GP Austrália F1: Dobradinha Ferrari, triunfo de Carlos Sainz

Por a 24 Março 2024 05:30

A terceira ronda do ano, que se realizou em Albert Park, Melbourne colocou um fim numa sequência de 43 Grandes Prémios sem abandonar, mas desta feita Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) desistiu cedo na corrida, com problemas de travões, o que deixou a luta para os homens da Ferrari e McLaren, com Carlos Sainz (Ferrari SF-24) a regressar aos triunfos, ele que chegou a Melbourne sem a certeza se iria correr no fim de semana devido a uma operação ao apêndice, que o impediu de correr na Arábia Saudita. O espanhol tudo ultrapassou e venceu com todo o mérito o GP da Austrália, oferecendo à Ferrari a primeira vitória do ano.

E logo uma dobradinha, pois Charles Leclerc (Ferrari SF-24) foi segundo, com Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) a colocar a McLaren no pódio, com Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes) em quarto, um bom resultado que não terminou com a ‘maldição’ dos australianos que continuam sem um pódio em ‘casa’.

Corrida apagada de Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda), que continua longe das prestações do seu colega de equipa, terminando num insosso quinto posto. Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes) foi sexto na frente de Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes), com o top 10 a fechar-se com Yuki Tsunoda (RB VCARB 01/Honda), Nico Hülkenberg (Haas VF-24/Ferrari) e Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari) com Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes) logo a seguir, mas já fora dos lugares pontuáveis.

George Russell (Mercedes F1 W15) teve um acidente na última volta quando era sétimo e por isso a corrida terminou sob Virtual Safety Car.

Para Carlos Sainz (Ferrari SF-24), cirurgia, recuperação e vitória. Grande corrida e grande pilotagem de Carlos Sainz, que depois de passar Verstappen, controlou muito bem a sua corrida nunca tendo o seu triunfo em xeque. Na volta 2, ultrapassou Max Verstappen, na volta 25 liderava com mais de 3.3s para o seu companheiro de equipa, a Ferrari explicou pouco antes a Charles Leclerc que queriam manter as posições entre os dois pilotos da Ferrari, por isso não houve qualquer luta entre primeiro e segundo classificados.

Na volta 33 o avanço era de oito segundos e foi às boxes na volta 42 teve que acelerar um pouco a 10 voltas do fim porque Lando Norris, em terceiro, atacava Charles Leclerc, mas tudo permaneceu inalterado até final. Grande vitória do espanhol, que, note-se, não tem ainda equipa para o ano, pois vai sair da Ferrari e são dele as duas últimas vitórias da equipa.

Charles Leclerc (Ferrari SF-24) teve uma corrida de gestão atrás do seu colega de equipa, a Ferrari decidiu, inteligentemente que os seus dois pilotos não se iriam atacar, e com isso garantiram uma fantástica dobradinha para a equipa. O monegasco controlou bem os dois McLaren atrás de si, na volta 35, Leclerc estava com dificuldades com os seus pneus e foi às boxes terminando a corrida sem mais problemas.

Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) terminou no pódio, a primeira vez desde São Paulo. Não conseguiu chegar aos Ferrari, que tinham melhor ritmo, o que ficou logo claro na primeira parte da corrida. Depois de passar para a frente de Oscar Piastri, o inglês ainda tentou, mas já não deu para chegar ao Ferrari de Leclerc, ficando também evidente que a McLaren se está a aproximar, devagar, da Red Bull e da Ferrari. Na volta 15 foi às boxes, regressou atrás de Oscar Piastri, com pneus duros montados no seu MCL38, mas ordens de equipa fizeram-no passar Piastri e assim ficou até final, terminando com uma vantagem confortável para o seu colega de equipa.

Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes) repetiu o quarto lugar da Arábia Saudita e está cada vez mais junto dos melhores pilotos do plantel. Cumpriu bem o seu papel, cedeu a posição a Norris, e por ali ficou contribuindo para um bom resultado de conjunto da equipa, pois sabe que a sua vez há-de chegar e a equipa fica-lhe a ‘dever’ esta. Na volta 15 Norris regressou atrás de Oscar Piastri, mas a equipa ordenou a troca de posições, na volta 42 ultrapassou Alonso depois das trocas de pneus.

Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda) foi um quinto classificado muito discreto, deixando claro a sua diferença para Max Verstappen, com um carro igual. É abismal a diferença de ritmo de um carro e de outro, e isso ficou mais uma vez claro nesta corrida. Não é só o Red Bull RB20 que é um bom carro, mas sim Verstappen que faz a maior parte da diferença, porque hoje em luta com os Ferrari e McLaren o segundo Red Bull ficou a ‘milhas’.

Na volta 15, Sergio Pérez estava a ser pressionado por Lewis Hamilton, na volta 27 já procurava passar Alonso o que fez, na volta 36 passou para pneus mais duros e regressou em nono, mas nada do que fez lhe serviu para mais do que uma corrida muito morna. Demasiado para quem tem um RB20. Seria um bom dia para se afirmar, face à ausência de Verstappen, mas ficou muito longe de o conseguir.

Depois do quinto posto em Jidá, Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes) foi sexto em Melbourne. O espanhol aproveita sempre as suas oportunidades, e nesta corrida foi às boxes sob o primeiro safety car virtual quando Hamilton parou em pista, o que o colocou à frente de Perez e embora o piloto da Red Bull o tenha ultrapassado, não conseguiu livrar-se do espanhol antes da última ronda de paragens. Como sempre, fez tudo o que podia para se chegar mais à frente, mas mesmo ‘este’ Red Bull, foi demais para o espanhol.

Mais um dia péssimo para a Mercedes. George Russell (Mercedes F1 W15) teve uma boa luta com Alonso, mas a sua corrida acabou de rodas para o ar. Lewis Hamilton desistiu cedo com problemas mecânicos. A Mercedes não está só longe da Red Bull, mas para já também longe da Ferrari e McLaren.

Lewis Hamilton começou com pneus macios depois de se ter qualificado apenas em 11º, não lhe valeu de muito para progredir, e abandonou cedo com uma falha de motor.

George Russell bem lutou para levar algo desta corrida, mas a sua falta de ritmo para o top 5 era notória.

Ainda assim na volta 8 trocou pneus médios por duros reagindo às paragens antecipadas de outros pilotos na volta 44 era quinto com pneus muito velhos, à frente de Perez e Alonso, mas teve mesmo de ir às boxes e mesmo no final despistou-se com um grande acidente, ficando o seu carro tombado de lado.

não podia acabar pior o fim de semana da Mercedes.

Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes) foi sétimo, na frente de Yuki Tsunoda (RB VCARB 01/Honda), Nico Hülkenberg (Haas VF-24/Ferrari) e Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari).

Depois da sua boa qualificação, Yuki Tsunoda garantiu o oitavo lugar, atrás do Aston Martin de Lance Stroll, com um desempenho igualmente forte na corrida, houve uma fase da corrida em que parecia que Alex Albon poderia justificar a decisão da Williams de deixar de fora Logan Sargeant, pois o anglo-tailandês não estava longe de assegurar o 10º posto, mas a estratégia da Haas de colocar Nico Hulkenberg com pneus duros e mantê-lo muito tempo em pista valeu a pena, e o alemão terminou em nono com o acidente de Russell, com Albon a não ser capaz de assegurar o 10º lugar pois Kevin Magnussen no segundo HAAS ultrapassou-o.

Daniel Ricciardo não conseguiu melhor do que o 12º, ainda assim nada mau para quem partiu de 18º.

Os Alpine de Pierre Gasly e Esteban Ocon (13º e 16º) conseguiram as suas melhores posições de conjunto do ano, o que com o 13º e 16º é muito pouco para destacar, mas para além de um carro que pouco anda, ainda tiveram penalizações e pequenos problemas que os atrasou ainda mais.

Já na Sauber, os problemas nas boxes estão a fazer os carros perder bem mais tempo do que em pista.

Tanto Valtteri Bottas como Zhou Guanyu tiveram paragens fortemente longas nas boxes a arruinarem ainda mais os resultados dos dois pilotos.

A F1 prossegue dentro de duas semanas no Japão, em Suzuka.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
26 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
necax007
necax007
1 mês atrás

Ferrari e McLaren na frente… Acordei em 2008?

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
1 mês atrás

Excelente corrida, hoje valeu a pena acordar cedo, grande vitória do Sainz a 3ª da sua carreira e na Scuderia, depois de tudo o que passou nas ultimas 2 semanas é simplesmente delicioso e impensável, não há piloto que merecesse tanto esta vitória, a Ferrari a fazer uma dobradinha algo que já não acontecia desde 2022 e contra todas as expetativas, claro que se não tivesse acontecido aquele problema com o Max tinha sido mais uma vitória do holandês na f1, mas já que os problemas de fiabilidade na f1 são quase inexistentes agora e os pilotos não arriscam muito… Ler mais »

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  GuiMoreiraMclaren
1 mês atrás

Duvido, o Sainz já estava a dominar.

2020
2020
Reply to  F1 FOR FUN
1 mês atrás

Só falta dizer que o sainz fez algo na ultrapassagem pois só depois é que o max teve problemas…

Thor
Thor
Reply to  GuiMoreiraMclaren
1 mês atrás

O Ricciardo pode não ter feito uma grande corrida, mas esteve a “segurar” os outros para o Tsunoda ter uma paragem “à borla”.

2020
2020
Reply to  GuiMoreiraMclaren
1 mês atrás

Mas agora o max não tem o direito a ter problemas ou são só os outros?… Se existirem marcas a andar ao nível da RB, a RB só perde se tiver problemas?… Então e o Sérgio perez?…

*RPMS*™
1 mês atrás

Grande corrida de Sainz e da Ferrari. Excelente dobradinha da equipa italiana em que demonstraram um grande ritmo de corrida.
Leclerc também esteve bem a superar os Mclaren, mas neste fim de semana o seu companheiro de equipa foi mais rápido.
Continua a maldição de Norris que ainda não venceu a sua primeira corrida. São nestas corridas em que Verstappen tem problemas que surgem as melhores oportunidades.
Perez longe do que o seu companheiro de equipa costuma fazer.
Alonso sempre a pontuar com uma regularidade impressionante.
Venha a próxima!

Cumprimentos

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
1 mês atrás

Tenho dúvidas que o Verstappen ganhasse esta corrida, até se ele não tem desistido teríamos uma luta entre ele e o Sainz, assim foi um domínio de ponta a ponta do Sainz. A Ferrari cometeu um erro enorme em contratar um reformado em vez de renovar com o Sainz.

2020
2020
Reply to  F1 FOR FUN
1 mês atrás

As h claro agora os fans do inglês, este já nao presta, é reformado!… Claro era espectável. Assim como a Alonso é rato velho e muito competente mas se fosse para a Ferrari tbm era um reformado… Agora começam a nascer os fans do sainz…. Leclerc se tivesse mantido na qualificação aquilo que fez nos treinos livres, limpava isto…. Calma!

Last edited 1 mês atrás by simiao jms
dannyricfanclub
dannyricfanclub
1 mês atrás

Excelente resultado para a Ferrari. O Sainz merece bem esta sua 3.ª vitória, que revela um profissionalismo e uma garra incríveis: apesar de saber que não vai continuar na Ferrari, e depois de uma intervenção cirúrgica, conseguiu um grande triunfo.
Numa nota mais negativa – que é que o «Danny Ric» está a fazer na F1? De certeza que há uma equipa de Supercars australianos disposta a contratá-lo.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  dannyricfanclub
1 mês atrás

Ou ir para a NASCAR fazer companhia ao SVG. Ele mudou de nome já não é Daniel mas sim Denial.

Last edited 1 mês atrás by F1 FOR FUN
dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  F1 FOR FUN
1 mês atrás

Quem está em denial são os adeptos do «Danny Ric».

2020
2020
Reply to  dannyricfanclub
1 mês atrás

Atenção, é mérito dele que não tem obviamente pressão do passado recente e mérito total da Ferrari que lhe dá um carro para lutar pela vitória sem receios, ao contrário da RB com o Sérgio… Vejam já agora a Mercedes com o Russel em relação ao outro… Coincidência ou talvez não.

Phil1971
Phil1971
1 mês atrás

Que excelente corrida do Sainz, e muitos por aqui no passado diziam que só estava na fórmula 1 pelo nome. A verdade é que depois da notícia da dispensa tem mostrado uma determinação incrível, aliás essa tem sido a sua postura ao longo da carreira, sem nunca se queixar da equipa vai com trabalho tentando ultrapassar as adversidades. A Ferrari sai com uma dobradinha fantástica, a McLaren também com um excelente resultado. Uma palavra também para o Tsunoda que tem feito pela vida.

2020
2020
Reply to  Phil1971
1 mês atrás

Não tem pressão e a Ferrari sem problema algum dá-lhe um carro igual ao de Charles, para lutar pela vitoria

Phil1971
Phil1971
Reply to  2020
1 mês atrás

Vamos ver se para o ano continuamos a dizer que os pilotos da Ferrari tem o mesmo carro 🤪

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  2020
1 mês atrás

Não é tanto não ter pressão. É mais a forma como lida com ela.
O leclerc é um piloto muito técnico, muito bom. Saca voltas e faz coisas com o carro que só está ao nível dos melhores, mas… Sob pressão não entrega.
Exemplo: treinos livres limpa tudo. Qualificação lixou-a. O sainz agarra as oportunidades sem pensar muito. Executa apenas. E consegue.
Continuo sem entender o que a Ferrari pretendeu com a contratação do Hamilton libertando um guerreiro como o Sainz que tanta falta faz a uma equipa

Pity
Pity
1 mês atrás

Venham mais destas!. Não sou fã da Ferrari mas fiquei muito feliz com o resultado que obtiveram. O Sainz é um valor seguro, não será o mais talentoso nem o mais rápido, mas é o mais inteligente, e isso compensa. Hoje esteve brilhante e espero que a Mercedes o contrate. Leclerc muito bem, os McLaren muito bem, esperava mais do Perez. Stroll a fazer um início de época muito sólido, Tsunoda bastante bem, assim como os Haas, que deram um bom salto do ano passado para este. Albon a bater à porta dos pontos, Ricciardo a fazer uma corrida razoável… Ler mais »

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Pity
1 mês atrás

Eu espero que a Red Bull o contrate para o lugar do Perez, para pressionar o Verstappen.

Pity
Pity
Reply to  F1 FOR FUN
1 mês atrás

Não era má ideia, mas acho que ele brilharia mais na Mercedes, desde que esta acerte com o carro, claro. Já agora, quem é que gostaria de ver ao lado do Russell?

2020
2020
Reply to  Pity
1 mês atrás

Lando…

Last edited 1 mês atrás by simiao jms
Pity
Pity
Reply to  2020
1 mês atrás

Lando tem contrato por vários anos, além de estar muito bem onde está.

2020
2020
Reply to  F1 FOR FUN
1 mês atrás

Pronto agora o Sainz “renasceu das cinzas”… “É o maior!…” Na RB até já lutava com o max. Fantástico.
Na mercedes? A Mercedes acabou! Agora vem a Audi meus caros e a marca da “estrelinha” já deixou a sua marca.. Terminou o ciclo…

2020
2020
Reply to  Pity
1 mês atrás

Espectável.

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  Pity
1 mês atrás

Estou certo que a Mercedes não vai deixar passar uma oportunidade destas. Despacha um Hamilton que já não está lá e contrata um smooth operator que vai para cada corrida com a faca nos dentes.

NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
1 mês atrás

Finalmente! Sem Max na pista, as coisas ganham um outro interesse, não parece mas isto é um elogio ao piloto neerlandês. Venceu o patinho feio, que aos poucos vai virando cisne. Há muito que o valor do Sainz é para mim inquestionável, já fiz a comparação com o Nico Rosberg algumas vezes, e essa comparação faz cada vez mais sentido para mim. Esteve absolutamente sublime ao longo de todo o fim de semana. Leclerc completa a dobradinha da Ferrari, sem estar brilhante, é de resto um arranque de temporada algo tímido do monegasco, mas feitas as contas após a corrida… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado