Fórmula 1 e MotoGP: Plano por água abaixo

Por a 21 Março 2021 14:10

Antes do que parece ser a decisão do Governo – reforçamos que a informação não é oficial, pois divulgada publicamente mas até ao momento em que escrevemos estas linhas não estava confirmada oficialmente – o Promotor desenhou um plano em que quem queria assistir ao MotoGP e à Fórmula 1 em Portimão só iria poder fazê-lo se fizesse um teste que desse resultado negativo à Covid-19, sendo que o valor pago pelo bilhete já incluiria o valor do teste, que poderia ser feito em laboratórios previamente definidos, segundo a localização geográfica de cada um. Foi esta a forma que foi encontrada para possibilitar a existência de público nas duas provas, mas pelos vistos nem isto foi suficiente. Faltaria sempre a aceitação por parte da Direção Geral de Saúde (DGS) e o consequente parecer positivo. Que não deverá chegar.

A lotação da prova de MotoGP seria limitada a 10%, precisamente cerca de 10.000 espectadores, enquanto a Fórmula 1 trabalhava para uma lotação semelhante à que existiu em outubro passado, 25% a 28%.

Depois de tudo o que se passou no GP de Portugal de Fórmula 1 de 2020, o AIA pretendia isolar bancadas, espaçando-as, impedindo que fosse possível as pessoas sentarem-se em filas consecutivas, bem como impedir que mais que dois espectadores se sentassem lado a lado. As cadeiras onde ninguém se poderia sentar iriam ter uma cor identificativa.

Mas infelizmente, apesar da grande notícia de voltarmos a ter o MotoGP e a Fórmula 1 no nosso país, é uma pena que o público não possa estar nas bancadas.

Ironicamente, neste momento, os números da União Europeia a 27 mostram que Portugal é o país que regista, per capita, os números menos maus de novos infetados por dia. De país mais infetado da UE a menos infetado, foram quase dois meses de diferença. Mas talvez seja para não arriscar nada face ao que de bom se tem feito que o Governo prefere não ter público em grandes eventos. Compreensível. É uma pena, mas temos de compreender a decisão, por muito que custe à ‘família’ dos motores, mas convém lembrar que o GP de Portugal de Fórmula 1 não foi fator de propagação do vírus. Existem dados da DGS que o comprovam: não houve qualquer surto originado pelo público presente. Portanto resta aguardar pela decisão final…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
22 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
manuel moita
manuel moita
3 anos atrás

Os Brugencios que nos desgovernam podiam fazer o mesmo no Novo Banco não meter lá dinheiro que nos Roubam a DGS devia de Proibir de lá Queimar dinheiro que faz falta para comprar vacinas

ma-nac
ma-nac
Reply to  manuel moita
3 anos atrás

Dinheiro houve e sempre haverá… não há é para toda a gente, mas sim para os mesmos e quem paga quem é?!…

Daniel Sousa
Daniel Sousa
3 anos atrás

É preciso não esquecer que no verão passado andamos sempre com números muito altos de covid – 200 ou 300 por dia – o que não é pouco nestas questões. talvez esteja mesmo na hora de termos tolerância 0, aceitar as limitações, a fim de proteger o turismo, milhares de famílias e os seus empregos, e reduzir as mortes ao máximo. Quanto maior for a nossa cedência mais rápido chegaremos a 20/30 casos por dia, e aí podemos respirar com outra liberdade. Fico muito contente por ver Portimão pela Tv. Já é um orgulho e um prazer enorme.

917/30
Reply to  Daniel Sousa
3 anos atrás

Percebo o que diz mas no ano passado o GP foi depois do verão, pelo que os numeros do verão nada tiveram que ver com o GP mas mais sim pelos transportes públicos apinhados, e acima de tudo pelo desrespeito das regras da DGS, festas,reuniões familiares etc. O facto de se fazer o GP com 10/15 mil pessoas a assitir (os tais 27 mil também acho muito) não seria nada demais.

Scb2
Scb2
Reply to  917/30
3 anos atrás

O problema é que não estiveram 27 mil. Estiveram muitos mais e não havia condições (wc, lugares venda comida) suficientes nem para 10 mil

917/30
Reply to  Scb2
3 anos atrás

Os 27mil que falei referem-se ao nº que foi falado para este ano… daí ter falado em apenas 10/15 mil para o proximo GP justamente por causa do que se passou no no passado!

ma-nac
ma-nac
Reply to  Scb2
3 anos atrás

Pois as verdades são para serem ditas na realidade, mas “ninguém fala disso”… dizem que correu tudo mt bem! A TRETA DO COSTUME!…

Last edited 3 anos atrás by Manuel Gonçalves
ma-nac
ma-nac
Reply to  917/30
3 anos atrás

O problema é que na pratica isso não acontece e depois não há como voltar a traz! o mesmo dizendo do futebol! o porquê dos estádios não limitarem as entradas? o problema não é quem poderá entrar mas (para mim) sim cá fora, o descontrolo!… é mt bonito falar mas depois é o que é!…

917/30
Reply to  ma-nac
3 anos atrás

Mas é esse controlo e rigor no nº de bilhetes vendidos que TEM q existir. Até poderá existir o tal (algum) descontrolo “cá fora” nao vou dizer que não, mas se não for num estádio ou autodromo VAI SER/TEM sido no centro comercial, nas festas, nas praias,nas reuniões familiares e nos transportes, é algo ineveitável! Os ultimos meses foram o que foram, e foi devido ao publico (em nº reduzido) em eventos ao ar livre??

Last edited 3 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  917/30
3 anos atrás

O que quis dizer foi que no verão, quando os valores estiveram mais baixos, mesmo assim eram altos. A partir de fim de setembro já estávamos numa nova vaga, mas isso foi porque no verão os números não desceram o suficiente. Há muitas causas para tantos casos, mas no que toca ao desporto, não são 10 20 50 mil devidamente distanciados que farão a diferença. A questão é psicológica, se é permitido público há uma falsa sensação de normalidade, e mais ainda, os outros desportos – todos eles – teriam todos o direito à sua “excepçãozinha”. Só como exemplo no… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Daniel Sousa
917/30
Reply to  Daniel Sousa
3 anos atrás

Percebo o quer dizer com falsa sensação de normalidade mas toda gente sabe que nada é normal de há um ano para cá. A verdade é que temos que nos educar/adaptar ao mundo tal como ele está, uma vez que não será tão depressa que voltaremos à normalidade do pré covid. Assim sendo não se pensem em “excepçõeszinhas” mas sim numa maneira de estar e fazer as coisas adaptadas ao momento em que vivemos ou seja com todos os cuidados. Sobre os outros desportos, existe futebol e apenas a 1ª liga e mais nada, o resto é residual. Se acha… Ler mais »

917/30
Reply to  Daniel Sousa
3 anos atrás

Percebo o que diz mas no ano passado o GP foi depois do verão, pelo que os numeros do verão nada tiveram que ver com o GP mas mais sim pelos transportes públicos apinhados, e acima de tudo pelo desrespeito das regras da DGS, festas,reuniões familiares etc. O facto de se fazer o GP com 10/15 mil pessoas a assistir (os tais 27 mil também acho muito) não seria nada demais. Em abril vamos poder ir a cinemas, teatros, museus, esplanadas, casamentos, etc etc, mas corridas nem pensar! Gabo-lhe o optimismo em relação aos 20/30 casos dia, mas não acredito… Ler mais »

ma-nac
ma-nac
Reply to  Daniel Sousa
3 anos atrás

Simples… “perder” um gp ao vivo para ter hotéis e restaurantes a meio?… Façam as coisas como devem ser feitas que havemos de ter tempo para essa alegrias! Há que ter paciência, embora custe, claro… mas tb permitimos isso no passado agora olha!

917/30
3 anos atrás

Não faz sentido nenhum, falam de eventos ao ar livre como se fossem causadores de todos os males, enquanto temos relatos de transportes público apinhados, desrespeito das regras da DGS a torto e direito etc etc. Segundo o plano de descofinamento antes do GP vamos poder ir a cinemas, teatros, museus, esplanadas, e até casamentos…Ou seja tudo e mais um par de botas, corridas e bola em nºs reduzidos??? uiii isso nem pensar!!!

Last edited 3 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Scb2
Scb2
3 anos atrás

Como dizia RAP com este governo parece ser tudo ou nada. Ano passado venderam se mais bilhetes do que seria avisado, o planeamento foi péssimo e correu mal. Este ano em vez de se aprender com os erros do ano passado e melhorar, não se faz nada-assim não se erra.

ma-nac
ma-nac
Reply to  Scb2
3 anos atrás

Para que esta gente toda tenha juizo uma vez na vida, a sério, terá de ser assim para mais tarde recordar, se é que se vão lembrar da merda que fizeram…

ma-nac
ma-nac
3 anos atrás

Não fizessem a merda que fizeram no ano passado e pensassem a sério! Não interessa o que se fez de bem mas para o caso o que se fez de errado e que muitos foram impedidos de entrar ( vindos de muito longe e para os 3 dias) qd tinham bilhete para tal e foram impedidos derivado á bagunça que se originou, sem controlo! Estavam á espera de “q”? Triste são aqueles que ficaram sem emprego á custa dessa esperteza tuga saloia de quererem tudo duma vez e não pensar nas consequências! Agora mamem nos dedinhos!… é triste mas somos… Ler mais »

ma-nac
ma-nac
3 anos atrás

É pena (tb gostaria e até de lá estar, caso tivesse possibilidades para isso) mas embarcámos nesse descontrolo, agora há que “lamber” os dedinhos.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Tanto choro, deixem-se de tretas. Nem os jogos olímpicos este ano vão ter público – uma decisão mais que acertada por parte do Japão – que a prioridade é a saúde pública e não os eventos desportivos.

Nós por cá ficamos lixados porque não podemos ter público em duas provas de desporto motorizado. Haja pachorra.

Devem preferir ter de fechar tudo outra vez três semanas após as provas, quando andarem a passear sem máscara “porque na rua não tem problema”.

Last edited 3 anos atrás by Frenando_Afondo™
917/30
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Cada tiro cada melro, nos jogos olimpicos não vai haver público VINDO DO ESTRANGEIRO, convém ler bem as noticias… Então se houver público na F1 este ano vai haver confinamento é isso? Aconteceu três semanas após o GP do ano passado? Devo ter andado muito distraído pois não dei por isso…

Last edited 3 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
alf-sousa
alf-sousa
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Infelizmente…e mesmo sendo uma má noticia para todos nós, amantes dos desportos motorizados, será a atitude mais correta. Apesar do “no ano passado não houve focos de contagio”, temos que pensar no sacrificio feito por toda a gente de bem… Paciência! A televisão serve para isso mesmo e fica mais barato subscrever a Eleven ou a SportTV…tanto para o bolso como para a saúde. Existem problemas bem maiores que se levantam e ninguém parece preocupado! E Portugal não é caso único por causa da falta de público nos autódromos…ainda há dias os testes de pré-temporada, foram feitos à porta fechada!!!… Ler mais »

nact
nact
3 anos atrás

O Autodromo do Algarve demonstrou em 2020 que não resistiu a incumprir os limites que lhe foram estabelecidos para o número de espectadores. Eu estive lá. É natural que o governo e as pessoas em geral tenham duvidas se numa proxima corrida não voltarão ao mesmo. O ano passado também havia o mesmo limite de espectadores e foi o que sabemos. Temos pena, mas é o que merece quem se porta mal. E ainda tenho mais pena porque gostaria de voltar este ano, mas eu proprio tenho duvidas se estou interessado em voltar a ter pessoas de que nada sei,… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado