F1 tem pistas em ‘stand by’: “explorar todas as opções”

Por a 7 Maio 2020 20:01

Já se percebeu há muito que nem todas as provas previstas no calendário da F1 vão poder ser realizadas, e as razões são diversas. Sabendo-se que a Fórmula 1 pretende realizar o máximo possível de eventos, Chase Carey já deixou claro que o calendário final poderá ter corridas em pistas que não estavam anteriormente contempladas.

Nesse contexto foram vários os circuitos que se “chegaram à frente” e como já adiantámos, Portimão é um deles, tal como nos disse Paulo Pinheiro, CEO do Autódromo Internacional do Algarve, que nos revelou em entrevista que a ‘sua’ pista está preparada para receber corridas à porta fechada assim que for necessário, a pista tem desde há algum tempo grau 1 da FIA, o que significa que pode receber a Fórmula 1, mas também acrescentou que essa será sempre um opção remota face ao que a Liberty Media está a tentar fazer.

E o que está a tentar fazer a Liberty? Locais como Imola, Hockenheim e Portimão estão na lista, mas como é lógico a prioridade é dos detentores dos 22 contratos para fazer corridas em 2020. Desses, as corridas da Austrália, Mónaco e Paul Ricard já foram definitivamente canceladas. Há portanto 19 localizações em aberto, e dessas há alguns altamente improváveis. Spa-Francorchamps, na Bélgica, que teria de ser no verão, e até ao fim de agosto é quase impossível, depois disso, demasiado arriscado por causa do mau tempo.

Uma corrida em Monza ou em Barcelona, como estão atualmente os países também não será fácil de suceder. No calendário que surgiu como rumor, recentemente, constam a Áustria, Grã-Bretanha, Hungria, Azerbaijão, Singapura, Rússia (que tem vindo a subir vertiginosamente de casos confirmados), China, Japão, EUA, México, Brasil, Vietname, Bahrein e Abu Dhabi. Parece um percurso lógico, mas como bem se sabe, há ainda demasiadas incógnitas nesta equação.

“Temos vindo a trabalhar e estamos empenhados com os nossos promotores na elaboração de um calendário de corridas para 2020 onde temos dois desafios principais: identificar locais onde podemos realizar as corridas e determinar como transportar todos e tudo o que é necessário para esses locais. É também verdade que estamos em discussão com os nossos promotores, bem como com algumas pistas que não constam atualmente do calendário para 2020, para garantir que exploramos todas as opções.

O nosso objetivo é arrancar a temporada no fim-de-semana de 4 a 5 de julho na Áustria, e é provável que corramos no fim-de-semana de 11 a 12 de julho também na Áustria. De resto, prevemos ter corridas europeias até ao início de setembro, incluindo a tradicional pausa de agosto, depois planeamos correr na Eurásia, Ásia, Américas, em setembro, outubro e novembro, antes de terminarmos no Golfo, no Bahrein e Abu Dhabi, já em dezembro. Com tudo isto, esperamos ter um calendário entre 15 a 18 corridas. As primeiras serão disputadas sem adeptos, mas na segunda parte do ano já esperamos tê-los nas bancadas” disse Chase Carey, que para já descarta prolongar o campeonato para 2021, mas assegura que essa é uma possibilidade, se necessária: “O nosso objetivo é terminar algumas semanas mais tarde do que a nossa data original, mas terminar em meados de dezembro, antes das férias”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel Sousa
Daniel Sousa
3 anos atrás

Plano mais utópico de sempre

Pity
Pity
Reply to  Daniel Sousa
3 anos atrás

Não é tão utópico como possa parecer. Se a Liberty quer mesmo fazer 17 ou 18 corridas, e se não conseguir esse número entre os circuitos que têm contrato, vão-se virar para outras pistas que estejam homologadas. O momento da homologação do AIA não me parece coincidência.
Actualmente, vivemos um dia de cada vez, o que hoje é verdade, amanhã é mentira mas, neste momento, não acredito que a Liberty arrisque Rússia, Brasil e Estados Unidos, têm demasiados casos. Bélgica e Holanda também estarão fora.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
3 anos atrás

Essa parte compreendo Pity, mas, adeptos nas bancadas na segunda parte do ano? Deveria desejar que a meio do ano nenhuma equipa tenha sequer um caso de covid, o que já seria obra.

rfz
rfz
3 anos atrás

estes indivíduos da F1 estão completamente alienados…Com tantos setores essenciais parados no mundo e estes indivíduos pensam que vão realizar provas este ano?!!!!

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado