Fórmula 1: Porque queria apostar a AlphaTauri em Colton Herta?

Por a 19 Setembro 2022 17:01

A Fórmula 1 é um mundo muito para além do desporto e das lutas que assistimos em pista. Os interesses comerciais na disciplina são muito maiores do que em qualquer outra competição automobilística e por vezes são a razão de disputas intensas entre equipas do paddock. A Red Bull é uma das maiores estruturas e está a crescer ainda mais, depois da aposta em produzir ‘in-house’ as unidades motrizes. Junta-se a um círculo mais restrito dentro da Fórmula 1 e ao mesmo tempo, é mais um compromisso da estrutura a longo prazo com a competição.

A Red Bull tem um dos maiores programas de jovens pilotos do automobilismo, muitas vezes mal aproveitado, como infelizmente sabemos, mas nos últimos anos Helmut Marko tem tentado levar pilotos até à Fórmula 1, como foi o caso de Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Alexander Albon, Carlos Sainz e o campeão em título, Max Verstappen, se bem que o seu percurso na Red Bull Junior Team foi mais curto do que os outros pilotos com lugar agora na grelha. No entanto, aquando da escolha de companheiro de equipa para Max Verstappen, os responsáveis optaram por Sergio Pérez em vez da continuidade de Albon ou do regresso de Gasly. Podia-se argumentar com a falta de resultados quando estavam lado a lado com o neerlandês, mas foi uma pequena surpresa a contratação de um piloto experiente, é certo, mas fora da esfera da Red Bull. Mais surpreendente foi o interesse real demonstrado por Colton Herta este verão. Piloto da Indycar sem qualquer ligação à estrutura austríaca, sem experiência na Fórmula 1 e sem os pontos necessários para a emissão da superlicença exigida para o mundial.

A Red Bull costuma arriscar, como está a fazer com a sua divisão de unidades motrizes, por exemplo, mas fazer pressão junto da FIA para possibilitar a entrada do piloto norte-americano na Fórmula 1 parece ter sido um risco muito grande. Sem querer colocar em causa as capacidades de Herta como piloto, o que poderia acrescentar este que não conseguisse Pierre Gasly, pelo menos durante o último ano de contrato com a AlphaTauri, e depois um dos jovens da Red Bull Junior Team que fosse bem preparado para competir na Fórmula 1. Os jovens pilotos na Fórmula 2 não tiveram uma época muito bem conseguida, mas preparando-os, como fez a Alpine com Oscar Piastri ou a McLaren com Lando Norris, durante um ano não poderiam acrescentar tanto ou mais do que Herta, sem ser necessário pedir à FIA para abrir qualquer exceção? Ainda nos podemos questionar, se Herta deu boas indicações nos testes com monolugares “antigos” da McLaren, porque não apostou a estrutura de Woking no piloto?

A resposta pode estar no mercado e na atração comercial dos Estados Unidos da América pela Fórmula 1. Não é certo que tenha sido esta a principal razão, mas não devemos andar muito longe. Seria o primeiro piloto daquele país na Fórmula 1 desde Alexander Rossi em 2015, numa altura em que a base de fãs é muito maior. Graças a uma série de decisões da Fórmula 1, começando pelo facto de ser um grupo norte-americano que detém os direitos comerciais e gere a F1, o mercado dos EUA abriu portas à competição mundial. Serão 3 corridas a realizar já em 2023 naquele país. Isso terá, com certeza, muita força na opção de Helmut Marko e Christian Horner de apostar em Colton Herta.

Podemos especular o que quisermos agora que esta parceria não acontecerá, parecendo sempre pouco provável que a FIA abrisse mão do seu próprio sistema de pontuação para a atribuição da superlicença, mas poderiam os responsáveis da Red Bull estarem já à espera deste desfecho enquanto gizavam um outro plano para contratar um piloto para o lugar de Gasly?

Bons pilotos são sempre bem-vindos à Fórmula 1, e acreditamos que Colton Herta, assim como outros pilotos da Indycar, tivesse lugar na competição, mas o forte interesse demonstrado pelos responsáveis da Red Bull e AlphaTauri levanta algumas questões, que possivelmente nunca serão totalmente esclarecidas.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado