Fórmula 1, Romain Grosjean: “Penso que Michael Masi tomou a decisão correta”

Por a 17 Janeiro 2022 18:30

Romain Grosjean apoia a decisão tomada por Michael Masi no GP de Abu Dhabi, a última prova da época de Fórmula 1. A decisão de deixar passar os carros retardatários entre Lewis Hamilton, que liderava a corrida, e Max Verstappen pelo Safety Car ainda é fonte de controvérsia, mas o antigo piloto da Renault, Haas e Lotus afirma que a decisão foi boa para o desporto.

“Teria sido muito estranho não deixar passar aqueles carros e ter primeiro Lewis e depois Max quatro carros atrás a uma volta para o campeonato do mundo. E, por outro lado, para Lewis, não foi definitivamente uma boa decisão, mas como fã de televisão, como espetador, quanto ao desporto, penso que Michael Masi tomou a decisão certa. Acho que terminar com Safety Car para o campeonato não seria bom. Não teria sido bom terminar com os rapazes primeiro e segundo separados por uns carros. Eu estava mais do lado do Lewis do que do Max – por isso fiquei tipo ‘oh, o Lewis perdeu!’ Durante a última parte da temporada, a Mercedes fez um trabalho incrível. Mas eu achei tão fixe deixar aqueles dois tipos a andar juntos”, explicou Grosjean.

Grosjean é da opinião que o campeonato não de decidiu apenas por aquela última volta, mas sim durante toda a época. “Penso que a conceção errada é pensar que o campeonato do mundo foi decidido numa volta. Foi em 22 GP’s”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
36 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
*RPMS*™
2 anos atrás

E fala quem sabe!

Cumprimentos

pintinha
pintinha
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

…! dee papel higienico

filano
filano
Reply to  pintinha
2 anos atrás

HAHahHAhahah concordo

filano
filano
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Sabe pouco… As suas declarações são proporcionais ao volante que é, fraquinho ….

Osmane
Osmane
2 anos atrás

Esse é o Highlander o Guerreiro imortal, o Fenix!!! Pode falar o que quiser!!! Kkkk

Lisboa
2 anos atrás

Mas é óbvio que o campeonato não se decidiu nos últimos 3km do campeonato, decidiu-se em 22 GP, onde ambas as equipas e ambos os pilotos foram errando e cometendo erros. Quem errou no botão no Azerbaijão? O Masi ou o Hamilton? E nas paragens de Box no Mónaco? O Masi ou a Mercedes? E quem andou constantemente em cima dos limitadores no GP da Áustria e com isso danificou o carro? O Masi ou o Hamilton? Quem decidiu não parar o Hamilton na bandeira amarela em Abu Dabhi? O Masi ou a Mercedes? E quem começou o GP da… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Lisboa
Honda Power
Honda Power
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

Ora ai está…

*RPMS*™
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

Muitíssimo bem escrito!

Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

Da sua (extensa) lista, só discordo da questão da troca de pneus. Acho que se Hamilton parasse, Verstappen não parava, até porque tinha pneus com menos voltas. Mas os erros dos pilotos, não podem apagar os erros do Masi, independentemente de se ele prejudicou ou beneficiou alguém porque, para esse peditório já dei o suficiente.

Lisboa
Reply to  Pity
2 anos atrás

Não ponho em causa se ao longo de, qualquer coisa como 69 dias de competição (entre corrida, sprints, qualificação e sessões de preparação) o Masi não possa ter errado, não questiono isso. O que questiono, é quererem atribuir culpas ao homem pelo Hamilton não ter sido campeão. Bastava o britânico, após ter sido AMPLAMENTE ajudado com um reinício de corrida em grelha no Azerbaijão, ele não tivesse feito m£rd@ na primeira curva. O Masi bem o ajudou, mas o Hamilton meteu os pés pelas mãos e com esse “simples” engano, perdeu no mínimo os 18 pontos do 2° lugar e… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Lisboa
Pity
Pity
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

Resumo da época:
Hamilton perdeu o campeonato no Azerbaijão. Facto.
Masi cometeu erros ao longo da época. Facto.
Sem o erro no Azerbaijão, Hamilton teria sido campeão, independentemente da argolada de Masi em Abu Dhabi. Facto.
Conclusão:
É tempo de felicitar Verstappen pela conquista do campeonato e esperar que este ano, o director de corrida, chame-se ele Michael Masi ou Zé das Couves, seja coerente durante toda a época e não erre.
PS: já agora, que os adeptos vejam as corridas com os olhos e não com o coração.

filano
filano
Reply to  Pity
2 anos atrás

Sim isso tudo é certo… Agora da forma que como acabou origina falatório, descredibiliza a FIA e óbvio que ninguém esquece…Tudo isso era inevitável se a regra do safety car ou entravam para as boxes e saiam todos com as mesmas diferenças de tempos que estavam antes, ai acho justo porque o erro do MASi não teria existido…

Nostradamus
Nostradamus
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

Mente brilhante que vai lá atrás buscar tantas situações do Hamilton,para “esquecer” o FACTO,na última corrida NADA estáva decidido!!Que importa as 21 corridas se estas ditaram à vigésima segunda,EMPATE?!!Ou seja,o que foi tao decisivo nas corridas anteriores que tenha ditado um vencedor antes ou mesmo durante a ultima prova??!!NADA…No início da ultima corrida o Lewis tinha perdidas as chances de vitória? Tudo o que aconteceu nas ultimas 5 voltas e com a DECISIVA participaçao do Masi interferiu com a classificação final,ou nao? Curioso,ou nao,é que nessa sua extensa lista de “factores de perda” do Hamilton nao mencionou nem por um… Ler mais »

Lisboa
Reply to  Nostradamus
2 anos atrás

Os critérios do SC estão na mesma página que permitiram ao Hamilton andar mais de 20 voltas a ganhar tempo fora dos limites da pista no Bahrein e ao Max ao cabo de 2 voltas foi logo avisado a não repetir, mas o britânico não devolveu o tempo ganho. Estão na mesma página que obrigou o Max a devolver a posição no GP saudita, mas não obrigou o Hamilton a devolver em Abu Dhabi. Os critérios estão escritos na mesma página onde vi o Masi favorecer mais a Mercedes e o seu piloto n°1, que os vi a favorecer o… Ler mais »

Honda Power
Honda Power
Reply to  Nostradamus
2 anos atrás

Artigo 15.3

alfa
alfa
Reply to  Nostradamus
2 anos atrás

O único erro da Mercedes foi não ter atravessado o bottas no meio da pista na ultima volta….isso é que tinha piada….

filano
filano
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

Foi o momento + decisivo naquele , como é óbvio quando Max atirou o carro para cima de Hamilton e ficaram os dois também são pontos que favoreceram o Max, como erros de Hamilton e Max etc… Tudo conta

asfalto
asfalto
2 anos atrás

Aparece já a moderadora do fórum a chamar palhaço ao Grosjean porque entende que já chega de conversa sobre Abu Dhabi.

917/30
Reply to  asfalto
2 anos atrás

looooool

Pity
Pity
Reply to  asfalto
2 anos atrás

Se não fosse parvo, o que é que gostava de ser?
E sim, esta história já cheira mal.

asfalto
asfalto
Reply to  Pity
2 anos atrás

Não te quero responder a letra porque senão tinha que te chamar burra porque devias reclamar com quem publica as noticias não com quem as comenta, mas como não te quero chamar isso não te respondo.

filano
filano
Reply to  asfalto
2 anos atrás

Olha outro!!! É impensável chamares o que não chamaste com palavras menos próprias com insultos que não os são… Estranho!…Nota-se porque tu o Honda são adeptos da RBR e do Max , porque vocês tem a mesma forma de estar quando não tem argumentos partem para o “insulto” gratuito desta forma porque às tantas pessoalmente não o farias… Dou-te um conselho quando não tiveres argumentos e não souberes ter uma “discussão” saudável , calas-te…O assunto do Hamilton vai ser sempre debatido porque não pode acabar um campeonato assim, mesmo que o Max é que fosse o penalizado… A credibilidade da… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Paulo Brasil
917/30
2 anos atrás

Nem mais, está dito e bem dito!! “Penso que a conceção errada é pensar que o campeonato do mundo foi decidido numa volta. Foi em 22″ GP’s” p.s. Romain, depois do que disseste o teu (adiado) teste com a MB já foi de vela…lol

917/30
Reply to  917/30
2 anos atrás

No Romain, no no Romain no…(ler isto com sotaque austríaco)

Lisboa
Reply to  917/30
2 anos atrás

E com isso lá se foi o teste no Mercedes que o francês tinha prometido. Cê lá vie!

Pity
Pity
Reply to  917/30
2 anos atrás

Não foi nada… é ele que vai substituir o Hamilton 🙂 🙂 🙂

Osmane
Osmane
Reply to  Pity
2 anos atrás

😳 o que? Kkkk

Pity
Pity
Reply to  Osmane
2 anos atrás

Assustou-se? Eu também tenho direito a brincar…

filano
filano
Reply to  Pity
2 anos atrás

Não se assustou ficou contente por pouco tempo…aahahahahahaahha

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  917/30
2 anos atrás

Ia dizer exactamente o mesmo.

Falou bem o Romain desde o início da confusão que digo o mesmo.

NOTEAM1
NOTEAM1
2 anos atrás

Não acho que “seria estranho” ver aqueles carros retardatários, acho que seria ilegal.
Pelo que percebo, sempre que existem situações destetipo, todos os carros atrasados forçosamente ultrapassam o SC para se recolocarem na volta do líder, é uma questão se se seguir o regulamento e nada mais.

Génesis
Génesis
Reply to  NOTEAM1
2 anos atrás

E o SC tinha que entrar na volta seguinte, mas como ia acabar atrás do mesmo, mandou-se os regulamentos às urtigas.

NOTEAM1
NOTEAM1
Reply to  Génesis
2 anos atrás

Masi foi pouco expedito, no mínimo. Mas foi também envolvido numa trama hollywoodesca que eu não desejo a nenhum director de prova. Sendo claro que a opção da bandeira vermelha estava fora de questão, o que até é discutível, mas isso já é uma outra história, o Masi optou por trazer o SC para a pista. Ao permitir que a corrida decorresse até que a pista ficasse limpa, imediatamente o Masi teria de dar instruções claras para os retardatários ultrapassarem, algo que não foi feito atempadamente. Este passo teria de ser dado com rapidez, não para beneficiar o Max, mas… Ler mais »

Génesis
Génesis
Reply to  NOTEAM1
2 anos atrás

Belo post, parabéns

filano
filano
Reply to  NOTEAM1
2 anos atrás

Concordo a FIA já deveria ter ido a público explicar toda essa confusão como é óbvio beneficiou alguém, e já tiveram tempo para isso , devem estar é a pensar como vão descalçar esta bota .. Mudava as regras ia tudo para as boxes e saiam todos por ordem de chegada com a mesma diferença de tempo que tinham antes da interrupção, assim além de ser mais justo não dava “asas” a confusão e os erros de Masi não teria existido… A FIA que estude as situações e que defina regras claras justas para todos para defender o seu próprio… Ler mais »

filano
filano
2 anos atrás

Não concordo porque a interrupção além de ter sido injustificável adulterou a classificação… Porque não acabar o GP da forma que estava a ordem???? Esta regra não está correta com a entrada do safety car é injusto porque alguns pilotos são beneficiados… Defendo uma regra que que a interrupção da corrida seja feita de forma que as distancias entres os pilotos se mantenham , assim era mais justo e o erro do Masi não teria sido falado…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado