Fórmula 1: Uso obrigatório de 3 compostos de pneus foi discutido

Por a 17 Setembro 2021 17:29

Desde a entrada da Pirelli como fornecedora de pneus exclusiva, os pedidos do desporto mudaram já muitas vezes e as características dos pneus tiveram que ser também eles alterados. As regras atuais dizem que durante a corrida, em piso seco, os pilotos são obrigados a usarem dois compostos diferentes, mas Mario Isola da Pirelli, confirmou em Itália que houve no passado discussões para ser obrigatório o uso de três compostos diferente. 

“Sim, foi discutido há alguns anos”, confirmou Mario Isola da Pirelli Motorsport, durante o Grande Prémio de Itália. “E a conclusão retirada foi que obrigando os pilotos a utilizar os três compostos, o resultado podia ser que todos convergissem para a mesma estratégia. Por isso, sempre restringe, todos fazem o mesmo, o que não está no espírito do que queremos alcançar. Significa uma mistura de estratégias de uma e duas paragens utilizando os três compostos diferentes e assim por diante, não tendo todos a parar na mesma volta e a mudar os pneus utilizando a mesma sequência de compostos. Foi por isso que a ideia foi abandonada há alguns anos. Obviamente, é algo que podemos discutir para o futuro, mas acredito que, como disse, precisamos de um regulamento que seja fácil de entender também para os espectadores. Obviamente encorajando estratégias diferentes, mas não tornando-a demasiado complicada com muitos constrangimentos diferentes e assim por diante. Esse é provavelmente o alvo para o futuro”.

A Pirelli prepara-se para introduzir novos pneus de 18 polegadas para a temporada de 2022, como parte do regulamento previsto.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
icebergemchamas
icebergemchamas
2 anos atrás

Sim já agora obriguem os pilotos a usar também os pneus de chuva e intermédios em corridas de piso seco!
Qualquer dia isto deixa de ser o circo da F1 e passa a ser o circo Chen…

Pity
Pity
2 anos atrás

Limitem-se a acabar com a obrigatoriedade de quem for ao Q3, ter de largar com os pneus com que fez a melhor volta no Q2. Podem também ser mais inovadores nas escolhas, em vez de levarem, por exemplo, C1, C2 e C3, levarem C1, C3 e C4. Uma quebra na sequência normal, pode ajudar a uma maior diversidade nas estratégias.

Scb2
Scb2
2 anos atrás

E já agora bandeiras amarelas para mudarem todos ao mesmo tempo?

RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

Obrigar a utilizar os 3 compostos tinha o mesmo efeito que levar apenas um tipo de pneu… todos iam fazer o mesmo…
Só que, a obrigação de usar 2 compostos já tem o mesmo efeito, a única variação são os undercuts … até essa obrigação já devia ter sido abandonada há muito…
Parte do marasmo das corridas de F1 deve-se à Pirelli… os pilotos têm de cumprir as obrigações da Pirelli mas não podem “apertar” com os pneus que eles “esfarelam-se”… passam a corrida toda a “gerir borracha” …

ZeCambota
ZeCambota
2 anos atrás

Desde que os americanos tomaram conta do negócio que aquilo vai de mal a pior, é ver bandeiras amarelas a torto e a direito, safety cars por tudo e por nada, stewards cujas opiniões parecem desvirtuar a verdade desportiva e em consonância com os anteriores, servem para aumentar artificialmente a competividade das provas. Querem é fazer dinheiro e para isso precisam vender o espetáculo pelo maior valor possível, custe isso o que custar.

Pity
Pity
Reply to  ZeCambota
2 anos atrás

Não vejo onde é que as bandeiras amarelas ou os safety cars são “por tudo e por nada”, já que surgem quando são necessários. Se disser que, em certos casos, bastaria um safety car virtual em vez do físico, tudo bem, ou que por vezes fica tempo demais em pista, também concordo, mas as bandeiras amarelas e os safety cars existem para segurança dos pilotos e dos comissários, e isso é o mais importante.

MLS
MLS
2 anos atrás

Palhaçada!!! Acabem com obrigatoriedade de quem passar à Q3 e façam escolhas de pneus de fama mais macia para os GP e veremos se as corridas não ficam muito mais interessantes. Mas claro a Pirelli ou é incompetente ou não confia no trabalho que não e joga sempre pelo seguro ao colocar pneus de gama bastante dura nos GP. Bastou ver os GP ano passado, realizados consecutivamente e veremos que nos que os pneus eram de gama mais macia a diversidade de estratégias foi bem maior, houve quem tentou fazer apenas 1 stop outros com 2. Com uma gama dura… Ler mais »

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 anos atrás

Sé falta aparecer uma eminência parda, que se lembre de mandar os pilotos correr com um pneu de cada tipo…

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado