Flavio Briatore foi banido da Fórmula 1 em 2009, devido ao ‘episódio’ em que deu ordens a Nelson Piquet para ter propositadamente um acidente no Grande Prémio de Singapura, a fim de beneficiar o seu companheiro de equipa na Renault, Fernando Alonso.
Apesar disso, segundo o italiano, foi do interesse da FIA o seu afastamento, devido ao muito poder que então detinha. “A FIA não estava feliz, a Renault era muito poderosa. Na época eu representava a equipa, eu e o Luciano Benetton éramos muito poderosos. Mas com esse poder, eu garanto que a Fórmula 1 teria permanecido com antes”, deixando a ressalva: “Já não estou banido. Se quiser ir para a Fórmula 1 posso ir já amanhã de manhã.”
Briatori vai mais longe e afirma: “Não tenho saudades. Tenho saudades da velha Fórmula 1. Hoje é PlayStation para engenheiros. Esqueceram os adeptos e o espetáculo. Não existe glamour. Quando vemos os engenheiros na televisão a explicar uma embraiagem incrível, ninguém se importa. As pessoas importam-se com o piloto, a estrela. Hoje, para se ser rápido, precisamos de um banco a financiarem-nos.”