/formula1/f1/f1-valtteri-bottas-demasiado-frio-para-conseguir-um-bom-resultado/
F1, Valtteri Bottas: Demasiado frio para conseguir um bom resultado | AutoSport

F1, Valtteri Bottas: Demasiado frio para conseguir um bom resultado

Por a 20 Abril 2021 18:00

Foi mais um fim de semana complicado para Valtteri Bottas que voltou a desiludir em pista. O acidente com George Russell apenas mascarou o pobre andamento que o finlandês teve, o que deve ser motivo de preocupação.

O grande problema para Bottas foi a falta de temperatura nos pneus. Apesar de na sexta ter mostrado bom andamento, na qualificação e principalmente na corrida o #77 ficou muito aquém do ritmo de Lewis Hamilton.

“Há aí algo que precisamos de compreender”, disse o director de engenharia de pista da Mercedes, Andrew Shovlin. “A coisa com a temperatura dos pneus é muitas vezes uma diferença muito pequena tem um impacto muito grande na aderência. Na corrida, ele estava a esforçar-se por seguir e ser capaz de ultrapassar só porque estava a perder a frente no no cone de aspiração, mas também a traseira não estava forte. Mais uma vez, o tema do aquecimento foi um problema para ele. Então, na transição para os Médios isso significou que ele foi apanhado naquele grupo de carros – Max estava lá como o líder a passar, e foi isso que realmente desencadeou a sequência que terminou a sua corrida. Tem havido pedaços dos fins-de-semana em que ele pareceu definitivamente muito forte e que parecia dar dores de cabeça a Lewis, e penso que todos os aspectos negativos se resumiram a esta questão do aquecimento nessas condições e precisamos de encontrar uma solução para o fazer. Penso que, se o fizermos, o resto deve encaixar”.

Este problema acontece porque a Mercedes, que já teve problemas com o sobreaquecimento dos pneus, tratou de minimizar essa questão o que agora por vezes levanta um problema diametralmente oposto:

“Penso que é um pouco geral com o nosso carro”, explicou Bottas. “Ao longo dos anos, tivemos dificuldades muitas vezes em condições mais quentes, e o frio era normalmente bom porque tínhamos um aquecimento dos pneus.

“Temos tentado realmente desenvolver o carro, mas não sobreaquecemos os pneus, mas obviamente com o negativo de que se precisarmos de dar temperatura nos pneus, de forma mais rápida então talvez alguns outros carros o possam fazer melhor do que nós. Para mim pessoalmente, por exemplo, em comparação com o Lewis, é tão no fio da navalha na qualificação, que por vezes se consegue que funcione, como para mim na Q1, quando fiz um tempo muito mais rápido do que na Q3.

“Mas por alguma razão, não consegui pô-los a trabalhar na Q3 da mesma forma. Resume-se a cerca de um ou dois graus de temperatura na superfície ou dos pneus. É difícil de explicar. Obviamente, a temperatura da pista estava a mudar pelo que talvez isso tenha tido um pouco de influência”.

Apesar da justificação, a diferença entre Bottas e Hamilton foi demasiado evidente. Bottas demorou uma eternidade atrás de Stroll, enquanto Hamilton resolveu o assunto muito mais depressa. A primeira metade penosa do finlandês remeteu-o para o fim do top 10, ficando à frente de um mais rápido George Russell. Bottas precisa de mais para convencer a Mercedes, mas esta história já é antiga.

Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
JP INAU
JP INAU
21 dias atrás

Bottas tem que arrancar na frente, se não estiver nos 4 primeiros á saída da primeira sequência de curvas, é sempre a perder posições. Falta atrevimento.

MurrayWalker
MurrayWalker
21 dias atrás

Aqui um gaijo a julgar que os finlandeses estavam habituados ao frio. Afinal querem é saunas.

91730
91730
21 dias atrás

Que vá para a Aston Martin onde os travões pegam fogo antes da corrida e assim ja deve aquecer os pneus…

GetInThe8Lewis
GetInThe8Lewis
20 dias atrás

não me lembro de uma corrida a chuva do bottas que fosse boa, ate pode ter havido mas nao me lembro mesmo , de resto no bahrain fez o normal, não é melhor que o hamilton, não é melhor que o verstappen e estando este ano tudo equiparado é normal o 3 lugar, fez o que lhe competia na minha opinião. mas apenas passaram 2 corridas também não se pode crucificar ninguém com 2 corridas feitas, acho que a partir da 5 6 corrida ai sim já se pode tirar ilações da época quer a nível de performance dos carros… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x