GP Áustria F1: Dia perfeito para a Mercedes

Por a 3 Julho 2020 16:49

Sem surpresa, a Mercedes dominou por completo o primeiro dia de treinos livres do GP da Áustria de Fórmula 1 dando um sinal claro do que aí pode vir. Logo atrás, uma enorme confusão, com uma Red Bull a duas velocidades e uma Ferrari a uma velocidade baixa. O segundo pelotão, está mais para 1,5 do que propriamente segundo…

Lewis Hamilton, Valtteri Bottas e a Mercedes dominaram por completo as duas primeiras sessões de treinos livres do GP da Áustria de F1, prova que marca o arranque da temporada da disciplina. A única nuvem mais cinzenta no horizonte da Mercedes foi um percalço tardio para Bottas que o impediu de mudar de velocidades, fazendo com que o finlandês se retirasse mais cedo da sessão, faltando aos derradeiros 10 minutos da segunda sessão.

A Mercedes ocupou as duas primeiras posições nos dois primeiros treinos livres, com Max Verstappen (Red Bull) a ser terceiro na primeira sessão, enquanto Sergio Pérez (Racing Point) ocupou essa posição no segundo treino, deixando claro que o Racing Point RP20, ou Mercedes cor-de-rosa, se preferir, é muito competitivo. Sergio Pérez está bem melhor que Lance Stroll, mas isso também já era esperado.

Se a primeira linha parece estar reservada, logo atrás as coisas ainda estão muito anárquicas, já que se na primeira sessão Max Verstappen liderou um conjunto de três carros que ficaram a 0.6s do melhor Mercedes, na segunda, fruto de alguns erros que cometeu, Max Verstappen ficou bem mais longe, em oitavo – cometeu dosi erros, um pião na saída da primeira curva e uma saída de pista sem consequências na curva 5 – , sendo que o trio de carros que ficaram também a 0.6s de Hamilton, foram Sérgio Perez (Racing Point), Sebastian Vettel (Ferrari) e Daniel Ricciardo (Renault). Partindo do princípio que esta última foi apenas uma sessão menos conseguida de Max Verstappen, parece claro que na frente de segundo pelotão está para já a Racing Point, ainda que não com grande diferença para a McLaren e Renault.

Sergio Pérez foi quinto no TL1 e terceiro no TL2, sempre um pouco acima de seis décimos de Hamilton.

Na primeira sessão, a McLaren colocou Carlos Sainz na quarta posição a 0,615s mas na segunda o melhor McLaren já foi Lando Norris a 0,783, em sexto.

Quanto aos Ferrari, a melhor posição do dia foi para Sebastian Vettel no TL2 quando foi quarto a 0,657s. Já Charles Leclerc, a melhor posição que conseguiu foi nono, a 0,994s. Mais dificuldades para o jovem monegasco, num contexto em que a Ferrari parece estar a partir, pelo menos, atrás do Red Bull de Verstappen. Alex Albon é para já um caso à parte….

O anglo-tailandês (Albon) teve um dia difícil com o seu Red Bull, já que foi apenas sétimo no TL1, e 13º no segundo. Sabendo-se que todos já tentaram registos de qualificação, são números pobres. Um caso a rever amanhã, que hoje deu deu os sinais que Helmut Marko gosta.

A Renault parece estar muito junta da McLaren e talvez um pouco atrás da Racing Point, mas para já é cedo para tirar conclusões, já que o terceiro treino livre é bem mais fidedino, isto para não falar da qualificação. Seja como for, apesar de não dizerem muito, estes treinos já deixaram claro quais são as equipas que não vão lutar pelos melhores lugares do 2º pelotão

Kevin Magnussen foi 9º com a Haas no primeiro treino livre, mas no segundo a equipa afundou-se na tabela de tempos.

O melhor que a Alfa Romeo conseguiu foi colocar Antonio Giovinazzi na 14ª posição, e sempre na frente do seu experiente colega de equipa, Kimi Raikkonen.

A Alpha Tauri melhorou na segunda sessão, com Daniil Kvyat a subir de 19º para 12º, mas Pierre Gasly piorou no segundo treino.

Na Williams, depois dos seus pilotos terem fugido ao último lugar na primeira sessão, devido aos problemas de Grosjean e Kvyat, na segunda, Nicholas Latifi não escapou à posição.

Por aqui, é fácil concluir, que se nada mudar muito amanhã, a Mercedes vai passear este fim de semana, atrás de si Max Verstappen em condições normais, vai andar a perseguir os Mercedes, mas sem grandes hipóteses dos suplantar.

Depois, total confusão. Resta esperar para perceber se os Ferrari se inserem mais à frente, e há que perceber onde, à frente ou atrás do Red Bull de Verstappen. Alex Albon irá conseguir juntar-se ao top 6, ou vai ficar na luta com o segundo pelotão? Para já, é o que parece, mas como já referimos, o terceiro treino livre e a qualificação são mais fidedignos.

No segundo pelotão a Racing Point, McLaren e Renault, não forçosamente por esta ordem, devem ter um fim de semana muito equilibrado, ficando para amanhã por saber a ordem da rapidez’. Tendo em conta o equilíbrio que se preconiza, as diferenças vão estar nos detalhes.

Por fim a cauda do pelotão. Da frente’ para trás, Haas, Alpha Tauri, Alfa Romeo e Williams.

Em artigos separados, vamos analisar mais caso a caso. Para já, as tabelas de tempos são uma boa perspetiva da primeira correlação de forças do ano.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage