F1, Testes: Ferrari na frente

Por a 22 Fevereiro 2019 13:48

Testes são testes, não está nada definido, teremos de esperar por Melbourne para ter certezas… são expressões que nesta altura do ano se ouvem com frequência na F1. A primeira semana de testes terminou e por muito que não devamos dar demasiada atenção aos tempos, é inevitável fazer comparações para tentar entender a ordem actual. E se fizermos esse exercício, a conclusão é apenas uma… a Ferrari está na frente.

Scuderia forte e sorridente

As equipas não gostam de revelar muito nestes primeiros dias e independentemente dos resultados, há sempre um misto de esperança, confiança e determinação no discurso que sai para os media. No caso da Ferrari, o bom ambiente foi indisfarçável, antes do carro sair para a pista e ainda mais depois do primeiro dia. O sorriso de Sebastian Vettel era suficiente para avaliar a prestação do carro e os dados comprovaram-no durante o resto dos dias. A Ferrari está forte.

A troca de Maurizio Arrivabene por Mattia Binotto está, pelos vistos, a resultar e diz quem viu, que o ambiente na box é muito mais leve e que o objectivo do novo chefe da equipa em trazer de volta o prazer de competir na F1 está a ser cumprido. A equipa fez um bom trabalho durante o inverno e os resultados estão à vista. Diz-se até que a equipa ficou surpreendida com o andamento do carro e que não esperavam tanto.

Muitas voltas e grande andamento

Num total de 598 voltas dadas, a equipa ficou com o oitavo e nono tempo no conjunto dos quatro dias de testes, o que pode não ser impressionante à primeira vista. Mas quer Vettel (303 voltas) que Leclerc (295 voltas) fizeram os melhores registos com os pneus C3, o que poderemos considerar os pneus médios.

Vettel ficou com o tempo de 1:18:161, feito no primeiro dia de testes e Leclerc ficou com o tempo de 1:18:046, ambos com o composto C3. Se tivermos em conta que os melhores registos foram feitos com os compostos C4 e C5 (os mais macios) entendemos o porquê dos homens de vermelho não estarem mais acima na tabela. A Pirelli confirmou o excelente andamento da Ferrari e as contas são simples de fazer: a diferença de tempos entre o composto C2 e C3 é de aproximadamente 0.6 seg., o mesmo intervalo que existe entre os compostos C3 e C4. Ou seja, se for feita uma conversão dos tempos dos homens da Ferrari, vemos que o tempo de Vettel passa a ser de 1:16:961 e o de Leclerc 1:16: 846, facilmente os melhores tempos da semana.

Stints Longos encorajadores

Os tempos podem ser enganadores pois uma equipa pode colocar pouco combustível no carro e mascarar um andamento menos forte. Mas os stints longos da Ferrari mostraram para além de um bom andamento um degradação interessante dos pneus. Em média os Ferrari rodaram sempre no segundo 22, caindo para o segundo 24 no final do stint (entre 15 a 20 voltas).

Bons pormenores de Leclerc e um Vettel motivado

Não foi o primeiro contacto com a realidade da Scuderia para Charles Leclerc, mas os testes marcaram o início de uma fase entusiasmante da sua carreira. O jovem que deu nas vistas na Sauber, está agora no topo da F1 e terá de provar todo o seu valor. Diz-se que é apenas uma questão de tempo para que comece a incomodar Vettel, mas será interessante entender como vai lidar com a pressão. O seu primeiro dia foi encorajador, com um andamento semelhante ao de Vettel, o que foram boas indicações quer do piloto como do carro. No segundo dia queimou várias travagens, o que pode nem ser significativo dependendo do que a equipa testou, mas à primeira vista pareceu uma sessão menos conseguida. Apesar disso as indicações são interessantes.

Quanto a Vettel, vimos um piloto motivado, feliz e sem grande vontade de disfarçar as boas sensações que teve no carro. As chefias já mostraram que será o foco das atenções da equipa na luta pelo título o que também pode dar uma motivação ainda maior. Apesar da Ferrari dizer que a Mercedes está a fazer bluff, é também pouco provável que a Scuderia tenha mostrado tudo o que tem para dar… longe disso.

Testes são apenas testes e os carros vão evoluir muito até Melbourne e mesmo depois disso. Mas para começar, a Ferrari parece ter a melhor plataforma.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado