F1: Sebastian Vettel terá forçado a Ferrari a confirmar a saída

Por a 13 Maio 2020 12:15

O caso da saída de Sebastian Vettel começa a ganhar contornos cada vez mais estranhos. O alemão terá forçado a Ferrari a anunciar a sua saída.

Analisando o comunicado lançado pela Ferrari com o anúncio da saída de Vettel é possível descortinar algum desconforto por parte do alemão. “Para obter os melhores resultados possíveis neste desporto, é vital que todas as partes trabalhem em perfeita harmonia. A equipa e eu percebemos que não há mais um comum desejo de permanecer juntos até o final desta temporada

São palavras fortes que mostram algum mal estar na equipa. Vettel não terá gostado de ver a sua posição na equipa ficar tão fragilizada depois da ascenção de Charles Leclerc, que passou a ser a prioridade da equipa.

“O alemão acredita que a política interna dos italianos passou a estar contra ele ”, escreveu o jornalista da F1 Ralf Bach no Auto Bild.”O alemão quebrou vários acordos com Leclerc em 2019 e o monegasco é considerado o homem da Ferrari no futuro e conta com o apoio incondicional da equipa”.

“Eles não acreditavam mais em Sebastian”, disse uma fonte italiana próxima, citada pelo Daily Mail. “Entende-se que nem chegaram a discutir dinheiro antes de serem canceladas. Vettel divulgou as notícias nos média alemães na noite de segunda-feira, o que forçou a Ferrari a emitir confirmação oficial na manhã de terça-feira”.

Na verdade os média germânicos anunciaram o corte nas negociações já noite dentro, o que é extremamente invulgar, tratando-se de negociações de contratos com a Ferrari. Resta saber, a confirmar-se, porque Vettel forçou a Ferrari a anunciar a sua saída. Ganharia alguma vantagem a nivel negocial com outras equipas? É difícil entender o motivo, para já.

O ambiente terá ficado algo crispado entre Vettel e a Ferrari e algumas fontes chegaram a adiantar que o alemão seria substituído já por Antonio Giovinazzi, independentemente do escolhido para 2021. No entanto esse cenário parece algo improvável. A história começa a ganhar alguns contornos diferentes de uma separação 100% amigável. O ritmo a que tudo está a acontecer é também estranho. Ainda não fizemos uma corridas e as equipas já estão a escolher pilotos. A Ferrari tem um dos lugares mais apetecíveis do grid e podia dar-se ao luxo de esperar para ver e avaliar melhor as opções. Esta pressa em fechar contrato é difícil de entender para já. Resta saber se os rumores tem fundamento ou não passam de devaneios da Silly Season.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
42 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RogerM
RogerM
3 anos atrás

A mim cheira é que o carro este ano não é lá grande coisa, o que poderá também poderá afectar o da próxima temporada, ainda agravando o facto de Itália ter sido muito fustigada com a pandemia. Afectando o desenvolvimento do carro. Se quiser continuar num carro competitivo, resta-lhe a Mercedes B, quer dizer Racing Point, que há partida parece a mais forte dos “outros”…e até quem sabe poderá surpreender até com pódios. E até quem sabe a Mercedes, por ser alemão, tetra campeão, a custo zero, e se o Bottas for engolido pela concorrência, caso não disponha de um… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Não percebo essa do custo zero, não me consta que na F1 se comprem pilotos, como no futebol se compram jogadores.
Quanto ao resto, até pode ser, mas também pode ser que o Vettel tenha sabido que já existiria um piloto contratado para o seu lugar e não quis esperar.

RogerM
RogerM
Reply to  Pity
3 anos atrás

Claro que há contratações apesar de ser mais raro na F1. Os prémios de assinatura são um aliciante para muito pilotos.

Pity
Pity
3 anos atrás

Há uma frase, já repetida na noticia oficial da saída, que não bate muito certo:
“A equipa e eu percebemos que não há mais um comum desejo de permanecer juntos até o final desta temporada“.
Esta frase parece indicar um divórcio imediato mas, na outra notícia, diz ainda: “O meu relacionamento com a Scuderia Ferrari terminará no final de 2020”,
Aparentemente há uma contradição. Erro de tradução? Parece-me que a frase deveria ser “…juntos para lá de…” A não ser que aconteça como com o Kimi, sair, mas ficar obrigado a ficar parado até final de contrato.

paulo.anastacio@rtp.pt
Reply to  Pity
3 anos atrás

Ou então dá força à teoria de que não corre esta época, ficando, no entanto, sob contrato com a equipa até final de 2020.

pbgarcia
Reply to  Pity
3 anos atrás

“The team and I have realised that there is no longer a common desire to stay together beyond the end of this season. Financial matters have played no part in this joint decision. That’s not the way I think when it comes to making certain choices and it never will be.
In https://www.formula1.com/en/latest/article.breaking-news-sebastian-vettel-to-leave-ferrari-at-the-end-of-2020-f1-season.KBuBQw6AsUvOhB6p7IU9c.html

Pity
Pity
Reply to  pbgarcia
3 anos atrás

Obrigada. Foi mesmo erro de tradução.

webcat
webcat
3 anos atrás

Foi um flop na Ferrari. Não recorreu ao coacher do playstation, lixou dois campeonatos de bandeja e, talvez, este ano tenha tramado o Charles muito mais do que picardias na pista. Tenho eona, queria que ele tivesse sido campeão na Ferrari, não foi, boa viagem. Caso arrumado e Binotto demonstra que é menos parvo e sonso do que toda a gente pinta. Para o lugar de Seb falam de Sainz. Não acredito. Faço aqui já uma aposta: ou vai Mick ou vai Laffite se, entretanto, este campeonato 2020 ainda acontecer e se , pelos vistos, Seb já nem correr pela… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  webcat
3 anos atrás

Laffite????? Quem, o Jacquea? 🙂 🙂 🙂
O Mick poderá ir parar à Ferrari, mas daqui a dois ou três anos, agora ainda está demasiado verde para vestir de vermelho.

garantia4
garantia4
Reply to  webcat
3 anos atrás

Deve ser a Margot, a filha.

garantia4
garantia4
Reply to  webcat
3 anos atrás

webcat, O vettel correu sozinho na Ferrari? nao havia mais nenhum q ganhasse o campIonato?
Que tal apostar em como agora, q o mal já foi extirpado, o Charles leclerc vai de caras ser campeão? Isso é q era de homem, além de coerente. Mas estranhamente nao vejo ninguem a dize-lo.

jem
jem
3 anos atrás

Provavelmente nem houve grandes negociações. Há quem diga que quando o Vettel viu/ouviu/soube da proposta da Ferrari terá dito/respondido: Só podem estar a brincar. Mas como não era uma brincadeira, o Vettel não precisa de dinheiro, e seguramente não precisa e não admite ser quase que humilhado. E então, e porque provavelmente entendeu que não precisa de mendigar nada, bateu com a porta e não pediu licença para o tornar público. O que obviamente obrigou a Ferrari a esclarecer. Agora parece-me que vamos ter uma época histórica, pois ter um piloto que sabe que no fim da época já não… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  jem
3 anos atrás

Parabéns pela lucidez, percebendo q foi o piloto- qu nao usa intermediários nunca, nem para negociar contratos- a dar-lhes um chuto. Ou alguem vai aqui indicar um anuncio de saída com 1 ano de antecedencia de algum piloto da Ferrari? Que tal noticiar q a imprensa alemã foi a 1ª a dar a notícia, e q a Ferrari foi apanhada de surpresa? Agora, especulando: estes dirigentes da Ferrari, marionetas da ma-fia todt, porque nao os teem no sítio e nap correm com o vettel já, nao vá a temporada de 2020 começar?! Se eu nao me esqueço do q o… Ler mais »

Lisboa
Reply to  jem
3 anos atrás

Apreciei o seu comentário e discernimento e se me permite, quero acrescentar o seguinte. Um carro de Formula 1 nos dias de hoje, é em poço de tecnologia, é um animal exótico que necessita de muita atenção, de tremendo feedback para afinar e com isso, para se tornar “guiável”. Se a Ferrari quiser, basta alienar o Vettel, não lhe fornecendo a informação necessária para afinar o carro, não lhe fornecer o melhor apoio durante a corrida, chamando-o, durante a prova, às boxes no pior momento (Rússia 2019) e a corrida do piloto alemão acaba ali. Foi isto que a Red-Bull… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Já chega. Eu não gosto do Alonso, mas nunca lhe pus alcunhas, nem gostei das que em tempos lhe puseram, peço-lhe por isso que deixe de chamar “colgate” ao Ricciardo. Se lhe custa muito escrever o nome, escreva “australiano”, mas deixe-se de alcunhas. Tem o direito de não gostar, mas não tem o direito de achincalhar.

jem
jem
Reply to  Pity
3 anos atrás

E se for canguru? (á a brincar)

Pity
Pity
Reply to  jem
3 anos atrás

Também “leva nas orelhas”. A partir de hoje, a minha cruzada deixa de ser com os erros e passa a ser com as alcunhas.

asfalto
asfalto
Reply to  Pity
3 anos atrás

Não se chateie com isso toda a gente erra incluindo eu a Pity etc. Deixe as cruzadas para os extremistas.

silver
silver
Reply to  jem
3 anos atrás

Looooool

chicanalysis
Reply to  Pity
3 anos atrás

NEM PENSAR!! Se agora não é permitido pôr alcunhas vou-me embora amuado.
Eu vou continuar a pôr, venha-me cá bater Pity

Pity
Pity
Reply to  chicanalysis
3 anos atrás

🙂

4RcNg
4RcNg
Reply to  Pity
3 anos atrás

Bem, mas que o Vettel sempre foi parecido com a Bianca Castafiore, não há grandes dúvidas…

831ABO
831ABO
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Só uma pergunta: quando se refere ao «Colgate australiano», está a falar do Daniel “Horseface” Ricciardo?

Pity
Pity
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Mau…mau!

831ABO
831ABO
Reply to  Pity
3 anos atrás

Eu tive de levar com o «Vitelo», os adeptos do Alonso com o «El Gran Afiniador», os adeptos do Hamilton podiam constituir uma associação anti-racista à conta dos insultos a que o Lewis foi sujeito, por isso chamar cara de cavalo ao piloto mais equino da F1 não tem nada de mau.

«Mr. Ed» também não lhe ficava mal…

Pity
Pity
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Os adeptos do Alonso ainda levaram com outras piores, pelo menos para mim. Lembra-se de “D. Fernanda” e “D. Paco das Astúrias”? Ainda havia outra, mas já não me lembro. O homem chama-se Fernando! Não Fernanda nem Francisco (Paco). Eu já lhe chamei “Nandito”, mas isso até é diminutivo. Quanto ao “el gran afinador”, é dito em tom depreciativo, sim, mas não considero alcunha. Outro que não era das minhas especiais simpatias e que também foi brindado com alcunha foi o Nico Rosberg. Eu sei porque lhe chamavam “britney”, mas eu nunca achei graça. Em toda a minha vida só… Ler mais »

831ABO
831ABO
Reply to  Pity
3 anos atrás

«Britney»?

garantia4
garantia4
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

lisboa, tudo de acordo quanto ao ano 2004 na redbull, a unica peqena diferença, a haver, é q eu o chamo Pespodent e nao Colgate, mas no fim sao da mesma família. ferrari /20: Neste momento é um problema , e nao piqueno, do vértice da ferrari, especialmente do asno do presidente elkann q provocou esta reaçao do alemao ( informaçao do insider amigo lol). E aqui está uma diferença para o maça e o kimi. O seb , nao digo q se está a rebolar a rir, mas num tiro tirou pressao dos seus ombros para os do “predestinado”… Ler mais »

jem
jem
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Mas pode ser esse precisamente o grande risco e quem sabe se o grande erro da Ferrari, isto se o Vettel competir por eles. Se a equipa o boicotar corre o risco reputacional de o Vettel também falar à vontade e até fazer asneiras com custos financeiros e de resultados. Se a equipa o preterir depois de publicamente o Binotto dizer que ambos os pilotos partiam na mesma situação, pode fazer com que o Vettel passe a olhar em pista para o Charles como mais um, e situações como no Brasil se repitam. E problema maior vai ser se, o… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  jem
3 anos atrás

Sim, faz sentido. Estou a ver o seb, apesar de tudo um tipo correcto, JAMAIS-teve- uma -palavra em- desfavor-da-Ferrari, agora a fazer como o Charles no Brasil: se este procurar o contacto roda a roda, inerente à competiçao automovel, nao se move 1 mm para evitar o contacto. Porém, se outro piloto fizer como o charles no início desse mesmo gepe do brasil, em q empurrou o norris d esquerda até á direita da pista, aí já evitará o acidente tal como o mesmo charles. Ou um 2º exemplo: se o charles fizer ao vettel o q fez ao LH… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  jem
3 anos atrás

Quem é o piloto de reserva?
Acho que o Vettel não irá fazer nenhum disparate deliberado, estilo Brasil 2019, pelo contrário, acho que estará menos pressionado, mais descontraído e isso até pode ser benéfico em termos de resultados, para ele e para a equipa.

jem
jem
Reply to  Pity
3 anos atrás

Penso que é o Brendon Hartley.

garantia4
garantia4
Reply to  jem
3 anos atrás

Joe Vinazzi

Ed: piloto q os padrinhos todt bem andam a tentar queimar. tivesse o velho Fiorio, apoiante dele, menos 20 anos, e levavam um correctivo

Pity
Pity
Reply to  jem
3 anos atrás

AH! Muito bom, muito bom, excelente, gostei muito das actuações dele. Quem?

jem
jem
Reply to  Pity
3 anos atrás
jem
jem
Reply to  Pity
3 anos atrás

Mas se for necessário penso que sobe o Giovinazzi que é piloto Ferrari e o “kiwi” (perdão Pity) vai para a Alfa. Também tudo depende se é por uma prova ou mais.

Pity
Pity
Reply to  jem
3 anos atrás

Estou tramada 🙂

odri57
odri57
3 anos atrás

Era bem evidente que ja nao havia interesse nem motivaçao mutua, tudo o resto sao bocas para baralhar e vender noticias

an19071747
an19071747
3 anos atrás

Foi pena teve um unico ano para ser campeão em 2018 e não teve cabeça… De resto pouco poderia fazer.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Bem, lendo isto e se as negociações foram assim tão “azedas”. Vettel fez bem em sair. Não vale a pena continuar apenas por amor à marca, como Massa fez e foi o que se viu.

Também pode dizer com orgulho que decidiu sair da estrutura, em vez de levar um chuto no cu e ser atirado para fora dela, com as roupas a serem atiradas do balcão como aconteceu com o seu antecessor.

O forçar a revelação da saída poderá ser para ver que propostas recebe entretanto e assim ter tempo para negociar até ao final do ano?

4RcNg
4RcNg
3 anos atrás

Vittelices!

*RPMS*™
3 anos atrás

Proposta de contrato com valores ao nível de um segundo piloto = Monumental pontapé no traseiro.
E foi isto que a Ferrari fez…simples e sem espinhas!

Cumprimentos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado