FIA vai dar mais liberdade aos pilotos de Fórmula 1

Por a 25 Janeiro 2017 09:29

Os pilotos de Fórmula 1 vão ter um pouco mais de liberdade nas suas tentativas de ultrapassagens mais arrojadas, e as penalizações só serão atribuídas caso seja clara a culpa de um piloto num qualquer incidente. Até aqui os pilotos eram espartilhados, e levados a arriscar menos com receio de sanções, mas isso vai mudar este ano. Há a sensação que estas penalizações estão a retirar interesse ao espetáculo e por isso vão ser bastante mais liberalizadas. Na revisão que foi feita ao Código Desportivo Internacional os comissários Desportivos podem entender que um determinado incidentes não precisa de ser investigado e segundo o Artigo 38.2 a, ficará à discrição do Colégio de Comissários penalizar ou não um piloto. O ano passado houve muitos exemplos de situações que este ano não irão ser penalizadas, e provavelmente os elementos do Conselho Mundial da FIA ficaram com a mesma sensação de muitos adeptos. As situações em que o CCD interveio e penalizou, são, foram, na maioria dos casos, excessivas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
maxiumattack
maxiumattack
7 anos atrás

“Há a sensação que estas penalizações estão a retirar interesse ao espetáculo…” LOL!
Estão lá agora! Eles não podem tossir sem por á mão á frente que são logo penalizados por tudo e mais alguma coisa, ás vezes parecem corridas em pistas da hot Wheels!!
Ultrapassar só em recta e com ajuda do DRS caso contrario é demasiado perigoso….

2fast4u
2fast4u
7 anos atrás

Um grande bem haja a estes senhores! A confirmar-se é super entusiasmante ver estes senhores (que para os snobs europeus não percebem nada de carros e corridas) a dar um rumo certo à F1. Uma coisa é abalroar um adversário deliberadamente. Outra é ir atrás de um espaço. Nunca poderemos condenar um piloto por ir atrás de uma oportunidade, mesmo que seja um pouco optimista. Como dizia Senna, “eu vejo o espaço e ataco, cabe ao outro tomar a decisão se vamos bater…” Perguntem ao Brundle se tem azia ao Senna por lhe ter feito isto durante uma época inteira… Ler mais »

noteam
noteam
Reply to  2fast4u
7 anos atrás

Concordo com o que diz, só acrescento o bom senso que é necessário em corridas a sério. Lá por haver um espaço não significa que deve ser atacado, é isso que diferencia a F1 dos carrinhos de choque!

2fast4u
2fast4u
Reply to  noteam
7 anos atrás

Claro, e a experiência (ou má experiência eheh) vai ajudando a tomar as melhores decisões. Cabe ao piloto avaliar o risco, e ao piloto “ultrapassado” evitar ou não o choque. Eu disse que uma coisa é abalroar, outra é corrar atrás de uma oportunidade. Já se sabe que uns são mais optimistas que outros, mas não devemos de maneira nenhuma punir um piloto que quer andar para a frente. Principalmente estando mais rápido. Acho que a sua frase final deveria ser “Lá por haver um espaço (…) é isso que diferencia os pilotos. Porque aqui acho que ninguém tem a… Ler mais »

macickx
macickx
7 anos atrás

Entre mortos e feridos alguém se há-de safar.

Miguelgaspar
Miguelgaspar
7 anos atrás

Isto deve de querer dizer que a ” Manobra Mad Max” volta a ser legal? Bem, já começo a engraçar com esta malta “nova” que comprou a F1.Pode ser que a F1 passe a ser, novamente, para Homens de barba rija…

asfalto
asfalto
7 anos atrás

Com os novos regulamentos para 2017 havia Necessidade de mudar alguma coisa para que hajam ultrapassagens. Deviam acabar com o DRS e regressar há passagem de caixa manual. A F1 é o topo dos desportos motorizados, deviam deixar as tecnologias para outras modalidades.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  asfalto
7 anos atrás

Caixa manual nunca devia ter saído. No WRC e no WTCC não se vê os pilotos a mudar as mudanças nas barbatanas atrás do volante, porque na F1 que é suposto ser o topo do automobilismo será diferente?

asfalto
asfalto
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

A eficiência das tecnologias redus a margem erro dos pilotos, e consequentemente as oportunidades de ultrapassar. Pode ser contranatura mas ou tecnologias ou ultrapassagens reais, ou fictícias com DRS ou escolhas de pneus diferentes. As últimas torna os acontecimentos em corrida irreais. Cumprimentos.

Ze 7
Ze 7
Reply to  asfalto
7 anos atrás

O seu comentário é contraditorio: “A F1 é o topo dos desportos motorizados, deviam deixar as tecnologias para outras modalidades”.
Se é o topo é sem duvida aquele que tem de ter as tecnologias mais avançadas.
E para mais, se querem eficiencia e eficacia, a caixa manual só iria tirar essa oportunidade, devido a todas as perdas que uma caixa manual acarreta.
E sim, todos os outros desportos motorizados utilizam caixas semi-automaticas, até no drift eles já utilizam caixas semi-automáticas.

asfalto
asfalto
Reply to  Ze 7
7 anos atrás

Quando digo o topo refiro me há rapidez. Até que as tecnologias que usam nos F1 praticamente não tem nada a ver com os carros de estrada.

sky47
sky47
7 anos atrás

Vou esperar para ver no que isto dá…..basta o primeiro dos queixinhas (sabemos quem são )a reclamar, e volta tudo ao mesmo!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado