Fórmula 1: Zak Brown contra lobby de equipas que mantêm “o desporto refém”

Por a 17 Janeiro 2022 16:57

São palavras duras aquelas que Zak Brown escreveu na mensagem sobre 2022, publicada na página oficial da equipa na internet. O responsável da McLaren, que anteriormente tinha dito ser contra o aumento do limite máximo do orçamento por causa das corridas de sprint, tornou a levantar esta questão, no que diz continuar a ser o lobby de algumas equipas para aumentar o valor, tendo em vista a manutenção da sua vantagem competitiva. 

“Com o limite do orçamento reduzido para 140 milhões de dólares este ano e 135 milhões de dólares no próximo, os novos regulamentos financeiros apresentam-nos – e ao desporto como um todo – um quadro mais justo para competir, reduzindo a vantagem inevitável das equipas com maiores despesas e melhores recursos”, escreveu Brown. “Contudo, temos de continuar a impulsionar a sustentabilidade económica em todo o desporto. Algumas equipas ainda procuram desculpas para aumentar o limite de custos e ganhar campeonatos do mundo com livros de cheques. O lobby contínuo de certas equipas para aumentar o limite do orçamento com os danos causados pelas corridas de Sprint é um exemplo contínuo. A iniciativa da corrida de Sprint de sábado pela Fórmula 1, deu a ganhar novos espectadores e elevou o perfil do desporto para expandir a sua base global de fãs. Contudo, estas equipas continuam a exigir um aumento do limite de custo por uma quantidade desmesurada de dinheiro, apesar das provas claras de que poucos danos foram sofridos durante estas corridas no ano passado, numa tentativa dissimulada de proteger da diminuição da sua vantagem competitiva. A atual estrutura de gestão do desporto permite uma situação em que algumas equipas, para protegerem a sua própria vantagem competitiva, estão efetivamente a manter o desporto refém do que é melhor para os adeptos e, portanto, para o desporto em geral. Estas equipas parecem incapazes de aceitar que um teto orçamental é do melhor interesse para o desporto e não podem abandonar o seu hábito de gastar dinheiro para estar na frente”.

Zak Brown não se ficou por esta questão e foi mais longe, estando preocupado com a vantagem que as equipas “B” ou clientes podem dar às equipas “A”, quando comparado com os restantes construtores. 

“Os regulamentos, na sua forma atual, são fortemente enviesados para as equipas B/clientes, o que não está de acordo com o princípio de F1 de um grupo de construtores genuínos que competem entre si em condições equitativas. Está a diminuir o que significa ser uma “equipa” de F1 e o tecido do desporto. A F1 precisa de 10 verdadeiros construtores, onde cada equipa – para além de partilhar a unidade motriz e potencialmente o interior da caixa de velocidades – deve conceber e produzir todas as peças que sejam relevantes em termos de desempenho. Neste momento, há demasiada diversidade nos modelos de negócio entre as equipas. Tentar aplicar o mesmo conjunto de regulamentos complexos a cada um, e depois fiscalizar eficazmente, é desnecessariamente complicado e comprometido. (…) Em resumo, a situação atual permite que as equipas B sejam super-competitivas em comparação com os construtores, e que as equipas A sejam super-competitivas por terem o benefício de uma equipa B. Sem uma correção, a forma como as coisas estão, significa que qualquer equipa com aspirações de campeonato precisa de ter uma equipa B e isso simplesmente não é a Fórmula 1. Além disso, a pressão de voto exercida pelas equipas A sobre as suas equipas B não é consistente com a promoção de um desporto equitativo baseado no mérito individual da equipa. Como já disse antes – e estas equipas não o admitem – há momentos em que algumas equipas mais pequenas votam contra os seus próprios interesses para satisfazer a agenda da sua equipa A”.

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831ABO
831ABO
2 anos atrás

Tem toda a razão. Chamando os bois pelos nomes, essas equipas a que Z. Brown alude são a Mercedes, a Ferrari e a Red Bull.
É curioso como notícias como esta parecem não ter quem as leia – a avaliar pelo número de comentários -, ao passo que, quando se trata da Mercedes, da Red Bull, do Hamilton ou do Verstappen, aparecem enxames de comentaristas. Não sei o que pensar acerca disto.

jbosco1958
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Concordo em gênero

, número e grau, contigo.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  831ABO
2 anos atrás

E o zak não faz lobby? Desde que chegou McLaren que não para

filano
filano
Reply to  Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Deves estar a ver outra Formula…srsrsrsrsrs A MacLaren em termos económicos não é tão forte como as outras 3 mas tem mais adeptos isso é importante…srsrrssrsrs

garantia4
garantia4
Reply to  filano
2 anos atrás

Tem mais adeptos?! Onde?

filano
filano
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Na F1 baseadas por algumas sondagens apresentadas que a McLaren a Ferrari foram mais vistos…Alguns GPS como apresentações e atividades das equipas …Não foram por tua causa de certeza não tens audiência…ahahahahahahahahaah

Last edited 2 anos atrás by Paulo Brasil
Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Nada de muito grave. A média de idades baixou um pouco, e o hype Verstappen é alto de momento.

Scirocco
Scirocco
2 anos atrás

Zak Brown têm razão mas esquece-se infelizmente que o desporto motorizado em geral e a F1 em particular necessitam de enormes budget´s para progredir. A própria McLaren já esteve nas equipas de topo em termos de gasto de dinheiro com a Tag Porsche e mais tarde com a Honda. Será dificil não haver uma subjugação ás equipas principais, sobretudo á Ferrari (que goza quanto a mim de um estatuto demasiado protector) e da Mercedes dado o seu historial de vitórias nos ultimos anos. O que já não é normal, e deverá ser esse o aspecto a eliminar com toda a… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  Scirocco
2 anos atrás

Que estatuto especial é esse da Ferrari? Não vencer nada?

filano
filano
Reply to  garantia4
2 anos atrás

2 ou 3 épocas atrás que a Ferrari esteve a lutar pelas vitórias que foi apanhada com material ilegal como as baterias etc…Com o acordo secreto, outra parvoíce da FIA … A tua memória é direcionada para o que te dá jeito… Também já fui assim… ahahhaahahah

Last edited 2 anos atrás by Paulo Brasil
filano
filano
2 anos atrás

Tem toda a razão sempre fui defensor deste ponto que nenhuma equipa se deve sobrepor e beneficiada com regras pouco claras, deverá ser sim privilegiar a evolução e o equilíbrio competitivo tudo feito com transparência para que tenhamos um campeonato que tivemos este ano menos o ultimo GP que foi vergonhoso… Quem gere tem que ser imparcial, honesto e transparente para que a verdade desportiva nunca seja beliscada e posta em causa depois tem efeito boomerang, instala-se o falatório , rumor etc… A FIA tem de ser isenta de interesses porque a falta de credibilidade poderá ser um “tiro” no… Ler mais »

garantia4
garantia4
2 anos atrás

“Contextualizando”. Passados os anos de grande fausto, a McLaren, aquela que também se aventurou na produção de veículos estradais com os resultados que se conhecem, está numa encruzilhada. E com estas declarações, com estas desculpas do americano Brown, dá para calcular que já escolheram seguir a estrada VW, e que estamos nas despedidas, e sobretudo esta do “cada equipa deve conceber e produzir todas as peças que sejam relevantes em termos de desempenho” enviada ao Toto e à Racing Point é um tiro no porta-aviões. Venham os próximos episódios. E vamos ver a coerência do rapaz caso a Audi tome… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Ganda boss.

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