deixou a porta aberta a esta situação. Depois de Monza, três objetivos: temos de garantir que tudo o que acontece em pista não prejudica a equipa. Segundo objetivo, como ganhar os dois campeonatos, com os dois pilotos empenhados em ajudar? Mas o que não queremos é ganhar de uma forma imprudente. Estes são os três tópicos que definem como corremos em Baku. Isto será atualizado depois de Baku”.

O responsável da equipa britânica realçou ainda “as conversas [com os pilotos] têm sido muito colaborativas. Mesmo quando perguntei ao Oscar se estaria disponível para desistir de uma vitória, ele disse que: ‘É doloroso, mas se for a coisa certa a fazer agora, fá-lo-ei’”. 

“Todos os pilotos estão ligados por um fio à vitória”, continuou o italiano da McLaren. “Por isso, fico sempre muito impressionado com o nível de espírito de equipa, maturidade e colaboração que encontrámos neste período. O Lando quer ganhar por merecer a vitória em pista. Não há problema em ser ocasionalmente apoiado pelo seu companheiro de equipa, mas não se deve usar, sistematicamente, formas de ajustar a corrida apenas para ganhar pontos quando o seu companheiro de equipa pontua de uma forma que merece. Não é assim que a McLaren quer ganhar, nem é assim que Lando quer ganhar”, concluiu.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Jose Marques
Jose Marques
23 dias atrás

100% de acordo!
O mesmo é dizer ao Lando que vamos te apoiar, mas faz por isso. Não esperes um abre alas a la Ferrari!

garantia4
garantia4
Reply to  Jose Marques
23 dias atrás

Jose, Monza já foi. E segue-se Azerbaijão. Como é que Ferrari procedeu nestes 2 GP com o Vettel vs. Kimi e Leclerc, dá para nos tirar as teias da memória? Acho que devia ser estabelecida uma hierarquia entre os 2. No entanto , sugeria ao autosport ” acordar” para perceber que os fans do Piastri consideram que houve sempre estratégias ao longo deste ano para favorecer o Lando, o que ‘envenena’ esta questao de agora declararem que haverá o piloto n° 1. Mesmo a ser pura mentira não seria de o noticiar também ao fim de 23 artigos a falar… Ler mais »

917/30
Reply to  garantia4
23 dias atrás

Garantiade4, tu tens a mania que és um entendido… chamaste-me “vigarista” e “otário” porque disse (“inventei” segundo palavras tuas) que um plloto poderia guiar por duas equipas no mm fds. O exemplo de de Vries em Monza 22 é ou não prova do que afirmei???? Para a próxima informa-te antes de falar seu aldrabão!

a_fortunato2022_campus_fct_unl_pt
a_fortunato2022_campus_fct_unl_pt
Reply to  917/30
23 dias atrás

mano, calaaboca

917/30
Reply to  a_fortunato2022_campus_fct_unl_pt
23 dias atrás

Vai chamar mano aos da tua laia!

garantia4
garantia4
Reply to  917/30
23 dias atrás

Conta lá, há quantos dias é que não dormes ? Disse. E mantenho. Para todos os efeitos, o de Vries apenas-fez-um teste “para os jovens pilotos” ( F1.com: “teams are allowed to run non-race drivers in either one of the two Friday practice sessions”). Não estava a competir. Não fazia parte da lista (entry list) de pilotos do Grande Prémio de Itália, tanto que os comissários a seguir a publicarem a lista dos pilotos que vão participar/competir numa “competição” (ver em baixo a definição de competição de F1)), isto é, “in addition to the list of cars and drivers eligible… Ler mais »

917/30
Reply to  garantia4
23 dias atrás

Na porcaria que escreveste onde é que está escrito que um piloto não pode guiar para duas equipas diferentes no mesmo fds??? O que conta é em que carro faz a qualificação seu aldrabão, seja titular ou substituto ou achas que a SF ia correr o risco de ficar sem piloto para um dos carros?? És aldrabão e vigarista até mais não…

Last edited 23 dias atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
2020
2020
Reply to  Jose Marques
23 dias atrás

O que é que a Ferrari tem a ver com o assunto?

Cágado1
23 dias atrás

Probably ‘too much too late’.
“O que não queremos continuar a ver é uma situação como a de Monza, em que entramos numa chicane em primeiro e segundo e saímos em primeiro e terceiro”. Resume bem o que se passou e o que não deve de maneira nenhuma voltar a acontecer.
Espero para ver o que o Piastri fará, estou com uma pedra no sapato com ele, seja pelo que já fez este ano, seja pela situação com a Alpine. É um grande piloto, se souber apoiar agora o Lando, passo a ter-lhe muito mais respeito.

2020
2020
Reply to  Cágado1
23 dias atrás

E se voltar a acontecer, que vença o Leclerc.

Pity
Pity
23 dias atrás

Ao apoiar Norris, a McLaren não está só a defender a candidatura deste ao título de pilotos, mas também a defender-se da Ferrari para o título de construtores. A Ferrari está só a 31 pontos da McLaren, se os pilotos desta se envolverem em acidentes, porque nenhum quer ceder posição ao outro, quem beneficia é a equipa italiana. Esteve próximo de acontecer em Monza e a McLaren não quererá correr riscos.

2020
2020
Reply to  Pity
23 dias atrás

E esperemos que o Sainz não faça o mesmo ao Leclerc, como já o fez variadíssimas vezes…

Cágado1
Reply to  2020
23 dias atrás

Cuidado, aqui não se pode dizer mal do Sainz, que é-se logo bombardeado com pontos negativos – mesmo que seja verdade.

strakarevo
23 dias atrás

Só peca por tardia esta decisao. Já vao com pelo menos dois GP de atraso.

2020
2020
Reply to  strakarevo
23 dias atrás

Todos erram meu caro.

suki
suki
23 dias atrás

Que estupidez! Pensei que a F1 era o campeonato do mundo de…condutores! Logo, dizer que primeiro estão os interesses da equipa, é subverter abertamente a verdade desportiva!…

Pity
Pity
Reply to  suki
23 dias atrás

Não sei se você ainda vive nos anos cinquenta, mas há já muitos anos que a F1 tem dois campeonatos, o de pilotos e o de construtores, pelo que está certíssimo a equipa dizer que primeiro estão os seus interesses.

NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
23 dias atrás

Como tem de ser feito e já devia ter acontecido em Monza. O que não significa, tal como já tinha dito, que o Norris continuará a ter de fazer pela vida, terá de ser ele a posicionar-se de forma a receber a “ajuda” do seu colega de equipa, e não simplesmente esperar à espera que isso aconteça Julgo que o Piastri está proibido de atacar o Lando em pista, assim como aconteceu em Monza, isso por si só já é uma excelente notícia para o Lando, e apesar de eu não concordar a 100%, sou obrigado a compreender e respeitar… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado