Está resolvida, até ver, a questão do protesto da Renault face às condutas de arrefecimento de travões do Racing Point RP20, mas os Comissários Desportivos da FIA conseguiram tomar uma decisão que não agrada a ninguém.
Provavelmente, quem está mais contente são os responsáveis da Racing Point que daqui para a frente podem continuar a utilizar o carro tal como está – e para o ano também – sem mais qualquer penalização monetária ou ver pontos serem-lhe retirados. Só irá receber…reprimendas.
Tal como sucedeu no caso da Ferrari, a FIA parece querer ficar bem com Deus e com o diabo, o que quase nunca resulta.
A verdade é que a Racing Point foi considerada culpada, multada em 400.000 euros e fica sem 15 pontos no Mundial de Construtores.
A Renault ganhou o protesto, ganhou 15 pontos à Racing Point, mas esta questão do ‘Mercedes cor-de-rosa’ não termina aqui.
Se a Racing Point tivesse usado as condutas de travões do Mercedes W10 em 2019 e redesenhado para utilização em 2020, tudo bem. Mas não foi isso que aconteceu. A Racing Point não usou as condutas traseiras em 2019 (usou só as da frente), recebeu-as da Mercedes (que sai disto sem penalizações mas não sem culpa, pois passou informação e propriedade intelectual sua a outra equipa), copiou-as (as traseiras) e usa-as este ano o que não é permitido.
Por isto foi penalizada em 15 pontos. Cada corrida vale 44 pontos. Por isso, perder 15 durante uma época toda e continuar a utilizar o carro, parece pouco. A Renault não reagiu, mas não deve estar contente. No limite, até pode acontecer tanto a Renault como a Racing Point apelarem desta decisão. Uns querem mais, outros querem menos…
O problema é que foi aberto um precedente. A partir daqui toda a gente sabe que pode fazer o mesmo, pagar uma multa e utilizar um carro competitivo. É certo que a questão ainda vai ter, provavelmente, apelo, mas o facto da FIA não fechar por completo o ‘buraco negro’ deixa margem para repetições. É que estes carros é suposto correrem o resto desta época e toda a próxima. E se várias outras equipas fizerem o mesmo?
Há muitas pontas soltas que não ficaram resolvidas hoje. Provavelmente a FIA quis agradar a gregos e a troianos mas decidiu ‘cinzento’ quando os regulamentos deveria ser a preto e branco…










