F1 tem pistas em ‘stand by’: “explorar todas as opções” | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

F1 tem pistas em ‘stand by’: “explorar todas as opções”

José Luis Abreu by José Luis Abreu
7 Maio, 2020
in F1, FÓRMULA 1, Newsletter, Sapo
A A
Mundo motorizado à espera

Share on FacebookShare on Twitter

Já se percebeu há muito que nem todas as provas previstas no calendário da F1 vão poder ser realizadas, e as razões são diversas. Sabendo-se que a Fórmula 1 pretende realizar o máximo possível de eventos, Chase Carey já deixou claro que o calendário final poderá ter corridas em pistas que não estavam anteriormente contempladas.

Nesse contexto foram vários os circuitos que se “chegaram à frente” e como já adiantámos, Portimão é um deles, tal como nos disse Paulo Pinheiro, CEO do Autódromo Internacional do Algarve, que nos revelou em entrevista que a ‘sua’ pista está preparada para receber corridas à porta fechada assim que for necessário, a pista tem desde há algum tempo grau 1 da FIA, o que significa que pode receber a Fórmula 1, mas também acrescentou que essa será sempre um opção remota face ao que a Liberty Media está a tentar fazer.

E o que está a tentar fazer a Liberty? Locais como Imola, Hockenheim e Portimão estão na lista, mas como é lógico a prioridade é dos detentores dos 22 contratos para fazer corridas em 2020. Desses, as corridas da Austrália, Mónaco e Paul Ricard já foram definitivamente canceladas. Há portanto 19 localizações em aberto, e dessas há alguns altamente improváveis. Spa-Francorchamps, na Bélgica, que teria de ser no verão, e até ao fim de agosto é quase impossível, depois disso, demasiado arriscado por causa do mau tempo.

Artigos relacionados

F1: GP do Azerbaijão será no sábado

15 Setembro, 2026
GP de Espanha F1, Toto Wolff: “Kimi Antonelli está muito acima de todas as nossas expectativas”

F1: Toto Wolff concorda com ideia de ajudar a Honda

15 Setembro, 2026

Uma corrida em Monza ou em Barcelona, como estão atualmente os países também não será fácil de suceder. No calendário que surgiu como rumor, recentemente, constam a Áustria, Grã-Bretanha, Hungria, Azerbaijão, Singapura, Rússia (que tem vindo a subir vertiginosamente de casos confirmados), China, Japão, EUA, México, Brasil, Vietname, Bahrein e Abu Dhabi. Parece um percurso lógico, mas como bem se sabe, há ainda demasiadas incógnitas nesta equação.

“Temos vindo a trabalhar e estamos empenhados com os nossos promotores na elaboração de um calendário de corridas para 2020 onde temos dois desafios principais: identificar locais onde podemos realizar as corridas e determinar como transportar todos e tudo o que é necessário para esses locais. É também verdade que estamos em discussão com os nossos promotores, bem como com algumas pistas que não constam atualmente do calendário para 2020, para garantir que exploramos todas as opções.
O nosso objetivo é arrancar a temporada no fim-de-semana de 4 a 5 de julho na Áustria, e é provável que corramos no fim-de-semana de 11 a 12 de julho também na Áustria. De resto, prevemos ter corridas europeias até ao início de setembro, incluindo a tradicional pausa de agosto, depois planeamos correr na Eurásia, Ásia, Américas, em setembro, outubro e novembro, antes de terminarmos no Golfo, no Bahrein e Abu Dhabi, já em dezembro. Com tudo isto, esperamos ter um calendário entre 15 a 18 corridas. As primeiras serão disputadas sem adeptos, mas na segunda parte do ano já esperamos tê-los nas bancadas” disse Chase Carey, que para já descarta prolongar o campeonato para 2021, mas assegura que essa é uma possibilidade, se necessária: “O nosso objetivo é terminar algumas semanas mais tarde do que a nossa data original, mas terminar em meados de dezembro, antes das férias”.

José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

FÓRMULA 1

F1: GP do Azerbaijão será no sábado

by Fábio Mendes
15 Setembro, 2026
GP de Espanha F1, Toto Wolff: “Kimi Antonelli está muito acima de todas as nossas expectativas”
FÓRMULA 1

F1: Toto Wolff concorda com ideia de ajudar a Honda

by Fábio Mendes
15 Setembro, 2026
Next Post
Quando os adeptos de Fórmula 1 têm tempo livre…

Quando os adeptos de Fórmula 1 têm tempo livre...

Derrapagens de Matos Chaves: “Então Pedro? Está tudo bem?”

Derrapagens de Matos Chaves: "Então Pedro? Está tudo bem?"

Subscribe
Login
Notify of
Please login to comment
4 Comentários
Daniel Sousa
Daniel Sousa
6 anos atrás

Plano mais utópico de sempre

Pity
Pity
Reply to  Daniel Sousa
6 anos atrás

Não é tão utópico como possa parecer. Se a Liberty quer mesmo fazer 17 ou 18 corridas, e se não conseguir esse número entre os circuitos que têm contrato, vão-se virar para outras pistas que estejam homologadas. O momento da homologação do AIA não me parece coincidência.
Actualmente, vivemos um dia de cada vez, o que hoje é verdade, amanhã é mentira mas, neste momento, não acredito que a Liberty arrisque Rússia, Brasil e Estados Unidos, têm demasiados casos. Bélgica e Holanda também estarão fora.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
6 anos atrás

Essa parte compreendo Pity, mas, adeptos nas bancadas na segunda parte do ano? Deveria desejar que a meio do ano nenhuma equipa tenha sequer um caso de covid, o que já seria obra.

rfz
rfz
6 anos atrás

estes indivíduos da F1 estão completamente alienados…Com tantos setores essenciais parados no mundo e estes indivíduos pensam que vão realizar provas este ano?!!!!

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários

F1: GP do Azerbaijão será no sábado

15 Setembro, 2026
Este motor híbrido é à prova de água

Este motor híbrido é à prova de água

15 Setembro, 2026
GP de Espanha F1, Toto Wolff: “Kimi Antonelli está muito acima de todas as nossas expectativas”

F1: Toto Wolff concorda com ideia de ajudar a Honda

15 Setembro, 2026
F1: Arvid Lindblad continua a impressionar

F1: Arvid Lindblad continua a impressionar

15 Setembro, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright

wpDiscuz