F1: Yuki Tsunoda “precisa de mais um ano” na AlphaTauri… mas terá esse tempo?

Por a 13 Maio 2023 15:42

Quando as coisas não correm bem dentro de uma equipa, em qualquer que seja a atividade, há duas coisas que se podem fazer: criticar aberta e publicamente os elementos ou incentivar e juntar o grupo de pessoas para ultrapassar o momento menos bom. Na corrente temporada de Fórmula 1, os responsáveis de duas das 10 equipas do paddock escolheram a primeira opção. Falamos de Franz Tost e mais recentemente, Laurent Rossi, CEO da Alpine.

Ainda numa fase precoce da temporada, Tost disse que não confiava nos seus engenheiros e que não se verificava o que teriam prometido durante a construção do AT04 da AlphaTauri. Nas últimas semanas, o chefe de equipa que está de saída da estrutura italiana no final da temporada, explicou que o elemento em quem não confiava tinha deixado a equipa e que agora estava tudo controlado.

Talvez tivesse razão, mas Tost foi duro com os elementos do departamento de aerodinâmica da AlphaTauri. Realmente, o monolugar produzido em Faenza não se mostrou mais competitivo do que acontecia com o AT03 e voltaram a lutar pelos lugares fora dos pontos, sendo Yuki Tsunoda o piloto mais bem classificado, numa altura em que Nyck de Vries não está a “pegar” tão rapidamente como o chefe de equipa previu na temporada passada.

Sem Pierre Gasly na equipa, existiam muitas dúvidas se Tsunoda seria capaz de melhorar as suas performances e “alimentar” a equipa com pontos. O piloto japonês pontuou menos do que possivelmente queria, mas teve algumas corridas em que lhe faltou carro para assegurar, pelo menos, o décimo posto. Mas apesar da melhoria da forma de Tsunoda – que só não deverá ser de forma mais acentuada por causa do carro – até agora, naquela que é a sua terceira época na Fórmula 1, Tost explicou em Miami que o piloto ainda não está pronto para se tornar piloto da Red Bull.

“É rápido. Fez um trabalho fantástico nos últimos dois anos e se continuar assim, se melhorar corrida a corrida, se mostrar o seu desempenho, então a Red Bull vai discutir o assunto e penso que ele está num bom caminho, mas o resto veremos”, salientou o austríaco. “De certeza, precisa de mais um ano”.

É esta necessidade de mais um ano na AlphaTauri que pode ser um obstáculo para Tsunoda. No final da corrente temporada Peter Bayer ingressa como CEO da equipa, saíndo Franz Tost, e irá acumular funções mais executivas até à chegada – não se sabe quando – de Laurent Meekies, que virá para substituir o austríaco. Nessa altura, terá Yuki Tsunoda a hipótese de se manter na equipa, mesmo com a melhoria das suas exibições?

É difícil, à semelhança do que considera ser necessário Tost, pensar que Tsunoda pudesse estar aos comandos do carro da Red Bull quando a dupla atual está na luta pelo primeiro lugar da classificação. Só com um terramoto é que o piloto japonês poderia tirar o lugar a Sergio Pérez ou Max Verstappen (ainda mais difícil), mas conseguirá aguentar-se na AlphaTauri por mais uma temporada, quando a equipa nunca teve tanta “paciência” com outros pilotos? Será muito difícil e mesmo manter-se no pelotão da Fórmula 1 também o será, com tantos a lutarem por qualquer lugar que possa surgir.

Do lado de fora e com esperança de voltarem a ter um lugar na grelha em 2024 estão Mick Schumacher e Daniel Ricciardo, dois adversários de peso sobre uma possível saída de cena de Tsunoda da AlphaTauri, e caso o piloto procure um hipotético volante noutro carro. A melhor solução, para ambas as partes, seria manter mais uma temporada Yuki Tsunoda na AlphaTauri, mas com mudanças na estrutura interna e a intenção de continuar a dar possibilidade a novos pilotos surgirem, a pressão pode causar estragos nos desempenhos do piloto.

Será interessante ver o que pode fazer também Nyck de Vries para salvar a temporada e mostrar que tem lugar na competição.

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