Fórmula 1: Lacuna nas regras leva a protesto da Renault face à Racing Point

Por a 18 Julho 2020 10:00

Uma mudança nas regras da Fórmula 1 de 2019 para 2020 está no centro da questão do protesto da Renault face às condutas de arrefecimento de travões do Racing Point RP20. Tudo porque a equipa de Silverstone, teve conhecimento dessa peça de forma legal em 2019, quando esta não fazia parte das peças listadas que não são permitidas utilizar por outras equipas, mas passou a estar incluída nessa lista em 2020. Só que a Racing Point teve conhecimento dela em 2019, quando era legal, e agora diz que desenhou uma igual, a partir do zero, para 2020. Como se percebe é uma lacuna que ficou nas regras nesta transição do ‘permitido’ em 2019, para ‘proibido’ em 2020.

A Haas fez isto mesmo ao utilizar as condutas de arrefecimento de travões da Ferrari em 2019, enquanto a Racing Point correu com as condutas de travões ao estilo Mercedes durante grande parte da época passada. Como já referimos, essa utilização foi proibida e a equipa alega que desenhou uma igual… do zero. Portanto, ao contrário do que se pensava, que seria impossível a Racing Point copiar a peça através de fotos, não foi assim que sucedeu – no caso das condutas dos travões – mas sim com a peça que utilizaram o ano passado e agora não podem… Portanto, tudo se resolverá na interpretação do processo que foi seguido para desenhar a peça.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
old-player
old-player
3 anos atrás

Estive a ver a imagem que está neste artigo porque a mesma tem os dois carros em paralelo e fazendo ampliação dá para ver as semelhanças mas também muitas diferenças, o carro é uma cópia mas as diferenças visíveis são o suficiente para mim para defenir o RP20 como uma cópia e não um original pintado de Rosa. Foi inteligente da parte da RP.

CJ22
CJ22
Reply to  old-player
3 anos atrás

Eu também te posso meter aqui uma imagem do próprio Mercedes do ano passado que é ligeiramente diferente do Mercedes da foto. O que quero dizer é que o carro muda quase de corrida para corrida, não é exactamente igual durante a época toda, tem várias evoluções, então não te podes basear apenas nessa imagem para dizer que tem diferenças.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado