F1: Toto Wolff quer posição firme da FIA para as equipas que ultrapassem limite orçamental

Por a 30 Setembro 2022 17:51

O Grande Prémio de Singapura começou com uma notícia que nada tem a ver com o que se passa dentro de pista, mas sim fora dela. Duas equipas deverão ter ultrapassado o limite orçamental definido no regulamento financeiro da FIA para a Fórmula 1 em 2021. Aponta-se que sejam a Red Bull e Aston Martin, sem se saber muito bem qual o valor em que cada uma delas deverá ter ultrapassado o estabelecido pelas regras. Apesar disso, Christian Horner já veio afirmar que “a forma como as regras são interpretadas e aplicadas será inevitavelmente subjetiva entre as equipas e tenho a certeza de que, com o passar dos anos, as coisas ficarão mais claras”.

O regulamento financeiro além de ser complexo, como o desportivo e o técnico por exemplo, mas é também muito recente e tem vindo a levantar muitas dúvidas. Algumas estruturas têm divisões que não pertencem ao departamento de F1, mas que podem testar e utilizar tecnologia e componentes que podem ser usados pela equipa nesta competição. Não é simples apurar todas estas contas, principalmente quando, como acontece com a parte técnica, a FIA tem menos elementos para detetar qualquer incumprimento do que as equipas são capazes de ter funcionários, pelo menos as maiores, para encontrar lacunas nas regras.

Sendo um processo que se iniciou em março, com a submissão dos relatórios de contas de todas as equipas, a FIA está prestes a apresentar publicamente os resultados e se se comprovar que houve alguma infração ao regulamento financeiro, o responsável da Mercedes, Toto Wolff, apelou ao presidente da FIA para tomar uma posição firme.

“O limite de custos é provavelmente a evolução mais importante dos regulamentos para manter o pelotão nivelado para permitir que as equipas que não têm um orçamento completo recuperem e para colocar um limite máximo nos gastos das equipas de topo”, disse Wolff à BBC Sport. “É de enorme importância uma demonstração de que estes regulamentos são vigiados e não tenho razões para crer o contrário. A FIA, particularmente Mohammed [ben Sulayem, Presidente da FIA], demonstrou uma posição bastante robusta na aplicação de todo o tipo de regulamentos. Portanto, se estamos agora a falar de algo grande, mostrará a mesma integridade e liderança que já demonstrou antes”, concluiu.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
2020
2020
1 ano atrás

A outra questão aqui é que nunca iremos saber se há uns anos era parte tb vocês não ultrapassaram o teto orçamental qd a FIA só vos perdou situações…. Como este ano ficaste ofuscado, então veio isso á baila…. E a Ferrari é que se tem lixado com isso.

Pu7oze
Pu7oze
Reply to  2020
1 ano atrás

Deves andar a ver outra formula 1…
A ferrari é que se tem lixado?!…lol
É sim a equipa que mais se beneficiou nos últimos anos,
Tanto que ainda hoje nao se sabe ao certo que pacto houve em concreto com a fia.
E a que recebeu sempre mais € de todo o pelotao da F1

leandro.marques
1 ano atrás

O presidente da fia tem uma posição robusta nos regulamentos? Notou-se no caso dos adornos ainda este ano. Cada vez mais sinto que este totó é completamente tóxico à f1.

RedDevil
RedDevil
Reply to  leandro.marques
1 ano atrás

O Toto é tóxico à F1?…
A sua noção de toxicidade deve estar meio “intoxicada”…

2020
2020
Reply to  RedDevil
1 ano atrás

Não toquem no totó ” que é uma pessoa seria a seguir o exemplo”… Hoje.

js1970
js1970
Reply to  leandro.marques
1 ano atrás

Tóxico no meio tisto tudo é o Horner e a RB.

2020
2020
Reply to  leandro.marques
1 ano atrás

Há muito tempo…

917/30
1 ano atrás

De acordo com Toto, é preciso é que os rumores se confirmem! A verdade é que atė agora não passam disso mesmo, rumores… Toto ė especialista em rumores e alguns foristas (os do costume) especialistas em histerismo, sosseguem a passarinha e aguardem por confirmação oficial!

leandro.marques
Reply to  917/30
1 ano atrás

É precisamente isso. Mas claro que alguns preferem não querer entender.

2020
2020
Reply to  leandro.marques
1 ano atrás

Atirem mais areia para os olhos… Os Binottos é que sao os reféns desta palhaçada…

2020
2020
Reply to  917/30
1 ano atrás

Confirmação oficial?… Reprimenda!… Sendo verdade alguém vai penalizar á séria s RB? … Aterrem.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado