O fim de semana terminou de forma frustrante para a Alpine, com o abandono dos seus dois carros. A equipa decidiu trocar a unidade motriz do carro de Fernando Alonso e com isso, o piloto sabia que iria partir para a corrida dos lugares do fundo da grelha. Esteban Ocon não conseguiu passar à Q3 e partiu do 11º lugar. Logo na primeira volta foi tocado e teve de parar para troca da asa da frente.
“Praticamente tudo o que podia correr mal correu mal durante este fim-de-semana”, afirmou Marcin Budkowski. “Esteban começou na décima primeira posição com médios e marcar alguns pontos parecia um alvo realista. Infelizmente, foi atingido por Giovinazzi na primeira volta e sofreu danos na asa da frente, o que nos obrigou a parar para o mudar. A partir desse momento, a sua corrida ficou fortemente comprometida. Não havia muito por lutar, e como suspeitávamos de um problema no carro, decidimos retirá-lo como precaução. Fernando teve uma corajosa corrida a partir do fundo e tentámos tudo para entrar sorrateiramente no top 10, forçando e assumindo riscos, e tentando uma estratégia diferente para construir uma vantagem no final. Enquanto nos aproximávamos rapidamente dos carros da frente, tivemos um problema na asa traseira que nos roubou um final emocionante”.
A Alpine continua em quinto lugar no Campeonato de Construtores, mas longe da Ferrari e apenas com 10 pontos de vantagem sobre a AlphaTauri, que tem vindo a colocar Pierre Gasly recorrentemente no top10. “Temos muito para refletir e melhorar depois deste fim de semana e vamos trabalhar arduamente antes das próximas corridas”, concluiu Budkowski.












