F1: Vasseur cético sobre equalização de motores enquanto Wolff considera um “desastre” | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

F1: Vasseur cético sobre equalização de motores enquanto Wolff considera um “desastre”

Pedro André Mendes by Pedro André Mendes
31 Julho, 2023
in F1, FÓRMULA 1
A A
Sondagem da Semana: Que futuro para as unidades motrizes?

The Formula One Championship-winning Power Units of the last five years: Mercedes-AMG F1 M09 EQ Power+ (2018), Mercedes-AMG F1 M08 EQ Power+ (2017), Mercedes-Benz PU106C Hybrid (2016), Mercedes-Benz PU106B Hybrid (2015), Mercedes-Benz PU106A Hybrid (2014)


Share on FacebookShare on Twitter

Durante a terceira reunião da Comissão de Fórmula 1 de 2023, realizada na passada sexta-feira no circuito de Spa-Francorchamps antes do Grande Prémio da Bélgica, foi discutida a possibilidade de convergência de desempenho das unidades motrizes, pensada para minimizar a diferença de potência dos motores Renault para os restantes, que deverá rondar os 30cv a menos. 

A Alpine, parte interessada, terá o apoio algo inesperado da Red Bull, que está de acordo na equalização do desempenho das unidades motrizes se um fabricante estiver em desvantagem. Também a FIA, em comunicado após a reunião – representada pelo diretor de monolugares Nikolas Tombazis – recordou que “no início deste ciclo regulamentar foi acordado com os fabricantes de unidades motrizes que haveria a possibilidade de ajustar o desempenho das unidades motrizes a partir de 2023, a fim de evitar que uma diferença significativa de desempenho por um período prolongado”, sublinhando ainda que a análise ao desempenho dos motores durante a primeira metade da atual temporada “concluiu que existe uma diferença de desempenho notável entre os concorrentes”.

Apesar do aviso da FIA e da decisão da Comissão de F1 em “atribuir um mandato ao Comité Consultivo das Unidades Motrizes para analisar este assunto e apresentar propostas”, os responsáveis da Ferrari e Mercedes, Frédéric Vasseur e Toto Wolff, respetivamente, deram a conhecer as suas dúvidas sobre este processo e a possível medida de ajustamento de desempenho. 

Artigos relacionados

GP Espanha F1: George Russell lidera TL1 sem qualquer incidente

GP Espanha F1: George Russell lidera TL1 sem qualquer incidente

11 Setembro, 2026

Kimi Antonelli considera Madring “o mais complicado”

11 Setembro, 2026

Citado pelo Motorsport-Total.com, Wolff explicou que “o entretenimento segue o desporto, e o desporto é tão credível porque simplesmente temos de trabalhar muito para sermos bem sucedidos”, adiantando ainda que se trata de um problema coletivo quando uma unidade motriz não acompanha as restantes, mas que as medidas para restabelecer competitividade de um fabricante “tem de ser feito de uma forma baseada no desempenho. E, para isso, temos uma regra nos regulamentos de 2026 que diz que as equipas se sentam de boa fé e discutem o que pode ser feito se um motor estiver mais de três por cento atrás do melhor motor. E assim que tivermos um entendimento comum do que é a potência em falta, precisamos de discutir quanto mais horas de dinamómetro e ‘wildcards’ podem ser dados. Isso é algo que temos de discutir”. O responsável da Mercedes considera que “alterar qualquer tipo de fluxo de combustível ou BoP [Balance of Performance] é um desastre e uma declaração de fracasso para a Fórmula 1. Nem sequer se devia falar nisso”.

Vasseur, por seu turno, afirmou à mesma fonte que as medidas para tornar um motor mais competitivo do que realmente é são “excecionais”, levantando ainda dúvidas que a unidade da “Renault esteja tão longe”. Além disso, como o seu colega da Mercedes, Frédéric Vasseur, sublinhou que a questão é como deixar que os franceses alcancem os restantes fabricantes e não o contrário. Permitir um maior fluxo de combustível não é uma opção, garantiu o chefe de equipa da Ferrari. 

Teremos de esperar pela análise do Comité e pelas soluções apresentadas à Comissão de F1, que ainda terá de discutir e votar alguma alteração que permita a aproximação do motor Renault aos restantes, caso seja necessário, numa altura em que, recordamos, todas as unidades estão congeladas até 2025.  

Tags: F1FerrariFormula 1Mercedes
Pedro André Mendes

Pedro André Mendes

Artigos relacionados

GP Espanha F1: George Russell lidera TL1 sem qualquer incidente
Destaque Homepage

GP Espanha F1: George Russell lidera TL1 sem qualquer incidente

by Fábio Mendes
11 Setembro, 2026
FÓRMULA 1

Kimi Antonelli considera Madring “o mais complicado”

by Fábio Mendes
11 Setembro, 2026
Next Post

Os 7.3 Km mais ‘mortíferos na estrada em Portugal: marginal, entre Carcavelos e Cascais

GP Bélgica F1: Apesar da decapitação, Alpine assegura resultados

GP Bélgica F1: Apesar da decapitação, Alpine assegura resultados

Subscribe
Login
Notify of
Please login to comment
8 Comentários
Luis Filipe
Luis Filipe
3 anos atrás

O problema da Mercedes não é a unidade motriz mas sim o chassi tal como a Ferrari. Por isso percebesse a preocupação mas não deixa de ser curioso que a RedBull que aparentemente tem um conjunto muito bom esteja mais aberta a alterações, e equipa tantas vezes criticada. Eu a muito defendo a total liberdade para os engenheiros serem criativos e terem a liberdade para o fazer aí seria os mais capazes vencem

Patucho10
Patucho10
Reply to  Luis Filipe
3 anos atrás

O problema é a aposta forte na construção do próprio motor, pode dar para o torto e então torna-se um problema sério!

rosbergruinedthe8th
rosbergruinedthe8th
3 anos atrás

Segundo consta, a RB está com alguns problemas no desenvolvimento da unidade motriz de 2026. Por isso está a fazer lobby com a Alpine para que todas as equipas partam em igualdade de circunstâncias ao nível da unidade motriz. Ao mesmo tempo, que age no seu próprio interesse, a Alpine fica a dever um favor à RB, certamente cobrado pela estrutura quando necessário. Mata dois coelhos numa cajada. Além disso, sabe-se que a principal base do sucesso da RB, tanto com Vettel e agora com o Max, foi um chassi brilhante e bem desenvolvido, nunca pelo motor mais potente e… Ler mais »

Pity
Pity
3 anos atrás

Já o disse, mas volto a dizer. As outras fabricantes de motores não têm culpa de terem feito um trabalho melhor do que a Renault. Se a Honda, que entrou com um ano de atraso para as outras, conseguiu evoluir e ter um motor equivalente à Mercedes e Ferrari, se não melhor, porque é que a Renault não conseguiu? Falta de técnicos competentes, ou gestão atabalhoada? Ou as duas…

Patucho10
Patucho10
Reply to  Pity
3 anos atrás

A Grande diferença é que a Honda é um dos melhores construtores do mundo, se não o melhor!

Rui
Rui
3 anos atrás

Concordo com o Toto. BoP na F1 é péssimo. A Renault se não consegue, quer que o façam por ela? Como? Dão lhe um motor Honda ou atrasam os outros?
Sobre a Red Bull deve estar a jogar no futuro: caso erre na unidade motriz, como a Honda no início, não quer ficar anos e anos presa, e assim terá já esta base para reivindicar equalização.

Patucho10
Patucho10
Reply to  Rui
3 anos atrás

Concordo a 100%!

Scirocco
Scirocco
3 anos atrás

O BoP nunca foi pacifico (veja-se as sucessivas situações problemáticas que houve no Endurance), e por esta vez tendo a concordar com o Toto.

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
CPR, Rali da Água/PEC1: Armindo Araújo é o primeiro líder

CPR, Rali da Água/PEC1: Armindo Araújo é o primeiro líder

11 Setembro, 2026
WRC, Rali do Chile/PEC3: Oliver Solberg é o novo líder

WRC, Rali do Chile/PEC3: Oliver Solberg é o novo líder

11 Setembro, 2026
WRC, Rali do Chile/PEC2: Elfyn Evans sobe à liderança em troço com condições exigentes

WRC, Rali do Chile/PEC2: Elfyn Evans sobe à liderança em troço com condições exigentes

11 Setembro, 2026
WRC, Rali do Chile/PEC1: Solberg começa na frente, acidente para Katsuta

WRC, Rali do Chile/PEC1: Solberg começa na frente, acidente para Katsuta

11 Setembro, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright

wpDiscuz