GP Alemanha F1: Sétima vitória da carreira de Verstappen, num GP fantástico

Por a 28 Julho 2019 16:33

Dois Honda no pódio! É uma expressão que já não se ouvia na Fórmula 1 há longos anos, mas aconteceu, e para a festa ser ainda mais colorida, Max Verstappen (Red Bull RB15/Honda) venceu o GP da Alemanha de Fórmula 1 na frente de Sebastian Vettel (Ferrari SF90) com Daniil Kvyat (Toro Rosso STR14/Honda) a fechar o pódio.

Num dia quase perfeito para a estrutura Red Bull, com Max Verstappen a vencer e a Toro Rosso no pódio, a Mercedes falhou por completo, Sebastian Vettel ‘regressou’ e Charles Leclerc andou para trás…

A chuva que caiu sobre Hockenheim levou a que a corrida se iniciasse atrás do Safety Car, e com esta a aumentar e diminuir de intensidade várias vezes durante as quase duas horas de corrida, isso criou uma enormidade de problemas às equipas com os erros a sucederem-se em catadupa. Acima de todos, a Mercedes.

Segunda vitória da Honda este ano, grande corrida de Max Verstappen, que foi dos poucos pilotos de ponta a não cometer muitos erros (fez um pião, um 360º), triunfando na Alemanha, numa muito boa corrida do holandês.

Curiosamente, para além do pião que fez, Verstappen ‘desperdiçou’ o arranque, já que ao arrancar de uma zona mais molhada da pista, deixou patinar demasiado as rodas do seu Red Bull e perdeu várias posições, para Kimi Raikkkonen e Valtteri Bottas. Mas recuperou-as…

Grande segundo lugar de Sebastian Vettel, que recupera de 20º para 2º, e se não fosse o seu período mais apagado na fase intermédia da corrida, poderia ter feito algo mais. Reconciliou-se com Hockenheim, e desta feita vimos o ‘verdadeiro’ Vettel. Ou pelo menos bons sinais disso mesmo…

Sebastian Vettel realizou uma prestação semelhante às muitas que o levaram a quatro títulos mundiais, mas o dia foi agridoce para a Scuderia depois do pião e respetivo abandono de Charles Leclerc.

Daniil Kvyat (Toro Rosso STR14/Honda) foi terceiro, naquele que é o terceiro pódio da sua carreira, dois com a Red Bull e agora este fantástico pódio com a Toro Rosso.

Daniil Kvyat foi terceiro graças às excelentes manobras táticas da Toro Rosso. Há dias em que não se pode sair de casa, há outros em que, cada tiro, cada melro. Para os homens de Faenza, foi um desses dias…

Grande quarto lugar de Lance Stroll (Racing Point RP19/Mercedes), que aproveitou bem a incrível sucessão de acontecimentos nesta corrida para obter um muito saboroso quarto lugar.

A corrida teve vários momentos em que a chuva ora diminuía, ora aumentava e quem deixou os pilotos em pista com pneus errados pagou por isso. De qualquer modo, as condições foram sempre demasiado incertas para haver certezas absolutas entre os decisores das equipas, mas foram poucos os que tomaram decisões perfeitas. Como se percebe, a Toro Rosso acertou, e a Racing Point chegou a colocar Lance Stroll com slicks no segundo lugar. Foram depressa mudar, quando a pista secou mais, já eles tinham os pneus ideais, facto que lhes permitiu chegar às primeiras posições. Faltavam cinco voltas, Verstappen liderava na frente de Kvyat e Stroll. Como se sabe, Vettel ainda foi a tempo de chegar a segundo…

Apesar do abandono de Lando Norris, com problemas mecânicos no McLaren MCL34/Renault, bom quinto posto de Carlos Sainz, apesar de uma saída de pista do espanhol, que teve de aprender onde fica a marcha atrás do seu McLaren…

Cinco cinco equipas diferentes nos cinco primeiros lugares, algo bem interessante de se ver.

Alexander Albon (Toro Rosso STR14/Honda) foi sexto mas pode ser penalizado, já que perto do final teve um encontro imediato com Pierre Gasly que ficou pelo caminho, devido a esse toque em que danificou a sua asa dianteira.

Kimi Räikkönen (Alfa Romeo C38/Ferrari), foi sétimo, fez uma boa primeira parte de corrida, mas não tão boa na segunda, ainda assim um bom resultado. Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo C38/Ferrari) voltou a terminar no top 10, desta feita um oitavo lugar, depois do 10º na Áustria.

Romain Grosjean (Haas VF-19/Ferrari) foi nono na frente de Kevin Magnussen (Haas VF-19/Ferrari) com os dois pilotos a terem novo encontro imediato em pista que esteve muito perto de eliminar ambos. Guenther Steiner deve ter estado muito perto de uma forte ataque de nervos. Ainda assim um resultado positivo para a equipa norte-americana.

Pode parece estranho até aqui ainda não termos falado da Mercedes, mas é o que é. Valtteri Bottas (Mercedes W10 EQ Power+) despistou-se perto do fim da corrida quando perseguia Lance Stroll, e perdeu um segundo lugar que estava bem à vista.

Quanto a Lewis Hamilton (Mercedes W10 EQ Power+), não lhe víamos uma corrida tão má e com tantos erros há muito. Em termos estatísticos, nunca tinha tinha terminado uma corrida fora dos pontos desde 2014, ou seja, o início da era híbrida, mas isso são números.

A verdade é que cometeu demasiados erros, nada habituais nele. Teve a corida na mão, mas o são Pedro desta feita surpeendeu muita gente, incluindo o pentacampeão do Mundo de F1.

Dois piões para Lewis Hamilton, uma saída forte para Valtteri Bottas, que deve ter aqui perdido muitos pontos na ‘licença de piloto Mercedes para 2020’. Mas ainda tem que chegue e tem também tempo para ultrapassar isto…

Desde o GP de Espanha de F1 de 2016 que não se via os dois Mercedes sem obter pontos. Muitas vezes um deles ficou de fora, mas terminar a corrida e não pontuar é novidade.

Por fim, Robert Kubica (Williams FW42/Mercedes) terminou na frente de George Russell (Williams FW42/Mercedes).

Pelo caminho ficaram Pierre Gasly (Red Bull RB15/Honda( desistiu perto do fim quando era 6º, devido a um toque com Alex Albon. Valtteri Bottas (Mercedes W10 EQ Power+) despistou-se quando perseguia o segundo lugar, Nico Hulkenberg (Renault RS19) saiu de pista quando era quarto. Charles Leclerc (Ferrari SF90) cometeu um erro semelhante ao de Vettel o ano passado. Lando Norris (McLaren MCL34/Renault) desistiu com problemas mecânicos no seu monolugar, Daniel Ricciardo (Renault RS19), idem, e por fim, Sergio Perez (Racing Point RP19/Mercedes) foi o primeiro a ficar pelo caminho, ao sair de pista pouco depois do início da corrida.

Em resumo, uma grande corrida, e se retirarmos Paul Ricard, ultimamente temos tido grandes corridas, e neste há ainda muito para contar, o que faremos nas próximas horas. Para já, ficamos por aqui, vamos analisar as coisas e já voltamos…

NOTA: Classificação atualizada após penalização dos dois Alfa Romeo

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