Fórmula E, Alejandro Agag: ” F1 vai sentir a pressão”

Por a 2 Outubro 2018 12:02

A Fórmula E tem tido um crescimento inegável desde a sua criação. Começou como uma ideia pioneira, interessante mas que não convenceu a grande maioria para um campeonato que atrai cada vez mais marcas importantes e que começa a ganhar um peso significativo.

Este ano inicia-se a nova fase da competição com a introdução dos carros da segunda geração que permitirão que os pilotos não troquem de carro a meio da prova, como acontecia até aqui, algo que dava arrepios aos mais puristas. Alejandro Agag, o chefe da Fórmula E  está satisfeito com o desenvolvimento do campeonato e acredita que em breve poderá fazer sombra à F1:

“Acho que daqui por cinco anos eles [F1] vão começar a sentir a pressão “, disse Agag no podcast de Nico Rosberg, “Eu acho que daqui por 10 anos será muito difícil que eles não mudem para o eléctrico. Mas eles não podem [os direitos da competição eléctrica são de Agag durante 25 anos]. Mas eles sentirão a pressão para mudar para o eléctrico. Por essa altura  os carros elétricos vão ser tão rápidos quanto os carros de combustão. Aí,  qual é a razão para manter a uma tecnologia obsoleta?  Acho que quando a indústria for eléctrica, a Fórmula E será o principal desporto motorizado do mundo”.

Agag tem razão neste ponto. Quando o mundo automóvel muda a uma velocidade cada vez maior, é difícil prever qual será o panorama daqui por 10 anos, mas em teoria tudo terá como base a tecnologia eléctrica, com motores mais eficientes. Aí a F1 terá de se colocar uma questão importante. Qual o seu futuro e o seu objectivo? A Fórmula E foi uma excelente jogada de antecipação e foi trabalhada de forma inteligente, com os frutos a começarem a serem colhidos agora e com tendência a crescer cada vez mais. Para já as performances dos Formula E em nada se comparam com os F1 mas quando chegar a altura em que inevitavelmente os eléctricos forem tão rápidos quanto os F1? O que acontecerá a um e outro campeonato? O endurance já se virou para o hidrogénio e vai fazer uma forte aposta nessa área, mas a F1 para já não encontrou sequer a fórmula certa para 2021. Talvez depois dessa data os responsáveis pelo grande circo tenham de se colocar a questão e tomar uma decisão.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
21 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado