“O Fernando é mais rápido do que tu” mudou Felipe Massa

Por a 16 Dezembro 2016 12:56

As ordens de equipa dirigidas a Felipe Massa durante o GP da Alemanha de 2010 foram um ponto de mudança na sua carreira. Quem o diz é Rob Smedley, antigo engenheiro de corrida do piloto brasileiro, que depois da experiência com Massa na Ferrari mudou-se igualmente para a Williams.

Nessa corrida, Smedley comunicou ao seu piloto via rádio a mensagem “o Fernando é mais rápido do que tu”, sugerindo que o paulista deixasse passar o então colega de equipa. Tudo num momento em que as ordens de equipa estavam banidas pela FIA. Após alguma resistência, Massa deixou eventualmente Alonso passar para a sua frente, com o espanhol a vencer a corrida à frente do brasileiro, algo que o deixou magoado.

“Penso que ele viu as coisas de outra forma a partir desse momento. Foi um momento difícil porque foi uma espécie de ponto de viragem, e de esclarecimento sobre em quem se encontrava o foco da equipa”, disse Rob Smedley. “Não estou a dizer que o enfoque no Fernando era correto ou incorreto. Não vou comentar esse assunto. E penso que o Fernando é um grande piloto. Já o disse muitas vezes. Portanto até se poderia discutir se essa não era a abordagem correta. No entanto, penso que quando o Felipe percebeu o que se passava, foi difícil para ele abstrair-se disso”.

MUITO CONFUSO

O engenheiro britânico revelou depois que não concordou com a situação e que isso lhe trouxe problemas no seio da equipa, depois de pedir desculpa ao brasileiro quando Massa cumpriu o que lhe foi pedido.

“Não concordei com a decisão e penso que não era a mais acertada. Talvez isso seja claro na minha mensagem via rádio, que não concordava com ela. Passei um mau bocado na Ferrari depois disso. Penso que havia melhores maneiras de o fazer. A diferença entre ambos não era assim tão grande. Houve momentos da corrida em que o Felipe era mais rápido e outros em que o Fernando estava na frente”, explicou.

“Tínhamos uma estratégia acordada e sabíamos como tudo se iria desenrolar. No final, as coisas não correram dessa forma, e penso que o Felipe achou tudo muito confuso durante a corrida. Ele está a disputar a corrida, a liderá-la. Estavam a ganhar margem ao Vettel. E às tantas ele deve ter questionado o motivo para lhe terem pedido isto. Era o GP da Alemanha [a meio da temporada], não a última corrida do ano”.

Smedley confessou ainda que lhe foi difícil aceitar a mudança de abordagem da Ferrari ao não permitir que Massa festejasse a vitória.

“Penso que no final tanto eu como ele fizemos o que era correto. Quase parece que não era alguém que pensasse na equipa. Joguei esse jogo de forma constante na Ferrari. E estava satisfeito por fazê-lo. Penso que todos estão contentes por fazer parte de qualquer jogo quando as regras são claras.  Mas quando elas mudam a meio do ano e não foste informado sobre essa alteração, aí tudo se torna mais difícil”, concluiu, numa entrevista realizada pelo motorsport.com.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
7 anos atrás

Sem comentários.

*RPMS*™
Reply to  Pity
7 anos atrás

Mas comente que fiquei curioso. Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Curioso com quê? O meu “sem comentários” diz tudo o que penso sobre estas palavras do Smedley. Eu gostava é que ele as tivesse dito, enquanto estava na Ferrari.

*RPMS*™
Reply to  Pity
7 anos atrás

Então mas se foi ele próprio que as disse, do que se queixa? Se estava contra só tinha era que dizer na altura e apresentar a demissão. Não o fez e calou-se na altura, então agora mantenha-se calado… Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Exactamente.

MiguelCosta
MiguelCosta
7 anos atrás

Sempre fui contra ordens de equipa, admiro pilotos que se revoltam e não cumprem as ditas, a não ser que isso defina um titulo mundial, mas também acho que o Massa não é nem nunca foi metade do piloto que é o Alonso. Naquela situação o Massa nunca deveria ter acatado a ordem de deixar passar o espanhol, estava à mais tempo na Ferrari e de certeza que se o fizesse teria apoio de alguém, não seria despedido e subiria na minha consideração, à semelhança daquela situação idêntica que se passou com o Reutemann de quem eu não gostava com… Ler mais »

noteam
noteam
Reply to  MiguelCosta
7 anos atrás

Acho que o MIGUELCOSTA diz tudo, ao Massa faltou estofo, nunca o teve. A despedida do Massa no Brasil resume a sua carreira na F1, foi um tipo porreiro e é isso que as pessoas vão reter. O Massa sem saber foi capacho do Schumacher, foi do Kimi até este se fartar da F1 e por fim acabou por ser também do Alonso, uma espécie de continuação do Barrichello. Não é uma filosofia que eu aplauda, mas é a filosofia da Ferrari e serve na perfeição o perfil de alguns como Alonso, Vettel ou Schumacher. O Massa se sabia disso… Ler mais »

danilo
danilo
Reply to  MiguelCosta
7 anos atrás

Ra! Se Fosse o Piquet teria no mínimo metido o carro em cima do carro do Alonso e ainda daria uns murros nele depois…hehehe
Foi uma tremenda besteira isso que aconteceu…ferrou o Massa, secou o Alonso e ainda ninguém ganhou nada no fim da temporada. (Além do dinheiro eu digo)

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Já o disse antes noutros comentários, a parte psicológica num atleta de alta competição é muito importante para o seu rendimento. Isso e sentir-se “amado” na equipa onde está. No momento em que a Ferrari fez isto, destruiu Massa. Ainda por cima um piloto que já estava na estrutura desde 2006. Claro que aqui Alonso ficou todo contente, matou dois coelhos de uma só vez, ficou com uma vitória oferecida pela equipa e acabou com Massa. Aqui quem perdeu e muito foi a Ferrari e em parte, o próprio alonso. Nem Massa pode voltar a mostrar-se e dar pontos à… Ler mais »

danilo
danilo
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Verdade! Aquela corrida, tanta frescura por causa de 2 pontos. Esses pontos ele poderia ter tirado dos outros tranquilamente se estivesse confiante. Ele teria vencido aquela corrida que seria o simbolo de sua superação (1 ano antes estava quase morto) e seria mais útil nas corridas seguintes… Mas fazer o que né!

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

O Massa é muito manso. Fosse isto com o Kimi queria ver se o deixava passar.
“Kimi, Fernando is faster than you
Bwoah
Anda lá! Deixa passar o Nando
Leave me alone
Kimi?
Dasse… deixa-me em paz” *desliga o rádio*

driver-on-track
driver-on-track
7 anos atrás

falas agora ? otário da treta não passas de um covarde sem tomates para assumir na altura certa essa questão…. alias basta ver o teu percurso …. sempre a descer de nível…. és um dos que vai ter ter um lindo futuro…. o teu valor é muito medíocre… e a melhor definição do teu pouco carácter … é COVARDIA….

asfalto
asfalto
7 anos atrás

Tanta agitação por estas declarações, porquê? Para uns porque é uma novidade, para outros porque não se deve falar destas coisas, e preferem fazer de conta que sempre que se ganha é porque foi superior. Mas depois vem a realidade ao decima, falta de público a ver as corridas e não sabem o que fazer para contrariar essa tendencia.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado