Fórmula 1: Halo ou ‘Shield’?

Por a 19 Julho 2017 14:57

A futura introdução do escudo de proteção do cockpit, agora conhecida como ‘Shield’, será ‘decidido’ na próxima reunião do Grupo de estratégia da F1, na próxima semana. Em Silverstone, Sebastian Vettel disse que se sentia “tonto” depois de ter realizado uma volta com o seu Ferrari, levantando várias questões, como o facto da visão ser distorcida devido ao formato do ‘Shield’, por exemplo: “Agora, temos que pensar sobre como poderemos resolver todos os problemas”, disse uma fonte da FIA ao Auto Motor und Sport. Só em Monza e Singapura será possível a mais equipas testarem a solução pela primeira vez.

A juntar a isto há outro problema complicado como referiu Christian Horner, da Red Buul: “Quanto a isso nós precisávamos de saber há dois meses, para o considerar na construção do nosso carro para 2018 e se nós temos problemas, imagino as equipas mais pequenas”, acrescentou.

O Andy Green, da Force India, concorda: “Não podemos esperar mais.” Entretanto a FIA já disse que se o ‘Shield’ não for aprovado, o Halo será introduzido em 2018. Há outra questão que não pode ser descurada, a estética e sendo verdade que já existiu esta discussão sobre se a estética deve prevalecer face à segurança, provavelmente o que vai acontecer será trabalhar-se sobre os problemas que oferece o ‘Shield’, pois é bem mais pacífico em termos estéticos.

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kkk
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6 anos atrás

Quanto ao formato acho o mais bem concebido tendo em conta que não é nem mais nem menos que os vidros do F1 dos anos 60, mas mais altos!… quanto ao material em si a ser verdade o que o Vteel disse há então que melhorar e anular reflexos na totalidade (sol e luzes nocturnas)

Pity
Pity
6 anos atrás

Vão pelo Grosjean “nem Halo, nem shield, deixem como está”. 🙂
Seja o que for que decidam, têm de o fazer com tempo suficiente de estudo, para que as equipas não tenham de gastar dinheiro num mono que depressa vai ser posto de lado, para além do tempo de que necessitam para desenhar e fazer o carro do próximo ano. O halo é esteticamente horrível e pouco protege, e o shield ainda não está devidamente testado. Pelo que disse Vettel, tem ainda muitas deficiências, pode até ser um perigo.

MVM
MVM
6 anos atrás

Vai ser o halo. Infelizmente a redacção do AS só está activa entre as 11h00 e as 15h00 (com duas horas para almoço), senão teriam tido conhecimento da notícia. https://www.motorsport.com/f1/news/strategy-group-halo-shield-decision-932802/
Portanto, para o ano vamos ter o chinelo havaiano. Podem começar a culpar o Vettel e as suas tonturas (provavelmente consequências do toque com o Hamilton em Baku).

mantis
mantis
6 anos atrás

Reflexos no vidro? E os carros fechados não tem esse problema? A mim parece-me que aqueles dois orifícios laterais no halo ainda vão acabar por servir (em caso de acidente) para canalizar a trajetória de alguma peça na direção da cabeça do piloto e não impedirá uma situação como a que aconteceu com o Massa… já para não falar da parte estética…

Pity
Pity
Reply to  mantis
6 anos atrás

Os carros fechados (tipo LMP1) não parecem ter uma cobertura tão afunilada. A diferença pode estar aí.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
6 anos atrás

Eu sou a favor da segurança em primeiro lugar e não me escandalizava se fechassem os carros. No entanto, parece que não sabem o que andam a fazer. Eu acredito que os engenheiros da F1 sejam débeis mentais porque há uma solução muito fácil, como por exemplo rollbars ejectáveis ou algo parecido. Se não sabem o que andam a fazer mais vale estarem quietos! Incompetentes… incompetentes em todo o lado.

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