GP Abu Dhabi F1: Arranque será fundamental para as contas do título

Por a 12 Dezembro 2021 10:30

A largada é um dos momentos mais importantes de uma corrida, talvez o mais importante, pois é onde se podem ganhar posições mais facilmente. Para Max Verstappen e Lewis Hamilton esta largada será especialmente importante pois decide a posição em que enfrentarão o resto da corrida, mas por uma questão estratégica, Verstappen tem um pouco mais pressão do seu lado.

A Red Bull estava dividida entre começar a corrida com os pneus médios ou macios, mas um erro de Verstappen na Q2, que danificou os médios que tinha na altura, obrigou a equipa a optar pelos macios. Ora numa corrida que tendencialmente terá apenas uma paragem, torna as coisas mais complicadas, pois Lewis Hamilton, com os médios no arranque, terá mais flexibilidade na escolha da sua estratégia e poderá executar apenas uma paragem de forma mais facilitada.

Para Verstappen, o objetivo é atingir pelo menos a volta 15, e depois continuar até chegar o mais perto possível da volta 20, antes de fazer a sua paragem nas boxes. Se ele mantiver a liderança no início, então o timing será crucial, no entanto, porque se ele for demasiado cedo, Hamilton poderá ter demasiado ritmo em mãos em ar puro e ser capaz de fazer overcut à Red Bull. Mas há também a ameaça do undercut pois quem está na frente fica sempre mais suscetível a ataques dos perseguidores, mas a lógica diz que Hamilton irá até à volta 27 (mais volta menos volta) para depois tentar o ataque final com pneus mais frescos.

O plano é este e para a Red Bull é fundamental que Verstappen largue bem, pois caso contrário, ficando atrás de Hamilton, corre o risco de sobreaquecer os pneus macios (mais suscetíveis a isso) podendo empurrar a Red Bull para uma estratégia de duas paragens, o que pode complicar a tarefa do #33.

Mas no top 10 a grande maioria largará com pneus macios, com apenas Hamilton, Valtteri Bottas e Yuki Tsunoda a começar com médios. Significa que, todos terão de enfrentar as mesmas dúvidas de Verstappen, com a vantagem que não estão tão pressionados com a luta pelo título, pelo que poderão gerir um pouco melhor o andamento no primeiro stint. Mas há aqui um fator a ter em conta. Os macios permitem melhores arranques e com Bottas em sexto, um mau arranque pode deixar o #77 demasiado longe para ajudar Hamilton. No entanto, largando com médios, poderá ficar mais tempo em pista no primeiro stint e complicar as contas da Red Bull. Pérez, com macios, pode tornar-se uma ameaça a Hamilton no arranque também. Há muito em jogo nos primeiros segundos da corrida.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado