A FIA alterou os procedimentos de análise das pressões e dos pneus na grelha de partida dos Grandes Prémios de Fórmula 1, na sequência da polémica com Felipe Massa no GP do Brasil, em que o brasileiro foi desclassificado em virtude de alegadas irregularidades. A FIA realizou uma medição que ficou muito acima do permitido, a Williams alega que a sua medição estava dentro dos regulamentos.
A Williams realizou uma investigação interna, partilhou os resultados com a FIA e esta alterou procedimentos. Tudo porque a Williams alegou que o pneu traseiro direito do carro de Felipe Massa foi verificado na grelha pelo delegado técnico da FIA, Jo Bauer, e durante a corrida a equipa recebeu uma comunicação da FIA que referia a ilegalidade sem que os ingleses se pudessem defender.
Assim, a partir de agora, qualquer verificação terá que contar com a presença de um engenheiro das equipas, que dessa forma se certificará que os procedimentos foram corretos, e que poderá ser de imediato avisado de qualquer irregularidade. Outro ponto importante é que dessa forma atua-se de imediato face ao que está mal e evita-se que o carro vá para a corrida com a segurança do piloto posta em causa. Desta forma, a partir de agora qualquer equipa cujo carro esteja irregular, pode levá-lo para as boxes, fazer as alterações que se impõem e partir do pitlane.










