F1, Valtteri Bottas: Demasiado frio para conseguir um bom resultado

Por a 20 Abril 2021 18:00

Foi mais um fim de semana complicado para Valtteri Bottas que voltou a desiludir em pista. O acidente com George Russell apenas mascarou o pobre andamento que o finlandês teve, o que deve ser motivo de preocupação.

O grande problema para Bottas foi a falta de temperatura nos pneus. Apesar de na sexta ter mostrado bom andamento, na qualificação e principalmente na corrida o #77 ficou muito aquém do ritmo de Lewis Hamilton.

“Há aí algo que precisamos de compreender”, disse o director de engenharia de pista da Mercedes, Andrew Shovlin. “A coisa com a temperatura dos pneus é muitas vezes uma diferença muito pequena tem um impacto muito grande na aderência. Na corrida, ele estava a esforçar-se por seguir e ser capaz de ultrapassar só porque estava a perder a frente no no cone de aspiração, mas também a traseira não estava forte. Mais uma vez, o tema do aquecimento foi um problema para ele. Então, na transição para os Médios isso significou que ele foi apanhado naquele grupo de carros – Max estava lá como o líder a passar, e foi isso que realmente desencadeou a sequência que terminou a sua corrida. Tem havido pedaços dos fins-de-semana em que ele pareceu definitivamente muito forte e que parecia dar dores de cabeça a Lewis, e penso que todos os aspectos negativos se resumiram a esta questão do aquecimento nessas condições e precisamos de encontrar uma solução para o fazer. Penso que, se o fizermos, o resto deve encaixar”.

Este problema acontece porque a Mercedes, que já teve problemas com o sobreaquecimento dos pneus, tratou de minimizar essa questão o que agora por vezes levanta um problema diametralmente oposto:

“Penso que é um pouco geral com o nosso carro”, explicou Bottas. “Ao longo dos anos, tivemos dificuldades muitas vezes em condições mais quentes, e o frio era normalmente bom porque tínhamos um aquecimento dos pneus.

“Temos tentado realmente desenvolver o carro, mas não sobreaquecemos os pneus, mas obviamente com o negativo de que se precisarmos de dar temperatura nos pneus, de forma mais rápida então talvez alguns outros carros o possam fazer melhor do que nós. Para mim pessoalmente, por exemplo, em comparação com o Lewis, é tão no fio da navalha na qualificação, que por vezes se consegue que funcione, como para mim na Q1, quando fiz um tempo muito mais rápido do que na Q3.

“Mas por alguma razão, não consegui pô-los a trabalhar na Q3 da mesma forma. Resume-se a cerca de um ou dois graus de temperatura na superfície ou dos pneus. É difícil de explicar. Obviamente, a temperatura da pista estava a mudar pelo que talvez isso tenha tido um pouco de influência”.

Apesar da justificação, a diferença entre Bottas e Hamilton foi demasiado evidente. Bottas demorou uma eternidade atrás de Stroll, enquanto Hamilton resolveu o assunto muito mais depressa. A primeira metade penosa do finlandês remeteu-o para o fim do top 10, ficando à frente de um mais rápido George Russell. Bottas precisa de mais para convencer a Mercedes, mas esta história já é antiga.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
JP INAU
JP INAU
2 anos atrás

Bottas tem que arrancar na frente, se não estiver nos 4 primeiros á saída da primeira sequência de curvas, é sempre a perder posições. Falta atrevimento.

MurrayWalker
2 anos atrás

Aqui um gaijo a julgar que os finlandeses estavam habituados ao frio. Afinal querem é saunas.

917/30
2 anos atrás

Que vá para a Aston Martin onde os travões pegam fogo antes da corrida e assim ja deve aquecer os pneus…

GetInThe8Lewis
2 anos atrás

não me lembro de uma corrida a chuva do bottas que fosse boa, ate pode ter havido mas nao me lembro mesmo , de resto no bahrain fez o normal, não é melhor que o hamilton, não é melhor que o verstappen e estando este ano tudo equiparado é normal o 3 lugar, fez o que lhe competia na minha opinião. mas apenas passaram 2 corridas também não se pode crucificar ninguém com 2 corridas feitas, acho que a partir da 5 6 corrida ai sim já se pode tirar ilações da época quer a nível de performance dos carros… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado