Equipas de F1 querem limitar pilotos a três motores por ano

Por a 20 Abril 2016 10:51

Prolongando a sua obsessão com o controlo e redução dos custos, as equipas de Fórmula 1 querem agora limitar os pilotos à utilização de três motores por ano a partir de 2018. Reunidos para discutir as mudanças ao regulamento das unidades motrizes, os construtores acreditam que a melhor forma de reduzir custos e contribuir para a convergência da performance passa por reduzir o número de motores utilizados por época.

Os rumores indicam que cortar das atuais quatro (cinco sempre que existam mais do que 21 corridas) unidades por ano para três iria permitir às equipas-cliente unidades motrizes a troco de 12 milhões de euros por época — o objetivo inicialmente delineado pela FIA.

Uma ideia que começa a somar o apoio dos fabricantes, com a reunião marcada para o final do mês entre o Grupo Estratégico e a Comissão da Fórmula 1 a assumir-se como decisiva para que o plano entre em marcha.

“Digamos que neste momento estamos estabilizados. O próximo passo passa agora pela redução dos custos. Se não tivermos de reinventar um novo motor a cada novo ano conseguiremos diminuir o seu orçamento”, referiu o presidente da Ferrari Sergio Marchionne.

A Red Bull, que tem-se mostrado a favor do motor independente, diz não ver qualquer evidência de que as mudanças das regras poderão corresponder ao critério originalmente definido pela FIA.

“Para mim, o Jean Todt definiu um critério com quatro variáveis que o Toto Wolff, a representar os construtores de motores, teria que cumprir. Esses quatro aspetos passavam pela redução do preço para 12 milhões de euros, a sua disponibilidade para as outras equipas, a convergência de potência entre um rácio de 2% e o incremento do som. Todos eles não foram atingidos até este momento”, referiu Christian Horner.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cariocecus
Cariocecus
8 anos atrás

As corridas do WEC cada vez mais parecem corridas de sprint, as corridas de F1 cada vez mais parecem corridas de resistência

Pity
Pity
8 anos atrás

Não concordo. Cada piloto devia ter direito apenas a um motor, uma caixa de velocidades e um chassi por época, assim é que era. Se tivesse o azar de destruir o carro na primeira corrida, como aconteceu ao Alonso, não corria até final da época, e ponto final.

Modo ironia off.

MRF
MRF
Reply to  Pity
8 anos atrás

Concordo plenamente!

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Pity
8 anos atrás

Eu acho incrível que o actual regulamento não preveja a substituição do motor em questão, sem descontar ao total, por um “joker” válido por 4 corridas, uma vez que o motor destruído deveria cumprir mais 4 GP.

Pity
Pity
Reply to  Não me chateies
8 anos atrás

Sim, tem razão, afinal a substituição foi devida a um acidente, não a falha / cansaço do motor.

gillesi
gillesi
Reply to  Pity
8 anos atrás

E meio motor por época?

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

O melhor é proibir tudo, motor, chassi, transmissão e pronto. Fica bem mais barato. As corridas eram feitas com os pilotos a correr a pé.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Ou então punham cavalos a puxar o carro, hahahaha.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

Acho que ninguém vai querer o Bernie a puxar um carro. 😛

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Nah, esse de cavalo não têm nada… É mais parecido com um jumento.

danilo
danilo
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

Isso mesmo! Arranca de uma vez os motores e todo o resto e deixa os carros iguais dos Flinstones e pronto! Problema resolvido

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Isso já existe no Motors TV, O Simulador da IGN, corridas no PC.

As corridas de F1 passariam a ser virtuais, 22 simuladores com os actuais pilotos. Querem melhor futuro perante as novas gerações? Poupariam imenso dinheiro e ganhariam fortunas com um contrato com um qualquer simulador de corridas. Seria o fim do desporto automóvel.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

A Mercedes foi a unica que no ano passado não foi penalizada por troca de motores! Devido a essas circunstancias não faz sentido reduzir de 4 para 3, quando se sabe que só a Mercedes vai cumprir.

pokeralho46
pokeralho46
8 anos atrás

Epah, e que tal proibir os pilotos de conduzir? Isto já cheira tão mal… Os V8 eram mais baratos mas muito mais…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  pokeralho46
8 anos atrás

Sim, eram mais baratos porque a tecnologia já estava mais que desenvolvida, exactamente por ter sido adoptada pela F1 e a indústria aproveitou muitas ideias e a pordução em massa ajudou a embaratecer a produção. A ideia (a boa ideia) de adoptar os V6 híbrido é a mesma coisa, a F1 ajudar a desenvolver a tecnologia mais depressa (a nível de performance e eficiência) e depois a indústria aproveitar esse trabalho feito e embaratecer os custos de produção para carros de estrada. É o mesmo esquema que está a fazer a Tesla, inventou várias coisas a n+ivel de eficiência de… Ler mais »

neno
neno
8 anos atrás

Que voltem os V12 turbo 3000cc. Custam 1/10 destes motores de enceradeira e eram um show

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado