GP Áustria F1: Grande vitória de Max Verstappen

Por a 30 Junho 2019 15:49

Max Verstappen (Red Bull Racing) venceu de forma fantástica o Grande Prémio da Áustria, o que sucede pela segunda vez consecutiva, numa corrida em que ficou quase ‘parado’ no arranque, realizando depois uma corrida absolutamente fantástica, passando o líder da corrida até aí, Charles Leclerc (Ferrari), a duas voltas do fim, que apesar de ter mais ‘motor’ não teve argumentos para suster o piloto holandês da Red Bull que ’empurrado’ pela ‘Honda’ laranja presente no Red Bull Ring, venceu depois de um forte ‘chega para lá’ ao monegasco num incidente que está sob investigação, significando isso que o resultado da corrida, ainda pode mudar.

Entrevistado no final, Max Verstappen, disse que o chega para lá faz parte das corridas e se não fosse assim “mais valia ficarmos em casa”. Vamos aguardar pelos desenvolvimentos, sendo certo que o incidente não apaga a magnífica corrida que fez Verstappen, seja o que for que seja decidido pelos Comissários, sendo que Leclerc percebeu no final que, afinal, a estratégia de utilização de pneus da Ferrari não foi a melhor, pois só isso explica que num dos circuito mais rápidos do calendário da F1, o pior motor, ‘bata’ o melhor, ou pelo menos o mais potente…

Esta é a primeira vitória da Honda desde que regressou à Fórmula 1 em 2015. Depois de tudo o que passaram com a McLaren, surge agora o justo prémio por todo o trabalho e humildade que demonstraram ao longo destes anos. O motor Honda continua a ser o mais fraco, mas algo muda este fim de semana com este triunfo.

Recorde-se que Max Verstappen caiu para a sétima posição na primeira volta, mas fez uma excelente recuperação, e terminou em beleza a corrida.

A sua ultrapassagem a Leclerc está a ser investigada, deixemos os Comissários trabalhar. Se a letra do regulamento for levada ao pormenor tal como sucedeu no Canadá, O triunfo irá para Charles Leclerc.

Charles Leclerc terminou, até ver, no segundo lugar, depois de ter liderado quase toda a corrida. Partiu da pole, arrancou bem, geriu a corrida, mas como se pensava poder acontecer, a estratégia da Ferrari relativa aos pneus era arriscada, e ficaram a faltar três voltas nos pneus para ser uma boa estratégia.

Sendo verdade que a ultrapassagem de Verstappen a Leclerc foi o momento que contribuiu para o triunfo do holandês. Porém, a vitória começou a ser desenhada quando a Ferrari decidiu realizar a Q2 com os pneus macios, o que obrigou os pilotos a iniciar a corrida com estas borrachas e, por isso, a pararem mais cedo que Verstappen. Assim, Leclerc não teve pneus para se defender do rival e a Ferrari voltou a perder uma corrida que parecia ser sua.

Tinha que acontecer um dia, a Mercedes teve um mau fim de semana na Aústria, nunca conseguindo ter ritmo de corrida para fazer melhor do que terceiro e quinto. Valtteri Bottas terminou no terceiro lugar, Vettel passou Hamilton na penúltima volta e ficou em quarto, com Mercedes a estar novamente em dificuldades na Áustria. No caso de Hamilton, a quinta posição justifica-se também por uma falha na asa dianteira, perdendo muito tempo nas boxes para trocar a asa da frente.

Ao

partir de nono, Sebastian Vettel terminou em quarto, a pouco mais de

meio segundo de Valtteri Bottas e se não tivesse tido o problema nas

boxes, quando uma avaria na rádio dos mecânicos da ferrari levou a

que estes não ouvissem a tempo a necessidade de prepararem os seus

pneus para troca imediata, o alemão poderia ter terminado mais à

frente.

A

McLaren teve um grande desempenho no Red Bull Ring, com Lando Norris

a terminar em sexto e Carlos Sainz em oitavo, apesar deste último

ter partido do fim da grelha. Norris fez uma excelente partida,

passou Verstappen e Hamilton na Curva 1, sendo terceiro por duas

curvas antes de Hamilton o voltar a passar. Caiu para trás de Kimi

Raikkkonen, mas recuperou a posição. Começou com pneus macios,

fê-los durar, repelindo os ataques de Pierre Gasly.

Kimi

Raikkkonen terminou em nono, depois de não ter feito pressão

suficiente sobre Sainz, com Antonio Giovinazzi a conquistar o

primeiro ponto da sua carreira, depois duma boa corrida.

Não

houve abandonos, George Russell colocou o seu Williams na frente de

Kevin Magnussen, em mais um mau dia para a Haas, depois do

dinamarquês ter sido penalizado ao enganar-se a parar o carro para o

arranque da corrida.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
81 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado