O grande ponto de interesse dos testes de pré-temporada da Fórmula 1 tem sido o novo sistema da Mercedes F1, o DAS (Sistema de Direção de Duplo Eixo). Ontem, o diretor técnico da equipa alemã, James Allison, disse na conferência de imprensa que o sistema já estava a ser preparado há algum tempo e que a FIA sabia.
Allison também afirmou que este sistema não constituía nenhuma violação ao regulamento. Mas, para a temporada de 2021, a Mercedes não deve poder utilizar o sistema DAS (Sistema de Direção de Duplo Eixo) devido às novas regulamentações na Fórmula 1.
O artigo 10.5 das novas regulamentações técnicas diz que “o realinhamento das rodas direcionais, tal como definido pela posição da fixação dos membros da suspensão devem permanecer a uma distância fixa uns dos outros, devendo ser definida exclusivamente por uma função única da posição rotacional do volante.”
Assim, a interpretação desta regulamentação, de acordo com algumas fontes, dizem que este sistema ou algo similar não deverá ser possível.









