Fórmula 1: Os cenários para Max Verstappen ser coroado campeão no GP do Japão

Por a 4 Outubro 2022 09:15

Max Verstappen não fechou as contas da revalidação do título mundial de pilotos de Fórmula 1 em Singapura, levando a decisão para a próxima ronda no mítico circuito de Suzuka, que já foi palco de muitas decisões do campeonato, algumas mais polémicas do que outras. O Grande Prémio do Japão no próximo fim de semana, além de marcar o regresso da prova asiática ao calendário, acolhe sempre uma multidão de fãs extremamente dedicados à disciplina máxima do automobilismo, que podem assistir à conquista do bicampeonato de Verstappen.

Quais são os cenários para que o piloto do carro número 1 possa vencer o campeonato de 2022 no Japão?

Se Verstappen vencer a corrida nipónica com o ponto extra da volta mais rápida, será campeão independentemente de onde terminar o atual segundo classificado Charles Leclerc e o seu companheiro Sergio Pérez. Estes são os únicos que ainda podem adiar a festa a Verstappen, sendo que todos os restantes 17 pilotos estão matematicamente arredados desta discussão. No caso de Verstappen ganhar e não estabelecer o tempo mais rápido por volta durante a corrida, só assegura o cetro de campeão com Leclerc e Pérez fora das posições de pódio.

Se o neerlandês terminar a corrida no segundo lugar com a volta mais rápida e Leclerc conquistar o quinto posto ou abaixo dessa posição, assim como Pérez terminar em quarto ou abaixo na classificação, é campeão do mundo. Mas se Verstappen terminar nessa posição lugar o ponto extra, só revalida o seu título se os outros dois pilotos terminarem nas mesmas posições do cenário anterior, também sem terem registado a melhor volta.

Pode acontecer que Verstappen tenha um novo fim de semana como o de Singapura e termine fora dos dois primeiros lugares da classificação. Como será nesses casos?

O neerlandês pode terminar no lugar mais baixo do pódio e ser campeão em Suzuka, se Leclerc terminar fora dos seis primeiros ou seja sexto sem o ponto extra, enquanto Pérez terá de terminar fora do top 5. Terminando Verstappen em qualquer posição fora do pódio – até ao sexto lugar da classificação, no máximo – Leclerc e Pérez não podem passar na linha de meta pela última vez com o registo da melhor volta. Se for o quarto classificado, Max Verstappen é campeão se Leclerc e Perez ficarem fora dos sete primeiros lugares.

Verstappen também pode revalidar o título se terminar no quinto posto, mas Leclerc tem de ser no máximo 10º ou 9º sem o ponto para a volta mais rápida.

Sendo Verstappen sexto classificado, o piloto da Ferrari não pode pontuar e o seu companheiro de equipa tem de pontuar apenas 1 ponto.

Max Verstappen disse não ter pressa para fechar as contas do campeonato, querendo apenas que isso aconteça, mas depois do frustrante GP de Singapura, quererá recuperar a forma anterior, ou seja, um resultado bem melhor do que o sétimo posto.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
joaolima
joaolima
1 ano atrás

Há aqui uma gralha.
Está correcto “Se Verstappen vencer a corrida nipónica com o ponto extra da volta mais rápida, será campeão independentemente de onde terminar o atual segundo classificado Charles Leclerc e o seu companheiro Sergio Pérez”
Mas está errado logo a seguir ” No caso de Verstappen ganhar estabelecer o tempo mais rápido por volta durante a corrida, só assegura o cetro de campeão com Leclerc e Pérez fora das posições de pódio”.

joaolima
joaolima
Reply to  joaolima
1 ano atrás

Ok, já foi corrigido 😀

2020
2020
1 ano atrás

Um título do entregue com as gralhas e escândalos a baterem-lhes á porta?…. FIA é a maior das vergonhas no maior desporto automóvel onde ninguém quer assumir a responssabilidade de entregas de títulos mundiais quando nos finais de épicas se arrastam gralhas graves!?… Acabem com a F1… Assim não vale a pen competir.

2020
2020
1 ano atrás

Um título do entregue com as gralhas e escândalos a baterem-lhes á porta?…. FIA é a maior das vergonhas no maior desporto automóvel onde ninguém quer assumir a responsabilidade de entregas de títulos mundiais quando nos finais de épicas se arrastam gralhas graves!?… Acabem com a F1… Assim não vale a pena competir… Ou fazer mundiais onde as regras mudam consoante o interesse do peso da balança…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado